Pesquisa afirma que preguiça demais pode predispor a problemas metabólicos e cardíacos
Recomeçar… Essa é a palavra da semana. Voltar à rotina do trabalho e dos treinos não é tarefa fácil depois de passar alguns dias de pernas para o ar, sem compromissos e sem agenda. Mas atenção, preguiça demais pode fazer mal – de verdade – para a saúde. Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism identificou que dormir demais nos dias livres pode trazer problemas para o metabolismo e riscos à saúde.
A pesquisa, realizada pela Universidade de Pittsburgh (EUA), analisou durante sete dias o número de horas, os hábitos de sono e de alimentação de 445 pessoas saudáveis de meia-idade (entre 35 a 54 anos) e verificou que aquelas que sentiam preguiça demais e cultivavam o hábito de dormir muito nos fins de semana tinham predisposição a desenvolver problemas de saúde relacionados ao metabolismo.
APRENDA A OUVIR OS SINAIS DO CANSAÇO
Os pesquisadores descobriram que, quanto maior a diferença do sono diário semanal em relação ao do final da semana, maior o risco de a pessoa ter problemas cardíacos, relacionados ao alto nível de triglicerídeos (colesterol ruim), baixo nível de HDL (colesterol bom), aumento da resistência à insulina e da massa corporal. A justificativa é que o sono irregular afeta nosso relógio biológico, tornando o organismo instável – metabolismo mais lento – e propenso a esses problemas.
Ainda não há pesquisas para avaliar os efeitos de dormir demais nos fins de semana a longo prazo. Para os pesquisadores, entretanto, vale a pena tentar manter uma rotina de sono regular, tanto nos dias de folga quanto nos dias de trabalho, o que contribui para manter o metabolismo em equilíbrio. Por isso, saiba aproveitar os dias de descanso para relaxar, mas sem exagerar na dose.
Fonte: University of Pittsburgh
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +