Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Haja força de vontade! Professor emagrece 53kg com ciclismo e dieta

  • 28/11/2017

Após chegar aos 157kg e apresentar vários problemas de saúde, Paulo Otávio da Silva Batista muda hábitos alimentares e recorre ao esporte para mudar radicalmente de vida


Quando o professor Paulo Otávio da Silva Batista decidiu travar uma batalha contra a balança, na busca por uma melhor qualidade de vida e ganhos para a saúde, ele encontrou no esporte um grande aliado para ter a força de vontade tão exigida por este desafio. E que garra o morador de Presidente Prudente – interior paulista – tem demonstrado nos últimos meses! Já são 53kg emagrecidos em nove meses.

 

Roupas velhas ficaram para contar história (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

Paulo ligou o sinal de alerta no começo deste ano, quando foi renovar o guarda-roupas e viu que a numeração usada havia aumentado de forma inesperada. O choque foi maior ainda ao subir na balança e constatar que a promessa pessoal de jamais ultrapassar os 150kg tinha sido quebrada, ao ler o registro de 157kg. Como um problema puxa outro, os exames médicos revelaram mais notícias ruins, o que motivou o professor a declarar guerra ao sedentarismo e aos maus hábitos.

– Problemas no joelho, hérnia de disco, pré-diabetes, colesterol e triglicérides estavam piorando. Então pensei: tenho 19 anos, preciso fazer alguma coisa – relembra Paulo.

 

Bike virou grande parceira do dia a dia (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

E ele fez! Persistente e focado, o jovem resolveu ouvir e colocar em prática um dos conselhos da mãe. Assim, ganhou um reforço importante nesta luta, por meio da atividade física: o do ciclismo.

– Eu não praticava nenhum exercício físico. Gostava de ficar em casa tranquilo, assistindo TV, passando o tempo comendo alguma coisa ou procurando algo para estudar, mas esporte não...

Paulo começou a desenvolver o hábito de pedalar todos os dias da semana e passou a usar a bike também para compromissos de rotina. De exercício em exercício, o resultado apareceu, e hoje, a balança aponta para um horizonte bem mais animador: 104kg.

– Vou para o serviço de bike, vou para o mercado de bike. A maioria das coisas é feita com o uso da bike. Diariamente, passo três ou quatro vezes pelo Parque do Povo, em uma média de 24km por dia, o que dá, no total, cerca de 120, 130km por semana.

 

Paulo chegou a pesar 157kg (Foto: Cedida)

Além da prática regular de atividade física, o prudentino conseguiu obter sucesso por meio da dieta. Cortou do cardápio doces, bebidas alcoólicas, as guloseimas que substituíam as refeições, como pão de queijo e lanches, e os alimentos ricos em carboidrato, entre eles o pão francês. Nem o açúcar do cafézinho ficou para contar história.

– Restrinjo bastante a alimentação na questão do carboidrato. Como vários alimentos que vêm da natureza: saladas e carnes, por exemplo. Procuro não recorrer aos produtos industrializados.

O esforço trouxe grande recompensa ao professor. Os exames e a sensação no dia a dia testemunham que os ganhos foram muito além daquilo que é contado pela balança.

– O cardiologista disse que minha saúde está melhor do que nunca. Não tenho mais problemas com pré-diabetes, colesterol e triglicérides. Hérnia e joelho não atacam mais...

 

No cardápio, guloseimas deram lugar aos alimentos naturais (Foto: TV Fronteira / Reprodução)

Motivado pelos benefícios alcançados, Paulo afirma que a próxima meta é perder cerca de 10kg, para chegar assim a uma marca entre 90 e 95kg.

– É necessário muita determinação, muita força de vontade. Nos primeiros meses não é fácil, mas depois fica mais tranquilo, você vai pegando gosto e vai querendo cada vez mais – conta o jovem, compartilhando tal motivação com os interessados em seguir o exemplo.

Por: Eu Atleta 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo ao México de bicicleta

Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo...

Inspirado pelo espírito aventureiro de seu pai paraquedista, o brasileiro Beto Ambrosio (@... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que fazem parceria por mais saúde durante a pandemia

Ciclismo e dieta unem mãe e filho, que f...

Isolamento social faz com que Cristiane e João Pedro ganhem peso, mas, recorrendo ao espor... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Muita felicidade a bordo de uma bike: isto é Raquel Bueno!

Muita felicidade a bordo de uma bike: is...

Raquel Vicente Sant’Anna Bueno é uma referência nacional do Mountain Bike Recreativo e do... veja +

Bikers Rio Pardo | SUA HISTÓRIA | Casal brasileiro em Portugal pedala para superar pandemia e furto de equipamentos

Casal brasileiro em Portugal pedala para...

Fabio Barduchi e Grasiela Licório contam como foi encarar as dificuldades de passar por um... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar