Estudo utiliza bicicletas e mostra que atividade física curta e intensa diminui a pressão arterial
De acordo com uma pesquisa realizada na Escócia, a prática de exercícios físicos de curta duração mas intensos, como por exemplo o ciclismo, podem trazer diversos benefícios aos idosos como a redução da pressão sanguínea e um melhor condicionamento físico. O material foi divulgado pelo site da “BBC Brasil”.
O estudo foi feito na Universidade de Abertay com 12 aposentados (mais de 65 anos), que realizaram exercícios intensos de bicicleta duas vezes por semana no período de duas semanas. Como resultado, a pressão arterial do grupo reduziu em 9%, a capacidade pulmonar aumentou, além de se sentirem mais disposição para realizarem atividades do dia-a-dia como levantar-se da cadeira ou passear com os cachorros.
Coordenador do curso, John Babraj ressalta a velocidade e intensidade dos exercícios realizados. “Eles não foram excepcionalmente rápidos, mas para alguém dessa idade, foram”, disse Babraj, que conclui.
“Muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário (doenças cardiovasculares e diabetes). Se mantivermos as pessoas ativas e funcionando, poderemos reduzir o risco”, salientou. Os resultados foram apresentados no “Journal of the American Geriatrics Society”.
Este novo tipo de exercíco, físico e intenso, diferentemente dos convenvionais, longos e menos intensos, é defendido por alguns especialistas como mais seguro. Isto porque os chamados ‘exercícios convencionais’, como longas corridas, aumentam a taxa de batimentos cardíacos e a pressão arterial, podendo levar a ataques cardíacos e derrames. Até por isso, os exercícios curtos e intensos ajudariam a reduzir o custo gasto com a saúde dos idosos.
No Brasil estima-se que 14,9 milhões de pessoas possuem mais de 65 anos. A previsão é de que em 2060 este número chegue a 58,4 milhões.
Fonte: Prólogo/Ativo
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Para evoluir em termos de performance, não basta apenas treinar. Independentemente da inte... veja +
Cada vez mais a popularidade da bike indoor tem crescido, especialmente entre as mulheres.
Começar a pedalar pode ser um desafio para diversas pessoas, sobretudo para os iniciantes... veja +
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +