Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

CÃIBRAS: Porque acontece e como evitar?

  • 02/09/2016

As caibras são extremamente dolorosas e aparecem em momentos inoportunos, causadas por uma forte contração muscular e uma ineficiência no relaxamento, ou seja, a musculatura contrai e não relaxa, causando desconforto, dores, um acumulo de lactato na região e em algumas situações ate mesmo lesão muscular.


As caibras são extremamente dolorosas e aparecem em momentos inoportunos, causadas por uma forte contração muscular e uma ineficiência no relaxamento, ou seja, a musculatura contrai e não relaxa, causando desconforto, dores, um acumulo de lactato na região e em algumas situações ate mesmo lesão muscular.

O que muita gente não sabe é que a cãibra é causada por dois ou mais fatores, sendo eles:

  • Alto grau de fadiga
  • Ultrapassar o limite de seu corpo ou condicionamento atual
  • Desidratação
  • Falta de sais
  • Uma possível lesão subjacente

 

Estes são fatores que quando associados um ou mais causam cãibras. O nível de fadiga muscular é na grande maioria das vezes o primeiro fator a se acumular com outro para causar as cãibras, esta fadiga pode ser causada por ultrapassar seu limite atual de condicionamento físico ou pelo acumulo de atividades.

A desidratação é outro fator que ganha destaque, tendo em vista que, a água é um meio de transporte de nosso corpo, responsável pelo equilíbrio mineral e por limpar as vias de sinalização de contração e relaxamento da musculatura, o que se deve atentar ao fato de que hidratar-se de forma ideal não é somente o uso da água, é ideal inserir na hidratação porções de eletrólitos e carboidratos, em uma formulação isotônica para ser melhor absorvido.

Outro fator a ser atentado e que muitos atletas por falta de conhecimento não considera é o fato de possíveis lesões subjacentes estarem influenciando no aparecimento de cãibras. Como assim? Lesões que você teve anteriormente e causou um encurtamento do musculo ou do tendão e vem limitando a amplitude do movimento pode deixar sua musculatura mais propensa a cãibras. Sua posição na bicicleta é também um fator que pode vir a influenciar no desencadeamento desta situação.

Você sabendo das possíveis causas pode se atentar a tais fatos e procurar evita-los, sendo assim, procure conversar com seu treinador sobre seus treinos e níveis de treinamento, atente-se a sua hidratação antes, durante e após os treinos, sempre levando em consideração a dosagens ideal de eletrólitos e carboidratos. Alongamento periódico  pode deixar você com uma musculatura mais solta e influencia diretamente na sua recuperação e se for o caso consulte um profissional para verificar a possibilidade de encurtamento muscular ou de tendão e fazer os ajustes necessários em sua bicicleta.
 
Por: treinodeciclismo.com.br

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fatores pode ser a causa

Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fa...

Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como funciona o seguro para bicicletas?

Como funciona o seguro para bicicletas?

Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alimentação para ciclista: 5 benefíocios da canela na saúde e no pedal

Alimentação para ciclista: 5 benefíocios...

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar