Flávio Araújo, que passou por uma série de cirurgias e perdeu parte do pé esquerdo, não desiste de fazer esporte e participa de prova de MTB enduro em Paraty, no Rio
Por: Eu Atleta
Quando entrar para competir na modalidade Enduro do XTerra Paraty, Flávio Araújo, de 40 anos, carregará consigo uma história recheada de dor e superação. Empresário do ramo de construção, ele levava uma vida pacata ao lado da esposa e os dois filhos no tranquilo município de Macaé (RJ). No entanto, nem sempre as coisas caminharam de maneira tão suave em sua vida. Aos 18 anos, ele viu seu sonho de tornar-se jogador de futebol profissional acabar após grave acidente de moto, quando ainda morava na capital do Rio de Janeiro. Submetido a um série de cirurgias, Flávio perdeu uma parte do pé esquerdo, incluindo o dedão, dilacerado em decorrência do acidente.
Obrigado a dedicar-se a intensas sessões de fisioterapia no período de um ano, o empresário não esmoreceu e teve na bicicleta um importante aliado na recuperação. Hoje, recuperado do trauma, o carioca colocará à prova os seus limites durante o XTerra. A experiência não será bem uma novidade, já que ele já participou de outras três etapas da competição.
- Foi um período muito complicado na minha vida. Acho que ali vi muitas coisas desmoronarem, mas tive força para encarar de frente a situação. Passei por algumas operações e várias sessões de fisioterapia, mas o engraçado é que a bicicleta encarregou-se também de fazer naturalmente o papel de fisioterapeuta. Por intermédio dela, tive minha recuperação acelerada e continuei fazendo minhas atividades normalmente. Sempre gostei de estar em contato com a natureza e andar de bicicleta, é algo que faço desde a minha infância - explicou.
Muito ligado à família, Flávio terá na esposa Raquel e no filho Matheus, de três anos, um apoio primordial para que possa alcançar um bom desempenho. Interessado em colocá-los também em contato com os esportes off road, o empresário também inscreveu seus familiares na prova.
- Eles são importantíssimos para mim, em todos sentidos. Como estão sempre me dando apoio, resolvi levá-los para participar também. A Raquel, minha esposa, irá correr na prova dos 6,5km e o Matheus, meu filho, fará o percurso das crianças. Acredito que essa junção familiar no esporte é fundamental para que as coisas corram bem em todos os âmbitos de nossas vidas - frisou.
Dono de uma vida atribulada com seus negócios e a função de chefe do lar, Flávio admite não ter uma rotina diária de preparação, mas deixa claro que se desdobra para treinar todos os dias.
- Não tenho muitos horários vagos, por conta das minhas responsabilidades. Por isso, tento treinar nos horários que me sobram. Geralmente, eu vou muito cedo ou então aproveito um tempinho quando volto do trabalho - completou.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Inspirado pelo espírito aventureiro de seu pai paraquedista, o brasileiro Beto Ambrosio (@... veja +
Isolamento social faz com que Cristiane e João Pedro ganhem peso, mas, recorrendo ao espor... veja +
Raquel Vicente Sant’Anna Bueno é uma referência nacional do Mountain Bike Recreativo e do... veja +
Fabio Barduchi e Grasiela Licório contam como foi encarar as dificuldades de passar por um... veja +