Projeto reúne pessoas acima do peso que querem praticar o esporte. Ciclogordismo ou fat bike nasceu há três meses.
Por: G1.com
O fim do segundo casamento do professor de história Paulo Rodrigues, de 41 anos, fez com que ele entrasse em depressão e engordasse mais de 90 kg. A volta por cima veio no ritmo das pedaladas. Ele ganhou uma bicicleta de presente da mãe e criou o ciclogordismo— uma ironia ao cicloturismo. O projeto reúne hoje cerca de 200 pessoas acima do peso interessadas em praticar o esporte.
“Minha mãe é ciclista urbana faz muitos anos e, juntamente com sua irmã gêmea, é uma das fundadoras de um dos mais famosos grupos de ciclismo do Rio. Ao começar a pedalar com o grupo de ciclistas dela, me senti um intruso. Via muito ciclista me olhar atravessado, com olhares de indagação, do tipo 'o que esse gordo está fazendo aqui?'. Isso quase me colocou novamente em depressão”, conta o professor.
Foi quando ele decidiu abandonar o grupo da Dona Odila Lucena para pedalar sozinho. O professor começou a emagrecer, melhorar seu condicionamento físico e viu muitos amigos se motivarem.
“Como explicar aos meus amigos o que passei? Como explicar que nesse universo de passeios ciclísticos o obeso de verdade não é visto com bons olhos? Aí tive a ideia de formar um grupo de ciclismo para obesos. O objetivo foi trazer ciclistas que, assim como eu, não se enquadram em nenhum grupo e querem pedalar.”
O ciclogordismo ou fat bike (bicicleta gorda) nasceu há três meses. A quantidade de pessoas interessadas no projeto surpreendeu o professor, que mora em Irajá, na Zona Norte.
“O projeto funciona através de passeios ciclísticos leves e moderados, que ocorrem três vezes na semana. Esses passeios são marcados de duas maneiras: divulgamos em nosso grupo no WhatsApp os pedais de terça e quinta feira. Aos fins de semana, os pedais são um pouco mais longos, marcados no Facebook, e geralmente ocorrem aos domingos", explica.
Desde quando ganhou sua primeira bicicleta, em novembro de 2015, Paulo já emagreceu 32 kg.
“Pedalo menos do que gostaria. Três dias na semana com o grupo e um dia sozinho ou na companhia de um ciclista mais experiente, para um pedal de 100 quilômetros. Atualmente estou com 158 kg exatos, mas comecei com 190 kg. Um cara de cento e muitos quilos, com uma camisa com um gordo enorme nas costas, chama atenção por onde passa. As pessoas procuram nas redes sociais e acham a gente. Esperamos mesmo que essa iniciativa faça com que muita gente venha pedalar"’, conclui.
Obesidade
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões obesos.
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Inspirado pelo espírito aventureiro de seu pai paraquedista, o brasileiro Beto Ambrosio (@... veja +
Isolamento social faz com que Cristiane e João Pedro ganhem peso, mas, recorrendo ao espor... veja +
Raquel Vicente Sant’Anna Bueno é uma referência nacional do Mountain Bike Recreativo e do... veja +
Fabio Barduchi e Grasiela Licório contam como foi encarar as dificuldades de passar por um... veja +