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Banana, a fruta ideal para os esportistas!

  • 01/10/2015

A banana é uma fruta popular e muito consumida no Brasil, normalmente encontramos Bananas nos postos de abastecimentos no fim de prova. Mas porquê?


A banana é uma fruta popular e muito consumida no Brasil, normalmente encontramos Bananas nos postos de abastecimentos no fim de prova. Mas porquê?

 

Banana, uma fruta cheia de energia:

Com uma proporção de 90 calorias por 100g, a banana é uma das frutas mais energéticas, ela pode mesmo desidratada alcançar 290 calorias. (A @bananabrasil, oferece ótimas opções). Estas calorias provem principalmente dos carboidratos, que são facilmente assimilados pelo nosso organismo. Pequeno aviso para as pessoas em sobrepeso, a banana é uma das frutas mais ricas em açúcar.

 

Banana, uma fruta com alta densidade de minerais e vitaminas:

  • A banana também é composta de oligoelementos (cobre, manganês, selênio) de vitaminas essenciais (A, B, C, E). O teor de vitamina B6 corresponde a aproximadamente 0,5mg/100g ou 25% das necessidades diárias aconselhadas para o corpo. Embora seja a fruta mais rica em vitamina C, ela pode conter cerca de 12mg/100g.
  • A grande riqueza da Banana repousa também sobre seus minerais. O potássio e o mais presente com mais de 400mg/100g. Ela conte também magnésio e outros minerais em quantidade reduzida. Eles permitem reduzir as cãibras e dores musculares do esportista

O interesse nutricional da banana para o esportista? Quando consumir?

  • Durante o esforço esportivo, a banana não e o alimento ideal. De fato, o atleta deve privilegiar um alimento líquido (gel) e a banana e muita rica em fibras. No inverso, a forte presença de potássio e de carboidratos fazem da banana um alimento ótimo para sua recuperação.
  • A banana apresenta amido em sua composição, que é responsável por aumentar a energia de forma mais prolongada, ao passo que outras frutas geralmente apresentam apenas frutose, que é um carboidrato simples de rápida absorção com liberação de energia momentânea. Ela é rica em vitamina B6 e potássio, que são nutrientes importantes para a regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e para a manutenção do ritmo cardíaco, além de prevenir cãibras.
  • Pessoas que apresentam insônia devem consumir banana à noite devido ao estímulo da produção de serotonina, substância que melhora o sono e tranquiliza.

Sugestão de vitamina e modo de  preparo:

  • 500ml de leite desnatado gelado;
  • 2 Bananas (uso as frutas da estação);
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 medida de Whey protein (aprox. 20g de proteína).
  • Bato tudo junto no liquidificador por 40seg.

Bons treinos! 

 

Fonte: SB5

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