Erro de principiante <br /> Saiba o que não fazer no dia da prova e atente-se aos detalhes <br /> Treino é treino, jogo é jogo. A célebre frase do jogador de futebol Didi também se aplica bem ao triathlon. Ainda que tudo corra bem nos treinamentos, erros banais na hora da prova podem complicar ou mesmo comprometer a performance do atleta.
Erro de principiante
Saiba o que não fazer no dia da prova e atente-se aos detalhes
Treino é treino, jogo é jogo. A célebre frase do jogador de futebol Didi também se aplica bem ao triathlon. Ainda que tudo corra bem nos treinamentos, erros banais na hora da prova podem complicar ou mesmo comprometer a performance do atleta. E não se engane com o título acima, pois até mesmo atletas profissionais acabam se complicando por subestimar cuidados básicos. Confira abaixo os principais:
1 - Não estreie equipamentos na semana da prova. Equipamentos que alteram a posição do atleta sobre a bicicleta podem provocar mudanças significativas no conforto e na performance. E mesmo outros, como rodas, capacetes e até caramanholas, eventualmente causam problemas: rajadas de vento em rodas de perfil mais alto que o habitual, capacetes sem ventilação ou garrafinhas que não saem facilmente do suporte podem gerar desde desconforto até acidentes sérios.
2 - Não espere por oficinas ou lojas qualificadas em outras cidades. Nem sempre é fácil encontrar boas lojas, oficinas e profissionais em cidades pequenas ou que não tenham tradição em ciclismo ou triathlon. Quanto mais moderno for o seu equipamento, mais bem preparado você deve estar para ajustá-lo e resolver pequenos imprevistos. Levar um kit com gancheira, corrente e pneu reserva o deixará mais tranquilo em qualquer viagem de competição.
3 - Não deixe para regular a bicicleta na véspera. Além de regular câmbio e freios, é importante testar os ajustes com calma, principalmente se utilizar rodas de competição diferentes das de treino. Realize ao menos um treino com intervalos que simulem a situação de prova (ritmo, curvas ou subidas) com os acessórios instalados e regulados. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.
4 - Não confie em pneus gastos e/ou freios desregulados. Mesmo que esteja competindo com o equipamento de treino, revise-o adequadamente - na prova, a bicicleta também será submetida a maior estresse (freadas mais duras, curvas mais fechadas), e equipamentos gastos ou desregulados podem provocar acidentes.
5 - Não deixe de levar pneus, câmaras ou rodas reservas para a prova. Mesmo que não pretenda carregar câmaras ou pneus reservas, leve-os para a área de transição. Um pneu furado pode acabar com o dia antes mesmo da largada.
6 - Não fuja do seu planejamento. Não se deixe influenciar pelo ritmo de outros competidores ou pela motivação extra do dia da competição. Pedale na sua frequência ideal, baseada nos treinos que realizou. Lembre-se: o esforço extra na bike poderá comprometer a corrida.
Matéria publicada na revista VO2 Bike edição 98, novembro de 2013
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +