Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

7 considerações importantes para quem quer começar no MTB!

  • 09/08/2015

O Mountain Bike ganha cada dia mais adeptos e apaixonados pela modalidade. Isso porque, além do encantador contato com a natureza, a prática apresenta peculiaridades bem positivas em relação a outros esportes relacionados ao pedal...


Por www.apaixonadoporbike.com.br

 

O Mountain Bike ganha cada dia mais adeptos e apaixonados pela modalidade. Isso porque, além do encantador contato com a natureza, a prática apresenta peculiaridades bem positivas em relação a outros esportes relacionados ao pedal. Saiba quais são essas características e aventure-se você também! Elencamos oito aspectos a serem esclarecidos e considerados por quem deseja iniciar essa incrível experiência sobre duas rodas, veja:

  • Benefícios em relação ao pedal urbano: O primeiro ponto, claro, já foi mencionado no início do post – a relação com a natureza. Um vínculo que a modalidade carrega no nome e se revela em benefícios bem positivos aos seus praticantes, como a absorção de ar limpo e a sensação de liberdade frente a uma imensidão livre de poluição, situações que aliviam o estresse e ampliam nossa visão de mundo e relação com o meio. Respeito, consciência e autoconhecimento em sua máxima.
  • Preparo físico: É importante atentar para o nível de esforço físico exigido nessa modalidade, o qual requer um preparo físico um pouco mais avançado, tendo em vista que o ciclista passa por caminhos irregulares, sinuosos, com muitas subidas e descidas.  Isso não quer dizer, no entanto, que você precise de uma super preparação antes mesmo de iniciar a prática mas, sim, que você deve considerar suas limitações e partir de percurso mais simples, em trilhas com menos relevo. Sempre aquecendo os músculos antes do pedal, claro.  Ou seja, tenha em mente que MTB é, antes de tudo, persistência e autoconhecimento.
  • Tipo de bike: É fundamental a escolha da bicicleta. Se você deseja se aventurar nessa modalidade, não arrisque, os modelos mais simples de bike são próprios para passeios, outros tamanhos e designs são ideais para manobras e as versões destinadas aos praticantes de Mountain Bike exigem e apresentam especificidades importantes. Estas têm acabamento reforçado adequado para suportar grandes impactos e sempre incluem marcha. Investir no equipamento específico é uma questão de proteção e conforto. 
  • Equipamentos de segurança: Em qualquer esporte segurança é básico. No MTB os acessórios essenciais são capacete, óculos, luva, bermuda com forro (para evitar que o banco machuque) e roupas leves que, de preferência, chamem a atenção – como forma de sinalização. Uma dica aqui é sempre atentar para as mudanças climáticas, levando uma capa de chuva como prevenção, e roupa de banho, para desfrutar das cachoeiras e riachos sempre bem-vindos nesses percursos.
  • Pedalar sozinho ou em grupo? Ambas as opções são bacanas. Mas, para iniciantes, pedalar só, pode ser um pouco perigoso. Isso porque, o risco de se machucar e não ter qualquer pessoa para dar suporte é razoável. Dessa forma, o mais indicado é pedalar em grupos de pelo menos três pessoas – caso ocorra algum acidente, um dos integrantes fica com a pessoa machucada e o outro busca ajuda.
    Revisão pré-trilha:É fundamental o ciclista se certificar de algumas circunstâncias antes de sair para a trilha: ajustar a altura do banco em relação ao seu peso e tipo de pilotagem, checar se as rodas estão bem fixadas, verificar se as marchas estão funcionando corretamente e calibrar os pneus.
  • Limpeza da bike: Nada de esguicho! Alguns componentes são muito sensíveis e podem ser danificados se entrarem em contato direto com jatos de água. Por isso, sempre que possível, faça uma lavagem a seco que, além de tudo, ainda conserva a lubrificação da bicicleta. Caso ela esteja coberta de lama, espere secar até poder eliminar a terra com uma simples escovação.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Andar de bike faz bem para a pele, coração, além de reduzir risco de depressão, veja

Andar de bike faz bem para a pele, coraç...

A atividade física regular pode ajudar a protegê-lo de doenças graves, como obesidade, doe... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Exercícios físicos regulares dobram as chances de você chegar aos 85 anos, diz estudo

Exercícios físicos regulares dobram as c...

Pessoas com os mais altos níveis de aptidão física aos 75 anos tiveram mais do que o dobro... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | SP: Bicicleta significa economia ao SUS e aumento do PIB

SP: Bicicleta significa economia ao SUS...

A saúde dos paulistanos pode melhorar muito se a bicicleta fosse mais utilizada para ir ao... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de bike

Quer mais tempo, dinheiro e saúde? Vá de...

Estudo inédito aponta que ciclistas economizam até 451 reais ao mês, tem 90 minutos livres... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 2º CICLO AVENTURA CANASTRA - 04/08/2019

Bikers Rio Pardo | 2º CICLO AVENTURA CANASTRA