Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

O quadro perfeito para você e sua bike

  • 28/08/2014

O perfeito ajuste do biker à bike é fundamental para o bom desempenho. Ambos devem estar perfeitamente adaptados para uma pedalada saudável e prazerosa. A principal medida a ser escolhida é a do tamanho do quadro.


O perfeito ajuste do biker à bike é fundamental para o bom desempenho. Ambos devem estar perfeitamente adaptados para uma pedalada saudável e prazerosa. A principal medida a ser escolhida é a do tamanho do quadro.

No final nas contas, bike é como sapato: tem que comprar o quadro com o número certo. Assim como é desaconselhável correr uma maratona com um tênis dois números menores ou maiores, da mesma forma o biker deve escolher o tamanho do quadro de sua bike com perfeição.

O que determina o tamanho do quadro ideal para um ciclista é a altura de seu cavalo (vide foto acima). A estatura de um bike não é o determinante na escolha do quadro, visto que o comprimento das pernas varia de um biker para outro.

E como sabemos o tamanho de um quadro? Alguns quadro trazem  seu tamanho marcado em um adesivo fixado no tubo vertical, mas caso não haja marcação, é fácil descobrir: nas speed basta medir com uma fita métrica o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal. Já nas mountain bikes, o procedimento é o mesmo com a diferença que medimos desde o centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal.

Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bike de estrada. Entretanto, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.

Quando mede seu cavalo?


Para encontrar essa medida, fique descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, e vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo na parede e meça a altura com uma fita métrica.

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o biker. Ex.: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 X 0,65 = ~54.

No Brasil é raro encontrar quadros com numeração ímpar e o jeito é adquirir um tamanho de quadro aproximado. Arredonde esse valor para menor para uma bike mais ágil e esperta, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável, boa para os cicloturistas.

Tente primeiro um quadro menor, e, se após fixar a altura do selim o canote ficar muito exposto, é melhor então adquirir o quadro imediatamente maior.

Dicas


Se estiver em dúvida quanto ao tamanho, rode na bike de algum amigo que tenha o quadro do tamanho que você pretende adquirir. Quadros menores são mais ágeis e leves. Quadros maiores são mais estáveis e confortáveis em pavimentos imperfeitos.

Normalmente cita-se primeiro a medida do tubo vertical e depois a do tubo horizontal, exemplo, 54 x 55 cm. Quando vemos apenas uma medida descrita, entende-se como sendo os dois tubos do mesmo tamanho (nesse caso, chamado de quadro quadrado).

Para medir o tamanho de um quadro sloping – aqueles com o tubo horizontal inclinado para trás, como por exemplo nas Giant TCR – despreze a sua inclinação. Tire a medida com a fita métrica paralela ao chão.

A altura é o mais importante no quadro. O comprimento pode ser ajustado trocando-se a mesa. O mercado oferece opções de mesa que vão dos 7 aos 14 cm, com incrementos de 0,5 em 0,5 cm.

Atenção: alguns canotes de selim têm marcações que indicam o limite de regulagem. Não ultrapasse os limites! Se na sua bike esses limites ficarem expostos é sinal evidente que a bike está pequena para você.

Fonte> Bike Magazine

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | Um estudo revela que a batata pode ser tão eficiente quanto o gel energético

Um estudo revela que a batata pode ser t...

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos) con... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Por que toda mulher deveria pedalar?

Por que toda mulher deveria pedalar?

Não faltam razões para você adotar o ciclismo como atividade fitness, lazer ou competição

Bikers Rio Pardo | Artigo | Álcool e ciclismo, como essa relação afeta o desempenho do ciclista?

Álcool e ciclismo, como essa relação afe...

Possivelmente, o álcool é a droga mais antiga e mais usada no mundo, entenda como droga um... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Quer ser feliz? Então pedale!

Quer ser feliz? Então pedale!

Seja um grande desafio ou uma pedalada tranquila; uma cicloviagem vai aguçar os seus senti... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: PEDALZINHO UNIMED - 08/12/2019

Bikers Rio Pardo | PEDALZINHO UNIMED