Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

DESCAMINHOS DO OURO - 28/07 A 02/08

Como fazer a inscrição.

A Ciclorrota Descaminhos do Ouro é um roteiro de cicloturismo, que explora o cenário e histórias não contada nos livros, sobre o contrabando do ouro em meados do século XVII – Os Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira.<br /> <br /> Com percurso de 400 km, passa por estradas rurais e centros urbanos, conectando os municípios associados da IGR Caminhos Verdes de Minas: Bicas, Chiador, Chácara, Descoberto, Goianá, Guarani, Mar de Espanha, Piau, Pequeri, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Ne...

As inscrições para o evento estão encerradas!
Data: 28/07/2026
  Local: BICAS - MG
Distância: 380KM
Nível: Intermediário
Valor da Reserva (40%): R$ 1300,00
Valor Total: R$ 3290,00

CICLOTURISMO DESCAMINHOS DO OURO

28/07/26 A 02/08/26 


A Ciclorrota Descaminhos do Ouro é um roteiro de cicloturismo, que explora o cenário e histórias não contada nos livros, sobre o contrabando do ouro em meados do século XVII – Os Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira.

Com percurso de 400 km, passa por estradas rurais e centros urbanos, conectando os municípios associados da IGR Caminhos Verdes de Minas: Bicas, Chiador, Chácara, Descoberto, Goianá, Guarani, Mar de Espanha, Piau, Pequeri, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Tabuleiro. 

Prepare-se para uma jornada por caminhos históricos e encantadores, passando   por pontes de ferro, igrejas e praças centenárias, lagos, vales e montanhas de Minas Gerais.  

Durante a viagem, você terá a oportunidade de saborear a autêntica cozinha regional, com quitandas e almoços típicos da roça. Refrescar-se com banhos de cachoeiras, explorar as comunidades rurais. Conversar com os moradores locais.  

Muitos causos! 

Experimente a natureza exuberante, a história fascinante e a calorosa hospitalidade, com aquele ‘cafezim’ e ‘dedim’ de prosa que todo mineiro adora! 

Se você está pronto para essa experiência única, venha explorar!

 

Viver a aventura dos Caminhos Prohibidos da Zona da Mata Mineira

 

   

CONHEÇAS OS CAMINHOS E A PROGRAMAÇÃO

Cinco dias que ficarão para sempre em sua memória! 

Prepare-se para uma jornada por caminhos históricos e encantadores, passando por pontes de ferro, igrejas e praças centenárias, lagos, vales e montanhas de Minas Gerais

Trajeto circular com saída e chegada em BICAS-MG.

O roteiro está dividido em 07 caminhos e 14 etapas separadas. 

 

01
LIMITE DE FISCALIZAÇÃO DE CUNHA MENEZES
Municípios: Piau, Goianá e Rio Novo

Foi uma importante via de ligação entre a “Estrada Real” (na região de Chapéu d'Uvas (atualmente de Juiz de Fora) e o Cantagalo/RJ, largamente utilizado por contrabandistas de ouro e pedras preciosas, e também por aventureiros e exploradores não pertencentes à Coroa Portuguesa.

Iniciando no município de Piau (cidade originada a partir desta ligação), é conhecida atualmente como a Terra da Banana. 

O Caminho é pela margem esquerda do antigo rio Novo, entre os municípios de Goianá (nome originário dos índios que habitavam a região), e Rio Novo (localidade importante na posição de ligação entre os caminhos coloniais, sendo um lugar de pouso de tropas – que na sua praça central e arredores ainda há uma formação associada ao caminho). 

Atualmente a região é a porta de entrada para o “Descaminhos do Ouro”, com importantes vias de acesso por rodovias e também através do Aeroporto Regional da Zona da Mata. 


02
ESTRADA PARA A REGIÃO AURÍFERA
Municípios: Tabuleiro e Rio Pomba

Iniciando em Rio Novo, passando pelo município de Tabuleiro (antigo Povoado de Bom Jesus da Cana Verde do Pomba), sendo ponto de pouso para tropeiros, e onde os primeiros moradores da Rua do Comércio, tinham o costume de expor seus doces e quitutes em tabuleiros nas janelas das casas para vender aos viajantes. 

Essa Estrada seguia até a Vila do Rio Pomba, atualmente município de Rio Pomba, considerado como o berço da civilização da Zona da Mata Mineira, devido à sua privilegiada posição geográfica, o que facilitava a travessia das tropas pelas águas do rio Pomba. 

Onde foi fundada a primeira Paróquia (de São Manoel) no fim do século XVII e início do século XVII sob a responsabilidade do Padre Manuel de Jesus Maria, que também se destacou como o catequista dos índios que habitavam na região.


03
ESTRADA DE LANGSDORFF
Municípios: Guarani e Descoberto

É o caminho que passa pela região da última descoberta de ouro em Minas Gerais e seu trajeto foi documentado pelo explorador, médico e naturalista alemão, o Barão Georg Heinrich Von Langsdorff e equipe, num feito que se tornou uma das mais importantes expedições científicas da história do Brasil. E ainda contou com a presença do Alferes Tiradentes como membro da comitiva militar. 

Partindo de Rio Pomba, esse Caminho segue ao lado direito do rio Pomba, pelo antigo ramal ferroviário da Leopoldina Railway, com passagem pelo lugar denominado Passa Cinco, seguindo até o município de Guarani (antiga localidade da Capela do Espírito Santo). 

Após transpor a Serra dos Padeiros (um dos pontos mais elevados da região e de paisagens deslumbrantes), o Caminho de passagem dos migrantes do interior da capitania, chega ao município de Descoberto, a região do “novo descoberto” do ouro de Minas Gerais.

04
ESTRADA PARA MACUCO
Municípios: São João Nepomuceno e Rochedo de Minas

O trajeto foi palco da segunda grande diligência com caráter de operação militar e teve como objetivo prender o contrabandista “Mão de Luva”. 

Um episódio marcante da história foi o acampamento em Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno, de onde partiram espiões ao Macuco, disfarçados de mascates, com toucinho e aguardente, usando o vale da serra de Rochedo de Minas. 

Iniciando em Descoberto, o Caminho passa pelo município de São João Nepomuceno, seguindo em direção aos Distritos de Roça Grande (ponto de abastecimento agrícola das tropas e dos contrabandistas) e Taruaçu, finalizando no município de Rochedo de Minas.


05
ESTRADA PARA LOURIÇAL
Municípios: Bicas e Mar de Espanha

Esse trecho da rota histórica homenageia Francisco de Assis Monteiro Breves, o Barão de Louriçal, que foi proprietário de uma próspera fazenda cafeeira em Mar de Espanha, a Fazenda dos Alpes. A Estrada para Louriçal foi aberta sob as ordens de Luís da Cunha Meneses, com a ideia de fortalecer a fiscalização na região. No entanto, acabou servindo aos interesses dos contrabandistas por possuir posição geográfica estratégica. 

Louriçal, ficou conhecido logo na região como o lugar onde se trocava o ouro das minas pelo sal do litoral. Nos pós ouro ficou marcada por ter sido a principal rota de escoamento do café plantado na região de Bicas e Mar de Espanha, até a chegada das ferrovias na região. 

Iniciando em Rochedo de Minas, o Caminho atravessa uma abertura na Serra de Machados, onde hoje fica o Santuário de Água Santa. Ali, antigamente, as tropas descansavam, se abasteciam e pernoitavam no Arraial das Taboas (Bicas). 

Seguindo o traçado original, o caminho segue passando pelo município de Guarará, finalizando no município de Mar de Espanha. 


06
ROTA DO PORTO
Municípios: Chiador e Pequeri

Foi a estrada que dava acesso ao escoamento do ouro, sendo possível fazer a travessia pelo encachoeirado Rio Paraíba do Sul, passando pelo Caminho de Cantagalo (Rio de janeiro), até chegar ao Litoral.

Graças aos seus atributos, foi instalada na região a primeira Estação Ferroviária de Minas Gerais, no município de Chiador. 

Iniciando em Mar de Espanha, o Caminho passa pela Estrada da Minerva, para chegar a Chiador, na sequência cortando o Distrito de Saudade (Mar de Espanha) e finalizando em Pequeri, município esse que também faz parte do ‘Caminho Novo da Estrada Real’.


07
ESTRADA DO RIO CÁGADO
Municípios: Pequeri, Chácara e Goianá

Foi um trajeto que interligava as rotas históricas às trilhas indígenas, muito usada por contrabandistas naquele período. 

Seu leito meandroso nas partes planas faz com que seja irritantemente lento o deslocar de suas águas, fato este que teria inspirado os primeiros desbravadores a denominá-lo de Cágado, isto é, rio lerdo como um quelônio. Os estudos mostram diversas estradas coloniais documentadas, podendo este Caminho ter sido um refúgio de índios, escravos e aventureiros que procuravam fugir de rotas vigiadas pela Coroa. 

Iniciando em Pequeri, esse Caminho segue em direção ao município de Chácara cortando as escarpas de serras, cruza o Distrito de Carlos Alves (São João Nepomuceno), e rodeado pela Serra da Babilônia, alcança o município de Goianá. Servia como destino à ligação proibida com o “Caminho de Vila Rica”. 

 

  • 28/07/26 - TERÇA-FEIRA - CHECK-IN EM BICAS-MG

Em pousada (inclusa no pacote) na cidade de BICAS-MG (a chegada na cidade de BICAS-MG por conta de cada ciclista, pode acontecer dos ciclistas combinarem carona entre si).

Os carros dos particicipantes ficarão em Bicas até o término da cicloviagem no domingo. 

 

  • 29/07/26 - QUARTA-FEIRA - 1ª ETAPA - BICAS A PEQUERI - 82KM - 1300 METROS DE SUBIDAS
  • 30/07/26 - QUINTA FEIRA - 2ª ETAPA - PEQUERI A RIO NOVO - 92KM - 1700 METROS DE SUBIDAS
  • 31/07/26 - SEXTA-FEIRA-  3ª ETAPA - 79KM - RIO NOVO A GUARANI - 1.200 METROS DE SUBIDAS
  • 01/08/26 - SÁBADO -4ª ETAPA - GUARANI A SÃO JOÃO NEPUMUCENO - 68KM -2000 METROS DE SUBIDAS 
  • 02/08/26 - DOMINGO - 5ª ETAPA - SÃO JOÃO NEPUMUCENO A BICAS - 68KM - 1900 METROS DE SUBIDAS

 

 

O QUE ESTÁ INCLUSO

  • Veículo de apoio 4x4 equipado com kit de primeiros socorros e transbike, durante o percurso (ou nas proximidades, em alguns pontos não é possível a passagem de carro)
  • Suporte e orientações pré cicloviagem
  • 5 Hospedagens em pousada dupla ou tripla ou quadrupla
  • Café da manhã: 1ª, 2ª, 3ª e 4º e 5º  Etapa
  • Jantar nos dias , 1º, 2º, 3ª e 4º Etapa
  • Guia de turismo com cadastro Cadastur
  • Fotógrafo profissional durante todo o percurso, fotos em alta resolução disponíveis
  • Vídeos com Drone
  • Durante o pedal: barra de cereais, amendoin, paçoquinha, maça, banana, água, malto, almolanche (pão com ovo, cvarne moida, frango, hamburger gourmet e coca-cola) 
  • Apoio mecânico para reparos rápidos
  • Orientações nas revisões diárias das bicicletas
  • Translado das bagagens no carro de apoio
  • Seguro de vida e acidentes pessoais
  • Medalha de participação ao término de cada etapa, que ao final forma uma linda mandala


  
VAGAS LIMITADAS A 20 CICLISTAS!

 

Caso você tenha preferência por outras datas, entre em contato!

  

VALOR/INVESTIMENTO: R$ 3.290,00

  • Reserva  - R$ 1.300,00 (deposito bancário)
  • Saldo de R$ 1.990,00 (pago via depósito bancário até 7 dias antes da viagem)
  • ou parcelado via PIX até a viagem
  • Pagamento via cartão de crédito em até 12x consulte-nos! 
     

Luciano Carneiro (organizador) (19)996363997

Bikers Rio Pardo

DIVIDIDO EM 5 ETAPAS

Com percurso de 400 km, passa por estradas rurais e centros urbanos, conectando os municípios associados da IGR Caminhos Verdes de Minas: Bicas, Chiador, Chácara, Descoberto, Goianá, Guarani, Mar de Espanha, Piau, Pequeri, Rio Novo, Rio Pomba, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Tabuleiro.

Veículo de apoio 4x4 equipado com kit de primeiros socorros e transbike, durante o percurso (ou nas proximidades, em alguns pontos não é possível a passagem de carro)
Suporte e orientações pré cicloviagem
5 Hospedagens em pousada dupla ou tripla, acomodações simples
Café da manhã: 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5º Etapa
Jantar na dia do , 1º, 2º, 3ª e 4º Etapa
Guia de turismo com cadastro CADASTUR
Fotógrafo profissional durante todo o percurso, fotos em alta resolução disponíveis
Durante o pedal: barra de cereais, amendoin, paçoquinha, maça, banana, água, malto, almolanche (pão com ovo, carne moida, frango, hamburger gourmet e coca-cola)
Apoio mecânico para reparos rápidos
Orientações nas revisões diárias das bicicletas
Translado das bagagens no carro de apoio
Seguro de vida e acidentes pessoais
Medalha de participação ao término de cada etapa, que ao final forma uma linda mandala

- BICICLETA adequada para estrada de terras em perfeita condições de funcionamento. Recomenda revisão completa antes da cicloviagem.
- CAPACETE
- LUVA
- ÓCULOS
- FAROL
- BOLSA DE HIDRATAÇÃO OU CARAMANHOLA
- CÂMARA DE AR RESERVA
- DOIS CONJUNTOS DE ROUPAS PRA PEDALAR (PREFERÊNCIA MANGA LONGA)
- 1 CAMISETA DE ALGODÃO PARA DORMIR
- 1 SHORT OU CALÇA DE TACTEL
- CHINELO
- KIT HIGIENE PESSOAL
- FILTRO SOLAR BIODEGRADÁVEL
- REPELENTE DE INSETOS
- CELULAR/CARREGADOR
- MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO OU DE CERTA FREQUÊNCIA.

ITENS OBRIGATÓRIOS:
- CAPACETE
- LUVAS
- ÓCULOS DE PROTEÇÃO
- ROUPAS DE CICLISMO
- BIKE COM PNEUS COM CRAVO PARA TERRA

- BICICLETA MOUNTAIN-BIKE, REGULADA E REVISADA, COM PNEUS COM CRAVO PARA TERRA
- ESTAR ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQÜÊNCIA EM TODOS TIPOS DE TERRENO
- TER DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTARMOS JUNTOS OS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES PROPOSTAS

Veículo de apoio 4x4 equipado com kit de primeiros socorros e transbike, durante o percurso (ou nas proximidades, em alguns pontos não é possível a passagem de carro)
Suporte e orientações pré cicloviagem
5 Hospedagens em pousada dupla ou tripla, acomodações simples
Café da manhã: 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5º Etapa
Jantar na dia do , 1º, 2º, 3ª e 4º Etapa
Guia de turismo com cadastro CADASTUR
Fotógrafo profissional durante todo o percurso, fotos em alta resolução disponíveis
Durante o pedal: barra de cereais, amendoin, paçoquinha, maça, banana, água, malto, almolanche (pão com ovo, carne moida, frango, hamburger gourmet e coca-cola)
Apoio mecânico para reparos rápidos
Orientações nas revisões diárias das bicicletas
Translado das bagagens no carro de apoio
Seguro de vida e acidentes pessoais
Medalha de participação ao término de cada etapa, que ao final forma uma linda mandala

- DESLOCAMENTO ATÉ A CIDADE DE SAÍDA
- HOSPEDAGEM ANTES OU DEPOIS DO ENCERRAMENTO DA CICLOVIAGEM
- TRANSPORTE PARA ACOMPANHANTES DURANTE TODA A CICLOVIAGEM
- REFEIÇÕES: ALMOÇOS E JANTAR NO 3º DIA
- BEBIDAS ALCOÓLICAS EM GERAL
- BICICLETA
- PASSEIOS LOCAIS OPCIONAIS
- SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS
- DESPESAS EXTRAS DE CARÁTER PESSOAL (TELEFONE, GORJETA, LAVANDERIA, ETC.)
- TUDO QUANTO NÃO SEJA EXPRESSAMENTE MENCIONADO NO PROGRAMA

1. A idade MÍNIMA para ciclistas se inscreverem para o passeio é de 18 (dezoito anos), menores de idade somente acompanhado de seus pais ou responsáveis.

2. Para a realização do evento SERÁ NECESSÁRIO NO MÍNIMO 10 BIKERS, caso contrário o evento será cancelado e faremos a devolução dos valores, em até 7 dias antes do evento.

3. As inscrições terão limite de no máximo 15 bikers, caso atinja o número de inscritos as inscrições serão fechadas para esta cicloviagem.

4. ESTE EVENTO É INDICADO PARA QUEM JÁ ESTÁ ACOSTUMADO A PEDALAR COM FREQUÊNCIA.Nossa avaliação de condição física e técnica para este evento é classificado tendo-se como referência um indivíduo não-atleta e não sedentário, que possua autonomia em conduzir a bicicleta e que já tenha pedalado 40kms ou mais sem dificuldade.

5. Todos(as) os(as) participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da cicloviagem.

6. As inscrições encerram-se 10 dias antes do evento ou no limite de inscritos.

7. Não haverá reembolso, por parte da organização, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem tampouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.

8. NÃO SERÃO ACEITOS ciclistas que não estiverem com todos os equipamentos obrigatórios pré-estabelecidos.

9. Durante o percurso e atividades sempre haverá um guia, utilizando-se de rádio para transmitir ao ciclista de apoio e vice versa, caso haja imprevistos ou irregularidades; sendo assim não será permitida a ultrapassagem do guia e nem mesmo ficar atrás do apoio final.

10. Ficam proibidas manobras radicais. Por essa razão, é imprescindível que todos os participantes respeitem as leis de trânsito e cidadãos, nas ruas e estradas.

11. É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas ou qualquer tipos de substâncias ilícitas durante a cicloviagem.

12. Se você faz uso de algum medicamento ou tem alguma restrição, favor comunicar.

13. Em caso de emergência chamaremos o serviço público local de resgate.

14. Você receberá todas as informações e ponto de encontro no seu e-mail cinco dias antes do evento.

15. DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO: todo evento tem um custo operacional como impostos, seguro de vida, transporte, apoio, pessoal e hospedagem (no caso de pernoite), todos esses custos são pagos antecipadamente então segue algumas regras abaixo (de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985 da Embratur);
- De 31 dias antes do início da Cicloviagem, devolução total do valor pago (Será descontado taxas e impostos R$ 100,00).
- De 15 a 30 dias antes da realização do evento, devolução de 50% do valor pago (Será descontado taxas e impostos R$ 100,00).
- Até 14 dias antes da realização do evento, não há devolução do dinheiro.
- A sua inscrição é pessoal e intransferível, não sendo possível ceder a sua vaga.

16. CANCELAMENTO DO EVENTO. O evento pode ser cancelado pelo caso:
- Caso não atinja o números de inscritos para a realização do mesmo (item 2)
- Caso o acesso ao local do evento sofra algum dano que impossibilite o acesso ou coloque em risco a segurança dos participantes,
- Nos casos acima os participantes inscritos são comunicados e o valor já pago é devolvido ao participante ou revertido em crédito para um próximo evento.

17. O seguro de vida/acidentes é para o ciclista/participante, pessoal e intransferível. Não incluí bicicleta ou demais equipamentos.

- Antes de pedalar, alimente-se de maneira correta para a prática da modalidade.
- Abasteça sua garrafinha em todos os pontos de apoio e hidratação do percurso.
- Conduza a bicicleta sempre em uma velocidade segura, assim você não correrá riscos e não atrapalhará outro participante ou usuário da via.
- Mantenha sua bicicleta sempre revisada, assim seu pedal será mais aproveitado.
- Não descartem lixo no chão! Zelem pela preservação da natureza!
- Zelar pela imagem do mountain-bike e do ciclismo.

- BAGAGEM DE MÃO - Sugestão : Calça/bermuda, camiseta, chinelo, blusa, roupas intimas, itens de higiene pessoal, carregador de celular, repelente, (lembramos que é região de Serra estando o clima sujeito a mudanças bruscas de temperatura).
- UTENSÍLIOS A SEGUIR COM A BIKE: Capacete, garrafinha de água, luvas, óculos, câmara de ar reserva, capa de chuva ou corta vento, calça comprida para bike ou pernito, camisa de manga comprida ou manguito, celular, protetor solar, documentos e dinheiro para uso pessoal.

Valor da Reserva (40%): R$ 1300,00
Taxa de pagamento: R$ 0,00
Valor da Reserva + Taxa (40%): R$ 1300,00
Valor Restante (Depósito em conta): R$ 1990,00
Valor Total do Evento (Reserva + Depósito): R$ 3290,00
Atenção: Você deve fazer a inscrição e efetuar o pagamento da reserva. Em seguida você deve efetuar o depósito em conta do restante do valor.

Boleto Bancário ou transferência / Pagamento via depósito / cartão de Crédito (consultar valores)

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar