Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Os benefícios da acupuntura em atletas amadores de triathlon com algias.

  • 22/05/2018

Os atletas de triathlon de alto rendimento, mesmo não profissionais, referem a dor como presença constante em suas vidas. A busca pelos melhores resultados implica na superação constante dos adversários, o que leva o atleta a situações extremas em treinamentos e competições.


Uma das grandes motivações de atletas que participam de competições nacionais ou internacionais está não somente na vitória, mas na realização de seus objetivos que pode ser a realização completa de uma prova ou de um tempo estipulado que representa um recorde pessoal. É consenso entre os estudiosos que a dor é um fator limitante do desempenho em qualquer situação, uma vez que suas consequências geram perda de concentração e insegurança, podendo chegar à incapacitação. No triathlon, essas limitações ficam ainda mais evidentes isso porque uma de suas funções é indicar ao indivíduo as situações em que a carga fisiológica a que ele pode ser submetido foi excedida.

O objetivo deste trabalho foi promover os benefícios da acupuntura em atletas amadores de triathlon com algias. O estudo foi realizado com 6 praticantes do sexo masculino, de 36 a 44 anos, que competem provas curtas e longas da modalidade sendo as dores relatadas na região das pernas lombar e cervical. Todos os atletas ficaram somente com o tratamento da acupuntura por 8 semanas com uma sessão semanal, sem mais nenhum outro tratamento que pudesse assim melhorar as dores, e não tomaram nenhum medicamento durante as sessões. Foi também utilizada a escala de categoria verbal e numérica de dor desde a ausência de dor, dor fraca, dor moderada, e dor intensa. Embora subjetiva esta escala permite ao atleta perceber e quantificar a intensidade da dor (Yeng, Teixeira, Ribeiro, Samuelian, 2006).

RESULTADOS: As dores na cervical, lombar e nas pernas é frequentemente acometidas em atletas do triathlon. Os volumes e intensidade de treinamento durante a preparação nas competições levam os atletas a terem um desgaste fisiológico e muscular. As dores nos locais relatados são referidas na maioria dos atletas do triathlon que envolve três diferentes modalidades, por alguns motivos aparentes. Na natação, praticada na horizontalidade do corpo o atleta tem esforços na região do pescoço, ombro e lombar, pelas alternâncias de braçadas e circunduções na articulação do ombro e nas respirações laterais repetidas a todo o momento. No ciclismo o atleta tem uma sobrecarga mecânica na região do pescoço e predominantemente lombar, pela posição em que se mantém na bicicleta retesando a musculatura da região cervical, e pelos ciclos de pedaladas favorecendo uma tensão na região lombo sacra. Na corrida por correr em solo de concreto muitas vezes, se tem uma pressão exercida pelo corpo no impacto nos membros inferiores levando o atleta a ter mais dores na região das pernas e também uma pressão na região lombar.

Os índices de dor referidos pelos atletas antes da acupuntura são apresentados na Tabela 1, e os índices de melhoras estão apresentados na tabela 2.

ANTES DA ACUPUNTURA

DEPOIS DA ACUPUNTURA

CONCLUSÃO: Os resultados da acupuntura nas regiões cervical, pernas e lombar, foram bem satisfatórios, diminuindo a dor e até mesmo em dois casos os relatos chegaram a tirar completamente a dor, facilitando aos atletas o retorno aos treinos e competições. Sendo que em um dos atletas na segunda sessão de acupuntura já não sentia mais nenhuma dor relatada antes do tratamento. Estes dados foram obtidos a partir da fala espontânea dos pacientes nos momentos que aconteceram as aplicações de acupuntura.

É importante lembrar que os atletas não tomaram nenhum medicamento durante os seus treinos para minimizar as dores devidos aos treinamentos, ficaram somente com o tratamento da acupuntura, firmando que o tratamento da acupuntura pode sim fazer parte na periodização beneficiando os atletas amadores de triathlon.

Publicado em http://www.cetn.com.br em 29/1/2013 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | O que acontece com seu corpo quando pedala

O que acontece com seu corpo quando peda...

Você já se perguntou o que acontece com seu corpo quando pedala, aqui está a resposta.

Bikers Rio Pardo | Artigo | Um estudo revela que a batata pode ser tão eficiente quanto o gel energético

Um estudo revela que a batata pode ser t...

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos) con... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Por que toda mulher deveria pedalar?

Por que toda mulher deveria pedalar?

Não faltam razões para você adotar o ciclismo como atividade fitness, lazer ou competição

Bikers Rio Pardo | Artigo | Álcool e ciclismo, como essa relação afeta o desempenho do ciclista?

Álcool e ciclismo, como essa relação afe...

Possivelmente, o álcool é a droga mais antiga e mais usada no mundo, entenda como droga um... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP - 19/01/2020

Bikers Rio Pardo | 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP