Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Álcool e ciclismo, como essa relação afeta o desempenho do ciclista?

  • 01/10/2019

Possivelmente, o álcool é a droga mais antiga e mais usada no mundo, entenda como droga uma substância que cria dependência. Vem da palavra árabe al-khul, e alguns estudos antropológicos revelam que há 5.000 anos atrás a cerveja e o vinho já eram consumidos.


Todos nós sabemos bem que beber em excesso é prejudicial à saúde, pois pode causar problemas de estômago, danos a órgãos vitais, como o pâncreas e fígado e até mesmo diferentes tipos de câncer, como câncer de estômago, fígado, cólon, cabeça e pescoço entre outros. Além disso, o consumo abusivo também causa problemas cardiovasculares, como a hipertensão arterial.

 

O consumo moderado de álcool é benéfico para a saúde

Existem também numerosos estudos que mostram que o consumo moderado de álcool beneficia a saúde. O consumo moderado estamos nos referindo a dois copos de vinho ou cerveja por dia para homens e um ou dois copos de vinho ou cerveja para mulheres, embora isto seja relativo, porque a tolerância ao álcool depende de muitos fatores, como peso, sexo, e que existem pessoas que toleram melhor do que outras.

Entre os vários benefícios que podem ser encontradas no consumo moderado de álcool são reduzir o risco de morrer cedo, proteção cardiovascular, pois evita ataques cardíacos, têm alguma proteção contra diabetes, e há estudos que mostram que protege as articulações.

No entanto, se analisarmos os benefícios anteriores (risco de morte, proteção cardiovascular, prevenção de diabetes, proteção articular) são benefícios que também estão ligados à prática não só do ciclismo, mas de qualquer esporte. É sabido que o esporte também tem os benefícios listados acima, para que pudéssemos deduzir que o consumo de álcool em uma pessoa alegre poderia ser completamente dispensável.

 

Álcool e Ciclismo

A relação do álcool com o ciclismo na verdade tem muitos aspectos negativos, tais como: dificulta a absorção de certas vitaminas que são essenciais para o esporte, favorece o aparecimento de cãibras, também promove a desidratação, também dificulta a recarga de glicogênio.

Portanto, o álcool nos dará muito pouco quando se trata de andar de bicicleta. Nós também temos que ter em mente que o álcool nos dá uma grande quantidade de calorias, o que, a princípio, são energia e que poderia vir a calhar para o esporte, mas é exatamente o oposto, porque são calorias vazias, ou seja, elas são calorias que vão ser transformadas no fígado diretamente em triglicérides, isto é, gorduras.

Isso não quer dizer que nós não tomamos uma cerveja com os amigos após os treinos dos sábados ou domingos, já que o álcool também tem um forte componente social em nossa cultura, e absolutamente nada acontece em beber uma cerveja ou um copo de vinho depois de um bom treino.

Por: Ciclismo pelo mundo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | O que acontece com seu corpo quando pedala

O que acontece com seu corpo quando peda...

Você já se perguntou o que acontece com seu corpo quando pedala, aqui está a resposta.

Bikers Rio Pardo | Artigo | Um estudo revela que a batata pode ser tão eficiente quanto o gel energético

Um estudo revela que a batata pode ser t...

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos) con... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Por que toda mulher deveria pedalar?

Por que toda mulher deveria pedalar?

Não faltam razões para você adotar o ciclismo como atividade fitness, lazer ou competição

Bikers Rio Pardo | Artigo | Quer ser feliz? Então pedale!

Quer ser feliz? Então pedale!

Seja um grande desafio ou uma pedalada tranquila; uma cicloviagem vai aguçar os seus senti... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP - 19/01/2020

Bikers Rio Pardo | 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP