Os ciclistas são menos propensos a sofrerem acidentes de trânsito quando dirigindo outros veículos graças a um costume muito comum de quem pedala - a atenção redobrada para riscos na estrada.
Um estudo publicado no jornal Accident Analysis & Prevention afirma que ciclistas são menos propensos a sofrerem acidentes de trânsito quando dirigindo outros veículos graças a um costume muito comum de quem pedala - a atenção redobrada para riscos na estrada.
O estudo foi realizado com 42 motoristas com e sem experiência no ciclismo e utilizou 60 plaquetas com imagens típicas de trânsito. Durante o estudo, o objetivo era identificar rapidamente pequenas mudanças nas imagens como sinalização e presença de carros, pedestres e ciclistas.
Os motoristas que também pedalam foram mais rápidos ao identificar as mudanças, com uma velocidade particularmente grande na detecção de imagens de outros ciclistas. Segundo os responsáveis pelo estudo, isso é extremamente importante já que cerca de 12% dos acidentes com ferimentos graves decorrem da não percepção de problema na estrada.
Os pesquisadores ainda concluem que apesar de algumas pessoas possuírem uma habilidade natural para detectar riscos na estrada, o uso da bicicleta parece aprimorar esta característica. Por isso, segundo eles, é importante estimular o uso da bicicleta para aumentar a segurança geral em ruas, estradas e avenidas.
Por: Pedal.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +