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Bicicleta emagrece ou engrossa pernas?

  • 05/01/2021

Uma das grandes dúvidas de quem se exercita com bicicleta é se ela emagrece ou engrossa as pernas! Essa é também sua dúvida? Vem saber mais!


Pedalar é um dos exercícios mais prazerosos, pois ele nos dá opção de ser feito ao ar livre, aproveitando o clima e a natureza, ou até mesmo dentro de casa, sem que você tenha que se preocupar em sair por aí.

Além disso, por ser um esporte de bastante intensidade e de queima calórica alta, é um dos mais procurados por quem quer perder uns quilinhos. No entanto, muitas pessoas se questionam: bicicleta emagrece ou engrossa pernas?

Pois é, agora você também deve estar se perguntando sobre isso, não é? Ainda mais se você estiver interessado em dar uma pedalada. Mas calma! Nós vamos esclarecer tudo sobre essa dúvida corriqueira. 

 

Direto ao ponto: emagrece ou engrossa as pernas?

Eu sei que essa é sua maior dúvida neste momento, porém, antes de definirmos se é um ou outro, precisamos entender o que significa emagrecer ou engrossar as pernas, e como isso tem a ver com todo o funcionamento do nosso corpo.

A gente precisa, antes de tudo, desmistificar a ideia de que coxas grossas significam coxas com gordura, pois isso não é totalmente verdade. Claro que quando engordamos nossas pernas também acompanham esse processo, porém nem sempre é assim!

Se você pratica exercícios de fortalecimento das pernas de maneira adequada, provavelmente suas pernas serão tonificadas. Ou seja, as coxas ficarão mais musculosas; mas também irão perder gordura.

Então, caso você ainda esteja com medo de praticar uma trilha de bike, ou pedalar na rodovia, se acalme. Ao fazer isso você estará praticando exercício aeróbico, definindo suas pernas e, automaticamente, queimando gordura. Porém, para que isso aconteça com qualidade é preciso alguns cuidados. Acompanhe com a gente!

 

Só pedalar não emagrece! Também é necessário uma alimentação saudável!

Se sua intenção ao praticar o ciclismo é o emagrecimento, tenha em mente que somente o exercício físico não será suficiente. Você também precisa cuidar da alimentação. Por isso, é interessante investir em uma alimentação balanceada!

Como o pedal é um exercício de queima intensa, comer bem é extremamente importante. Isso quer dizer que você precisa selecionar alimentos saudáveis em sua dieta. Para isso, vale a pena consultar um profissional nutricionista.

Além disso, para que você consiga acompanhar o ritmo do treino, é preciso que haja um equilíbrio entre carboidratos e proteínas. Aí você deve estar se perguntando “mas carboidratos engordam, não é?”. Sim, realmente! Quando comemos em excesso ele auxilia no ganho de peso, porém, eles também são essenciais para gerar energia em nosso corpo – especialmente na hora de pedalar.

Por isso, excluir completamente os carboidratos é perigoso, e se torna ainda mais quando combinado a uma atividade física intensa! Vale a pena, nesse caso, investir em carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce ou alimentos feitos com farinha integral.

 

Quais cuidados devo ter no treino de bicicleta?

Alguns cuidados são muito importantes ao iniciar o treino de bicicleta, pois praticar o esporte de maneira incorreta pode causar inúmeros danos à saúde. Para te ajudar, fizemos uma lista dos passos que você precisa seguir para ter um treino eficiente e de qualidade. Vem acompanhar!

 

Defina onde você vai pedalar!

Como assim? Definir onde será a pedalada? Isso mesmo! Definir em que terreno irá praticar o esporte é a primeira etapa de um ciclismo de sucesso. Isso pois, existem tipos de equipamentos diferentes e próprios para cada local.

Por exemplo, caso você vá fazer um ciclismo de trilha, a mountain bike é a bicicleta indicada, uma vez que ela é mais robusta e resistente, o que é muito importante ao enfrentar as adversidades que você poderá encontrar em um trilha!

Caso opte por praticar o exercício na estrada, a bicicleta é outra! Por ser praticada em pista, a bike precisa ser resistente também, mas muito mais leve. Além de possuir pneus próprios para velocidade e agilidade!

 

Alimentação balanceada é segredo!

Em qualquer processo de emagrecimento o segredo é a alimentação, mas você pode estar se questionando: eu só quero entender mais sobre bicicleta, o que a alimentação tem a ver? E eu te digo, ela é extremamente importante para qualquer tipo de treino, mas muito mais essencial quando se trata de treinos de alta queima calórica.

Isso deve-se ao fato de que uma alimentação balanceada melhora nosso condicionamento físico, nos dando mais energia e disposição! Além disso, ao optar por uma alimentação mais saudável aliada ao ciclismo, você estará melhorando o fortalecimento muscular, pulmonar e cardíaco.

Outro aspecto importante ao começar o treino de bicicleta é considerar se há sobrepeso. O excesso de peso prejudica as articulações, principalmente quando pensamos em exercícios de extremo impacto. Por isso, cuidar da alimentação ajuda no emagrecimento e ainda de quebra elimina o peso em excesso de suas articulações.

 

Hidratação acima de tudo!

Chegamos a um dos aspectos principais quando falamos de exercícios que exigem um esforço extremo, como é o caso do ciclismo. Manter um nível satisfatório de hidratação ajuda a melhorar o funcionamento de nosso sistema respiratório, uma vez que facilita o acesso de oxigênio para nossos órgãos.

Além disso, uma boa hidratação ajuda no processo de fortalecimento muscular, mas sempre aliada a uma boa alimentação e treinos de qualidade. Por isso, investir em uma garrafinha de água durante o treino pode fazer com que ele seja muito mais proveitoso.

 

Tudo em equilíbrio: descansar também é importante!

Descansar dos treinos também é muito importante para que você tenha um bom rendimento durante sua pedalada. Isso deve-se, pois o momento de relaxamento envolve um momento essencial que é a regeneração dos músculos, dado ao estresse obtido durante o treino.

Assim, enquanto descansamos após uma pedalada, nosso corpo está em processo regenerativo, fortalecendo nossos tecidos e fibras musculares. Para isso, nosso corpo precisa de nutrientes, que devem ser obtidos por meio de uma alimentação saudável.

É isso aí! Agora que você já tirou aquela dúvida terrível – bicicleta engrossa ou emagrece as pernas? – e concluiu que na verdade o que há é o fortalecimento muscular, já pode começar a investir pesado em seu treino, não é mesmo?

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