A combinação da bebida com outros nutrientes pode conferir melhores resultados ao ciclista.
Paixão nacional de longa data, o café é uma tradicional opção no cardápio dos brasileiros para todos os momentos. Segundo um relatório da Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) feito em conjunto com o Sebrae, aproximadamente 95% da população em todo o país consome a bebida, em diversos locais, como em casa, no trabalho e em estabelecimentos.
Rico em nutrientes, o café, quando ingerido de forma equilibrada, pode promover diferentes benefícios ao corpo. Dentre os diversos efeitos positivos para a saúde, ele também auxilia na performance de atletas na prática esportiva, segundo a nutricionista e consultora da FDC e da Naiak, Karla Maciel. “Estudos científicos consideram a cafeína um recurso ergogênico, ou seja, que atua na melhora da capacidade corporal do praticante”.
Uma revisão recente avaliou estudos que investigavam a eficácia da cafeína na prática de atividades físicas. Ao todo, foram 21 trabalhos analisados que reforçaram o papel do nutriente na resistência aeróbica em exercícios intensos e de longa duração, também destacou o aumento da força e potência muscular, além de frisar a melhora da performance em diferentes modalidades.
Um dos estudos desta revisão avaliou a eficácia da suplementação de cafeína em oito ciclistas do sexo masculino. Eles passaram por sessões de ciclismo até chegarem à exaustão. O resultado mostrou que substância foi capaz de aumentar o consumo de gorduras durante a atividade e elevar em 23% o tempo de exaustão nos participantes.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +