Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Logica do treinamento: Entenda como deve funcionar a programação de seu treino

  • 18/03/2016

É importante para o atleta entender a logica de treinamento no qual seu corpo passa para que possa ter a evolução necessária e chegar no objetivo traçado.


Por: Altaperformanceciclismo

 

É importante para o atleta entender a logica de treinamento no qual seu corpo passa para que possa ter a evolução necessária e chegar no objetivo traçado.

O primeiro principio desta logica é o principio da especificidade, ou seja, treinar para o que a sua modalidade requer, seja ele MTB XCO, XC ou XCM, ciclismo de estrada, TT, montanhas, provas curtas ou longas, se você quer melhorar algo primeiro é necessário observar a especificidade, melhor, observar quais capacidades físicas são exigidas nela e então iniciar a programação de treino.

O segundo principio é o da super-compensação,  que consiste em submeter seu corpo a estímulos, oferecer circunstancia e tempo para recuperação e de forma progressiva aumentar volume e intensidade em épocas especificas tanto para volume quanto para intensidade, e sempre oferecer ao corpo subsídios para que ele possa se recuperar.

Através da realização de uma sessão de treinamento você dá ao corpo um estímulo alto (intensidade) ou “choque” para perturbar a sua homeostasia. Após a fadiga imediata, o corpo responde através da adaptação durante a recuperação de modo que possa lidar com uma maior carga de treino próxima vez. Isso é conhecido como super-compensação, porque quando a energia do corpo, músculos, e sistemas cardiovascular reconstruírem-se, eles tornam-se mais fortes e mais capazes do que antes do treinamento ocorrido. (fonte: http://home.trainingpeaks.com/blog/article/using-heart-rate-variability-to-schedule-the-intensity-of-your-training)

Quando você pensar em treinamento e evolução é necessário montar uma estratégia para  tirar o seu corpo da “zona de conforto”, oferecendo estímulos específicos e tempo de recuperação para que ele  se adapte e então evolua. É valido lembrar ainda que os estímulos realizados devem ser diferentes um do outro, procurando uma variação de tempo e intensidade e que o tempo de recuperação também varia de acordo com o stress causado pelo treino.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Bicicleta pode ser uma importante aliada na manutenção da qualidade de vida

Bicicleta pode ser uma importante aliada...

Pedalar pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de contribuir p... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Novo estudo afirma que ciclismo não causa infertilidade ou impotência

Novo estudo afirma que ciclismo não caus...

Um novo estudo publicado no The Journal of Urology afirma que, diferente do que muitos ima... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Sono de qualidade: um grande aliado do pedal eficiente

Sono de qualidade: um grande aliado do p...

Todo mundo sabe que dormir bem (e bastante!) é fundamental e imprescindível para manter a... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Ciclismo e a melhor opção para manter a saúde, diz estudo

Ciclismo e a melhor opção para manter a...

Usar a bicicleta diariamente reduz em 52% o risco de doenças no coração e em 40% o risco d... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - FURNAS - MG - 25/02/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - FURNAS - MG