Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa que você deve ficar sempre sentado...
Não só para aumentar a força quando você precisa, mas também alivia os músculos das costas e pernas doloridos ou pesados.
Aqui estão algumas situações na estrada onde pedalar fora do selim pode ajudar:
Momentos para ficar de pé
Escalada: Embora seja mais fácil gerar energia por longos períodos em longas escaladas, mantendo-se sentado, muitos profissionais e ciclistas recreativos preferem escalar de pé. Em uma corrida, quando você está tentando permanecer na frente de alguém ou para uma rápida aceleração para criar um espaço entre você e outro ciclista.
Sprint : se você já tentou ultrapassar a velocidade de outro ciclista atingindo sua velocidade máxima rapidamente, então provavelmente sabe que ficar em pé é sua melhor aposta. Manter as mãos nos drops e em pé é como você pode gerar o máximo de energia possível em um sprint curto.
Pernas e costas doloridas: Quando você pedala por longas distâncias, ficar na mesma posição também podem causar dores em suas pernas. Por esse motivo, levantar-se do selim e mudar de posição ocasionalmente pode proporcionar alívio a cada um desses grupos musculares e aliviar um pouco a rigidez. Ficar de pé a cada poucos quilômetros por 30 segundos a um minuto também pode ajudar a evitar que parte dessa dor e rigidez ocorram, e faz você se sentir mais revigorado no final da viagem.
Como melhorar a técnica
Sair do selim corretamente exige mais do que apenas deixar seu peso cair de um lado para o outro sobre os pedais. Na verdade, a parte superior do corpo e o movimento para cima tornam-se extremamente importantes quando você está tentando gerar mais força durante corridas ou subidas íngremes.
Aqui estão algumas dicas para ajustar sua técnica:
Considerações
Como qualquer outra coisa, a segurança deve ser sua consideração número um. Esteja atento a isso e mova-se para o lado para obter espaço extra ou concentre-se em pedalar mais forte na primeira vez para minimizar a perda de força ao mudar de posição sentada para em pé.
Para ficar melhor em se levantar na bike, você precisará de bastante prática. Uma boa maneira de obter conforto é fazer repetições em subidas.
Encontre uma pequena subida que leve apenas um minuto ou mais para chegar ao topo e pratique pedalar para fora da sela de baixo para cima. Equilíbrio, como deslocar seu peso e encontrar a cadência certa serão coisas que você descobrirá quanto mais praticar. Antes que você perceba, você ganhará conforto e será muito mais eficiente
Para ilustrar, veja o video feito por nossa amiga Gisele Gasparotto, da Lulu Five ciclismo para exemplificar e dar mais algumas dicas:
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Nos últimos anos, o ciclismo de estrada virou uma espécie de novela de mau gosto, onde os... veja +