Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

O ciclismo pode curar uma ressaca?

  • 03/02/2020

Como evitar que uma ressaca atrapalhe um passeio de bicicleta?


A resposta mais lógica seria: simplesmente não beba demais. Entretanto sabemos que nem sempre as coisas saem como gostaríamos e que os ciclistas também não estão imunes a um que outro exagero.

Por isso, reunimos aqui algumas sugestões da Cycling Weekly sobre como curar uma ressaca e quais os efeitos de pedalar após uma noite mais agitada. Será que sair de bike para se recompor é a melhor opção? Confira as dicas.

 

Que efeito uma ressaca tem no seu passeio de bicicleta?

A ressaca pode resultar em desidratação, náusea, tempos de reação lentos e provavelmente há também um elemento de fadiga – já que beber reduz a qualidade do sono.

Enquanto muitas pessoas acham que dormem rapidamente após uma bebida, vale lembrar que o sono não é da melhor qualidade. Afinal você passará menos tempo em sono profundo e mais tempo no estágio menos eficaz.

A principal preocupação, no entanto, é o efeito do álcool nos níveis de hidratação. O álcool é um diurético – portanto, beber demais leva à desidratação porque faz com que os rins produzam mais urina. Se você pedalar, quando começar a suar estará perdendo ainda mais líquido, piorando a desidratação – o que reduz o desempenho porque o fluxo de oxigênio e nutrientes é mais lento.

O álcool também inibe a produção de glicose no fígado – o que significa que os níveis de açúcar no sangue despencam. Depois de uma bebedeira, você está desnutrido cronicamente e precisa desesperadamente de hidratação e glicose.


Como você pode evitar a ressaca?

Primeiro: acompanhe seu consumo. Anote quantas doses você consome por semana e fique atento ao recomendado pelos órgãos de saúde. Além de beber menos, também vale conferir as seguintes dicas para evitar ou curar ressaca.  

1) Não beba com o estômago vazio
Certifique-se de ter feito uma boa refeição antes de sair – a comida no estômago ajuda a diminuir a velocidade com que o corpo absorve o álcool.

2) Beba água entre cada bebida alcoólica
Isso reduz a desidratação, diminui a velocidade com que você bebe e incentiva você a pensar em quanto está tomando. Se você acha que beber água vai chamar muita atenção no grupo, tome um refrigerante e ninguém vai nem notar. E no outro dia você ainda vai poder tirar sarro dos seus amigos caso saiam para pedalar juntos.

3) Não misture suas bebidas
Escolha vinho, cerveja ou outra opção e tente ficar com ela.

4) Evite rodadas
Se as pessoas estão comprando rodadas, tente se esquivar da tendência e apenas compre suas próprias bebidas – isso lhe dará muito mais controle sobre o que você bebe.

5) Pare cedo
Seu corpo leva uma hora para processar cada unidade de álcool. Pare de beber antes do final da noite – isso lhe dá algumas horas de processamento antes de ir para a cama.

6) Hidrate-se antes de dormir
Quase todo mundo sabe que é legal beber um copo de água antes de ir para a cama – mas você pode adicionar um comprimido de bebida isotônica para obter o melhor efeito.

 

O pedal ajuda a curar uma ressaca?

Talvez você tenha ignorado todas as opções acima. Portanto a ressaca já está presente ou se aproximando. Daí a pergunta: será que o pedal ajuda a curar uma ressaca?

Conforme falamos antes, a ressaca resulta em fadiga e desidratação – portanto, tentar um exercício de alta intensidade não é particularmente recomendado. No entanto, ficar sentado dentro de casa pode fazer você se sentir pior – e a entrada de um pouco de ar fresco nos pulmões pode acordar o corpo e fazer o sangue bombear.

Embora o conceito de ‘suar’ seja um mito (você está desidratado, suar mais não é o ideal), o álcool é um depressivo – retarda a atividade cerebral e a liberação de endorfinas. O exercício causa uma nova liberação do hormônio feliz, o que pode lhe dar um impulso.

Se você pretende pedalar, reabasteça suas reservas de glicogênio com um café da manhã muito saudável e beba bastante água – idealmente com um comprimido de bebida isotônica. Mantenha a intensidade baixa, respire o ar fresco e lembre-se de nunca deixar que isso aconteça novamente (risos).

Fonte da Matéria

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dormência e formigamento nos pés? Veja como lidar

Dormência e formigamento nos pés? Veja c...

Dormência e formigamento nos pés não é um problema para ciclistas só no inverno. Começa co... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alternar a intensidade dos treinos faz bem para a sua saúde

Alternar a intensidade dos treinos faz b...

Um novo estudo publicado na revista Brain Plasticity descobriu que alternar a intensidade... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Pedalar em Jejum: O cardio em jejum é uma boa idéia?

Pedalar em Jejum: O cardio em jejum é um...

Você já acordou antes do sol nascer para um pedal matinal. E aí você saiu direto sem comer... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Porque os ciclistas devem comer banana

Porque os ciclistas devem comer banana

Bananas são uma ótima fonte de energia para competições e nada bate a fruta na hora de sup... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 3º CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG - 05/04/2020

Bikers Rio Pardo | 3º CICLO AVENTURA - NOVA RESENDE-MG