Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como se manter motivado no ciclismo

  • 19/04/2016

Sendo bem sincero, o ciclismo não é festa pura o tempo todo. Às vezes é chato, às vezes dói… Então como se manter ativo, disposto e motivado?


Por: www.daemoncycling.com

 

Nas últimas semanas tenho me visto menos motivado com o esporte do que em outras épocas. Não tenho me esforçado nas metas semanais, alguma displicência com equipamento e com ¼ do ano já ultrapassado, eu participei de nada menos que ZERO corridas. Não consigo apontar exatamente os reais motivos para esse comportamento embora suspeite de um acúmulo de coisas que na maioria nem estão relacionadas à bicicleta. 

Sendo bem sincero, o ciclismo não é festa pura o tempo todo. Às vezes é chato, às vezes dói e às vezes a última coisa que você quer é sentar no selim com aquela roupinha apertada e girar para o infinito até voltar ao mesmo lugar. Mas uma coisa é certa, raramente depois de um pedal você vai sentar-se no sofá e reclamar algo como “não devia ter feito isso…”

Então como se manter ativo, disposto e motivado? Procurando fórmulas de como dar na cabeça dessa onda azul, compilei aqui um conjunto de dicas que podem ajudar quem estiver em situação parecida.

Tenha um objetivo
Se você ainda não definiu o seu, comece a cavar. Nem precisa ser exatamente uma corrida mas algo que te ponha no selim com determinação. Seja um desafio de distância, perder peso ou bater o PR daquele seu amigo competitivo, estabeleça uma meta e pedale nessa direção. É muito importante que suas metas sejam desafiadoras porém claras e atingíveis (“percorrer a costa do Brasil sem desclipar” não é uma meta atingível). Defina também como você vai fazer para atingí-las. A medida que seu empenho é devolvido em progresso, seu cérebro começa a trabalhar para deixá-lo cada vez mais motivado.

Reforce seus hábitos
Estabelecer e obedecer uma rotina ajuda muito a te tirar da cama nos dias mais cinzas (metaforicamente falando). Com o tempo, você estará cada vez mais apto a comparar seu progresso diante daquele segmento já decorado por tantas semanas de treinos. Pra mim, comparar os tempos é como olhar o extrato do banco: tudo que já gastei de energia e tanto que ainda tenho para gastar!

Pedale com os amigos
Encontre sua turma para o tipo de pedal que mais te agrada. Sejam Randonners, fixeiros, MTBikers ou tudo ao mesmo tempo, combine treinos ou passeios mas sustente seu compromisso com o grupo! Muitas vezes tudo que você espera é aquela mensagem abortando o pedal mas se ninguém mandou, esteja lá como combinado. Na maioria das vezes, todos esperavam por essa mensagem mas o compromisso com o grupo colocou todo mundo girando! Um grupo de treino com pessoas legais ajuda a manter não só os pneus cheios como o bom papo durante o pedal!

Faça algo diferente
Tente uma planilha nova, explore estradas inéditas do seu GPS; se o cascalho é seu terreno, experimente maiores velocidades no asfalto. Já andou em um velódromo? As possibilidades são múltiplas e o ciclismo é um esporte limitador o bastante para você ficar preso em uma modalidade só. Fazendo coisas diferentes, seu cérebro vai te ajudar a manter sua animação e motivação em dia!

Desencana
Mas se ainda assim nada das ideias anteriores funcionar pra você, considere pedalar apenas quando você estiver realmente a fim! Desencana do “estar motivado” ou “preciso voltar às planilhas”. Não se cobre tanto, seja mais flexível não apenas nos seus músculos e tendões mas com seus horários e sua obsessão. É bem provável que sua gana por pedalar volte junto com as memórias do quanto a bike te faz bem.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alternar a intensidade dos treinos faz bem para a sua saúde

Alternar a intensidade dos treinos faz b...

Um novo estudo publicado na revista Brain Plasticity descobriu que alternar a intensidade... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | O ciclismo pode curar uma ressaca?

O ciclismo pode curar uma ressaca?

Como evitar que uma ressaca atrapalhe um passeio de bicicleta?

Bikers Rio Pardo | Artigo | Pedalar em Jejum: O cardio em jejum é uma boa idéia?

Pedalar em Jejum: O cardio em jejum é um...

Você já acordou antes do sol nascer para um pedal matinal. E aí você saiu direto sem comer... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Porque os ciclistas devem comer banana

Porque os ciclistas devem comer banana

Bananas são uma ótima fonte de energia para competições e nada bate a fruta na hora de sup... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: CICLO AVENTURA - GUAPÉ-MG - 15/03/2020

Bikers Rio Pardo | CICLO AVENTURA - GUAPÉ-MG