Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Mountain bike Cross Country vs Maratona (XCO vs XCM)

  • 10/06/2015

As competições de mountain bike cross country e mountain bike maratona reúnem milhares de participantes aos finais de semana em todo o Brasil...


As competições de mountain bike cross country e mountain bike maratona reúnem milhares de participantes aos finais de semana em todo o Brasil. Na verdade as duas são modalidades do Cross-Country (XC), o olímpico (XCO) e o em formato de maratona (XCM). Ambas fazem parte da mesma disciplina onde os atletas precisam ter tanta a habilidade, técnica e força para subir, quanto para descer, passam horas em cima de uma bike e precisam ter o condicionamento físico para isto. Elas acabam sendo as modalidades principais do mountain bike pela facilidade em se praticar, basta pegar qualquer bicicleta e sair para rodar com os amigos em estradas de terra que já está começando a desfrutar o esporte. Apesar de serem disciplinas parecidas, com atletas que praticam ambas as modalidades, existem diferenças importantes entre elas, como podem ver a seguir.

 

Percurso

XCO: Disputado em circuitos com distâncias que normalmente variam entre 4 e 8 km por volta.

XCM: Percursos mais longos, normalmente acima de 60km. Existem vários tipos, saindo em um ponto e chegando em outro ou saindo e chegando no mesmo local, mas sem passar duas vezes pelo mesmo local.

 

Tempo

XCO: a categoria elite normalmente disputa uma quantidade de voltas que demorem aproximadamente 2 horas ou menos. As categorias amadoras disputam menos voltas, dependendo do grupo de idade, variando entre 1 hora e 1hora e 30 min de disputa.

XCM: A categoria elite normalmente conclui o percurso em 3 horas, mas pode variar bastante dependendo da condição climática, das estradas, da distância, podendo chegar até a 6 horas em etapas duras do Brasil Ride e outras ultramaratonas deste tipo. Neste tipo de corrida os amadores tem a oportunidade de correr pelo mesmo circuito da elite (as chamadas categorias Pró) ou circuitos menores e menos complicados nas categorias Sport. Esta divisão é cada vez mais comum e está presente em praticamente todas as provas de maratona do país.

 

Distância

XCO: depende da categoria e de quantas voltas darão no circuito. A elite normalmente percorre por volta de 40km e as demais categorias menos.

XCM: depende bastante do percurso, variando conforme nível técnico e dificuldade. Por exemplo, caso não tenha grandes dificuldades técnicas e o percurso renda bastante as distâncias da elite vão ficar perto dos 80-90km. Caso seja um percurso mais travado, com muita subida, as distâncias da elite podem ficar por volta de 50-60km. Lembre-se sempre de consultar a altimetria da prova antes de fazer a inscrição, porque distâncias menores nem sempre significam provas mais fáceis.

 

Dificuldade Técnica


XCO: alta dificuldade técnica! Tira o máximo da pilotagem dos atletas, exigindo experiência com a bike e um nível técnico considerável.

XCM: depende da competição, mas normalmente o nível técnico exigido é muito menor que em uma prova de XCO, exceto raras exceções.

 

Habilidade na subida

XCO: As subidas em pistas de XCO não são muito longas, mas normalmente são muito inclinadas, exigem alto nível técnico e muita potência muscular.

XCM: Normalmente provas de maratona são recheadas de longas subidas que exigem um bom ritmo e uma boa cadência de pedaladas para superá-las.

 

Habilidade na descida

XCO: as descidas nas pistas também são muito inclinadas e com alto nível técnico, normalmente com bastante raiz, degrau, pedra, tirando o máximo da habilidade dos pilotos. Nestas pistas dificilmente é possível descansar nas descidas, elas exigem muita concentração, força e técnica para segurar a bike no caminho certo.

XCM: nas provas de maratona as descidas variam mais. Existem descidas técnicas em trechos específicos, mas em sua maioria são grandes estradas onde é possível pegar uma boa velocidade.

 

Intensidade

XCO: neste tipo de competição não importa qual a categoria que você está disputando, todos estão andando a 100% o tempo todo, sem chances de aliviar em nenhum momento. A elite ainda consegue variar dentro do 100%, oscilando ritmo e montando sua estratégia para vencer a prova, mas estarão todos andando no limite o tempo todo.

XCM: depende do nível do atleta. Os que conseguem ir no limite por 3-4 horas fazem isto, mas é uma intensidade um pouco menor, mesmo pra estes super atletas. Para os amadores a intensidade varia bastante, cada um vai no seu ritmo para conseguir completar. Neste tipo de prova, para boa parte dos atletas, as longas distâncias e as dificuldades do percurso são o desafio principal.

 

Preparo físico

XCO: o atleta de cross country precisa ter mais explosão, ser mais intenso e ter mais potência muscular para superar as partes técnicas da pista.

XCM: atletas de maratona tem uma resistência maior, conseguem andar em alta intensidade por mais tempo e tem um ritmo de prova mais constante.

 

Formato de disputa

XCO: Nas provas de cross country são disputadas várias baterias, separando as categorias e evitando aquele congestionamento na pista. Desta forma mesmo quem está competindo ainda consegue assistir outras categorias correndo.

XCM: nas provas de maratona todas as categorias largam juntas, separando apenas pelas distâncias a serem cumpridas (categorias Pro e Sport), tendo cada uma delas uma largada.

 

Quantidade de atletas

As disputas em cross country são mais difíceis de perceber a quantidade de atletas, uma vez que estão divididos em várias baterias. Já nas provas de maratona a quantidade de atletas fica mais visível, com um grande pelotão saindo todo junto na largada. Mas ambos os tipos de provas conseguem reunir acima de 1.000 atletas.

 

Tipo de bicicleta

XCO: antigamente os atletas de elite escolhiam apenas bicicletas hardtail para este tipo de prova, uma vez que elas aliam baixo peso, alto desempenho e muita rigidez para encarar as subidas potentes. Mas hoje em dia, com a evolução das bikes, esta escolha não é mais unânime. Os atletas de elite escolhem entre full suspension e hardtail dependendo da pista que irão disputar.

XCM: neste tipo de competição as bicicletas com suspensão na frente e atrás podem dar um conforto maior, já que irá passar bastante tempo sentado no selim, mas também não é uma decisão unânime, depende do gosto de cada atleta.

 

Apoio

XCO: Existe uma área de apoio onde as equipes montam sua estrutura como se fossem boxes. Como os atletas passam por lá em toda volta, não é necessário andar com muita reserva de água ou comida, cada volta quem está te acompanhando lhe dá uma comida e/ou uma garrafa.

XCM: existe normalmente 1 ponto de apoio onde sua equipe ou acompanhantes podem lhe entregar suprimentos, água e fazer algum reparo na bike. Fora este ponto, existem os pontos de água oferecidos pela organização durante o caminho. Normalmente estão posicionados a cada 10km, dependendo da dificuldade de cada trecho.

 

Resgate

XCO: quando um atleta possui um problema mecânico ou físico e quiser abandonar a prova, basta sair da pista e esperar atendimento ou ir caminhando até o ponto de chegada. Nestas competições existem espectadores em quase toda a extensão da pista, passando informações para a organização de qualquer acidente mais grave ou problema mais sério, tornando o atendimento rápido.

XCM: já na maratona nem sempre isto é possível. Como as distâncias são grandes a agilidade não é a mesma. As organizações normalmente colocam vários pilotos de moto para andar pelo percurso acompanhando o andamento da competição, eles podem ajudar bastante em caso de um problema mais grave. Caso o problema na bike ou físico impossibilite de completar, mas não há riscos à saúde, o jeito é esperar o caminhão vassoura, que vai acompanhando o último atleta e pegando quem teve problemas durante a prova.

Por: Map Of Sports

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | O que acontece com seu corpo quando pedala

O que acontece com seu corpo quando peda...

Você já se perguntou o que acontece com seu corpo quando pedala, aqui está a resposta.

Bikers Rio Pardo | Artigo | Um estudo revela que a batata pode ser tão eficiente quanto o gel energético

Um estudo revela que a batata pode ser t...

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos) con... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Por que toda mulher deveria pedalar?

Por que toda mulher deveria pedalar?

Não faltam razões para você adotar o ciclismo como atividade fitness, lazer ou competição

Bikers Rio Pardo | Artigo | Álcool e ciclismo, como essa relação afeta o desempenho do ciclista?

Álcool e ciclismo, como essa relação afe...

Possivelmente, o álcool é a droga mais antiga e mais usada no mundo, entenda como droga um... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP - 19/01/2020

Bikers Rio Pardo | 6º CICLO AVENTURA - CACONDE-SP