Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Logica do treinamento: Entenda como deve funcionar a programação de seu treino

  • 18/03/2016

É importante para o atleta entender a logica de treinamento no qual seu corpo passa para que possa ter a evolução necessária e chegar no objetivo traçado.


Por: Altaperformanceciclismo

 

É importante para o atleta entender a logica de treinamento no qual seu corpo passa para que possa ter a evolução necessária e chegar no objetivo traçado.

O primeiro principio desta logica é o principio da especificidade, ou seja, treinar para o que a sua modalidade requer, seja ele MTB XCO, XC ou XCM, ciclismo de estrada, TT, montanhas, provas curtas ou longas, se você quer melhorar algo primeiro é necessário observar a especificidade, melhor, observar quais capacidades físicas são exigidas nela e então iniciar a programação de treino.

O segundo principio é o da super-compensação,  que consiste em submeter seu corpo a estímulos, oferecer circunstancia e tempo para recuperação e de forma progressiva aumentar volume e intensidade em épocas especificas tanto para volume quanto para intensidade, e sempre oferecer ao corpo subsídios para que ele possa se recuperar.

Através da realização de uma sessão de treinamento você dá ao corpo um estímulo alto (intensidade) ou “choque” para perturbar a sua homeostasia. Após a fadiga imediata, o corpo responde através da adaptação durante a recuperação de modo que possa lidar com uma maior carga de treino próxima vez. Isso é conhecido como super-compensação, porque quando a energia do corpo, músculos, e sistemas cardiovascular reconstruírem-se, eles tornam-se mais fortes e mais capazes do que antes do treinamento ocorrido. (fonte: http://home.trainingpeaks.com/blog/article/using-heart-rate-variability-to-schedule-the-intensity-of-your-training)

Quando você pensar em treinamento e evolução é necessário montar uma estratégia para  tirar o seu corpo da “zona de conforto”, oferecendo estímulos específicos e tempo de recuperação para que ele  se adapte e então evolua. É valido lembrar ainda que os estímulos realizados devem ser diferentes um do outro, procurando uma variação de tempo e intensidade e que o tempo de recuperação também varia de acordo com o stress causado pelo treino.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fatores pode ser a causa

Dor no joelho ao pedalar? Um desses 7 fa...

Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como funciona o seguro para bicicletas?

Como funciona o seguro para bicicletas?

Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Alimentação para ciclista: 5 benefíocios da canela na saúde e no pedal

Alimentação para ciclista: 5 benefíocios...

Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar