Novo no esporte? Saiba quais são os itens indispensáveis para começar.
O ciclismo é um esporte relativamente fácil de se praticar. Dá para ir sozinho, demorar o tempo que houver disponível, se exercitar e se divertir. Quem deseja praticar ciclismo e não tem certeza do que precisa, listamos alguns dos principais acessórios a se considerar. No topo da lista está a bicicleta, obviamente, mas além disso, realmente não é preciso muito mais - apenas bastante entusiasmo e energia para girar os pedais. À medida que a dedicação ao esporte aumenta, algumas coisas ganham mais importância e podem tornar o ciclismo mais confortável e agradável.
1. Bicicleta
Claro. Uma bicicleta é o primeiro passo para se começar no esporte. Atualmente existem muitas opções de modelos e de modalidades a se escolher, e, na verdade, o restante dos itens não é absolutamente essencial, mas deixarão o pedal mais agradável, confortável e vão favorecer a evolução no esporte.
2. Bretelle
Certamente é possível pedalar com shorts normais ou roupas de academia. Entretanto, quando começamos a passar muitas horas em cima do selim, roupas com modelagem anatômica se tornam muito mais importantes. Um bretelle com um forro de qualidade, como o Free Force New Training, proporciona um certo amortecimento contra o selim e pode melhorar substancialmente o conforto em passeios mais longos. Além disso, o bretelle permite uma ampla amplitude de movimentos e possui uma espécie de suspensório que evita que eles saiam da posição correta.
3. Camisa de ciclismo
Uma camiseta de algodão pode ser ótima para passeios mais curtos, mas não é realmente projetada para as demandas de um passeio de bicicleta mais longo. Uma camisa específica para ciclismo é feita de um tecido projetado para mantê-lo fresco no calor e seco quando você suar, como a Mauro Ribeiro Adapt, que vem com a tecnologia TrueLife Dry, que transporta a umidade para as partes mais externas, mantendo a pele seca e por isso, auxiliando no conforto térmico. As camisetas para ciclismo também são encontradas em muitas variedades projetadas para diferentes condições climáticas, e podem ser usadas com outros acessórios de vestuário, como manguitos e coletes.
4. Caramanhola e suporte
O ciclismo, assim como outros esportes aeróbicos, faz suar. Por isso, manter a hidratação em passeios longos é muito importante. Carregar caramanholas no quadro é muito mais prático do que levar em mochilas por exemplo, além de que a maioria das bicicletas vem com parafusos no quadro para prender suportes para caramanhola. Instalar um suporte simples, como o Suporte de carbono Xplore, é um investimento baixo e que melhora muito a qualidade dos passeios.
5. Bomba, tubo de reposição, ferramentas básicas e lubrificante para corrente
Ninguém planeja furar pneu e nem ter problemas mecânicos no meio do treino ou passeio, mas infelizmente essas coisas acontecem. Por isso, vale a pena estar preparado para pequenos reparos, evitando que seja preciso chamar o famigerado resgate. Um kit como o da JWS já vem com bomba, chaves allen e de fenda, além de ser compacto e muito fácil de levar nos treinos. Uma solução simples, que poupa muita dor de cabeça.
6. Ciclocomputador
Porque todo mundo quer saber a velocidade e distância pedalada. Este não é um produto essencial, mas como qualquer ciclista sabe muito bem, a pergunta mais frequente recebida de amigos, parceiro ou família depois de um treino é até onde foi o pedal e a velocidade. Acompanhar as distâncias percorridas pode ser muito divertido e útil para medir o progresso à medida que você pratica ciclismo de estrada. Um ciclocomputador como o Meilan M3 oferece dados de distância percorrida, velocidade atual e velocidade média, tempo transcorrido e informações de mapa, deixando o treino muito mais interessante e oferecendo parâmetros para que o ciclista possa criar objetivos para os próximos treinos ou planejar passeios com bastante especificidade.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Para evoluir em termos de performance, não basta apenas treinar. Independentemente da inte... veja +
Cada vez mais a popularidade da bike indoor tem crescido, especialmente entre as mulheres.
Começar a pedalar pode ser um desafio para diversas pessoas, sobretudo para os iniciantes... veja +
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +