Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Conheça o Mountain Bike — Cross Country Olímpico (XCO)

  • 22/08/2014

Dentro do Mountain Bike existem várias modalidades, dentre elas o Cross Country Olímpico, a modalidade que representa o Mountain Bike nos jogos olímpicos. É um tipo de prova de longos percursos longe do asfalto, com terrenos acidentados, trilhas, rochas e o que mais a natureza resolver colocar no seu caminho. Exige alta performance do atleta, que precisa curtir os desafios das trilhas de bike. Descubra mais sobre a modalidade!


Dentro do Mountain Bike existem várias modalidades, dentre elas o Cross Country Olímpico, a modalidade que representa o Mountain Bike nos jogos olímpicos. É um tipo de prova de longos percursos longe do asfalto, com terrenos acidentados, trilhas, rochas e o que mais a natureza resolver colocar no seu caminho. Exige alta performance do atleta, que precisa curtir os desafios das trilhas de bike. Descubra mais sobre a modalidade!

 

O MOUNTAIN BIKE E O CROSS COUNTRY OLÍMPICO


As origens do Mountain Bike remontam às décadas de 1970, na Califórnia, com os ciclistas e surfistas que buscavam novos desafios. Eles trocaram o asfalto por ambientes de terra. James Finley Scott foi um dos primeiros ciclistas a modificar uma bike para que se adaptasse melhor à terra.

Desde as Olímpiadas de Atlanta em 1996 o Cross Country é a modalidade que representa o Mountain Bike nos jogos olímpicos. Suas provas mais famosas da atualidade são a Copa do Mundo XCO e os Jogos Olímpicos.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CROSS COUNTRY OLÍMPICO


Enquanto na modalidade de Maratona (XCM) o circuito começa em um ponto e pode acabar em outro, no Cross Country Olímpico o circuito começa e termina no mesmo ponto. Além disso, o circuito do Cross Country Olímpico varia entre 5 e 9km e é uma prova disputada em uma estrada de terra, cujo circuito tem, preferencialmente, o formato de um trevo. O objetivo da prova não é apenas fechar o circuito, mas dar o máximo de voltas nele no menor tempo possível. Atualmente, o tempo limite de prova é de 1h45 para a categoria Elite Masculina e de 2h15 para a Elite Feminina.

Nesta modalidade, os atletas com mais intensidade de pedaladas, com mais controle técnico em descidas e subidas com pedras e raízes e com maior explosão de movimentos se saem melhor, pois têm mais condições físicas de darem mais voltas em menos tempo.

 

COMO SE SAIR BEM EM UMA PROVA DE CROSS COUNTRY OLÍMPICO?

Agora que você já conhece mais sobre o XCO, pode começar a treinar para pedalar em uma prova dessas. Para isso, você vai precisar investir alguns meses de treinamento técnico, para melhorar cada vez mais o seu desempenho.

Na hora de treinar, pedale até 30% a mais da quilometragem da prova que você pretende fazer. Resistência é um fator decisivo na hora de dar intensidade às pedaladas! Tente também fazer treinos simulados. Ou seja, pratique em ambientes e condições mais próximos possíveis da prova que você pretende fazer. Quando finalmente chegar a semana da prova, hidrate-se e se alimente muito bem. O Cross Country Olímpico é uma modalidade de alta performance que vai exigir muito das suas condições físicas, então esteja muito bem preparado.

Fique ligado na nossa série Especial Ciclismo: Modalidades para conhecer outras modalidades e muito mais sobre o mundo das bicicletas!

 

Fonte: Ateondedeuprairdebicicleta

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Os benefícios da acupuntura em atletas amadores de triathlon com algias.

Os benefícios da acupuntura em atletas a...

Os atletas de triathlon de alto rendimento, mesmo não profissionais, referem a dor como pr... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Acupuntura no Esporte

Acupuntura no Esporte

A acupuntura pode ser uma grande aliada do esporte sendo amador e de performance, ajudando... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Estudo: pedalar mantém o sistema imunológico jovem

Estudo: pedalar mantém o sistema imunoló...

Quem pedala mantém o sistema imunológico mais jovem, de acordo com um estudo publicado pel... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como ganhar velocidade no MTB com três passeios diferentes

Como ganhar velocidade no MTB com três p...

Assim como a maioria dos ciclistas, você possivelmente pedala na semana o máximo que conse... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 10/06/2018

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP