Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

O papel do Whey Protein na nutrição do ciclista

  • 06/06/2015

Um dos suplementos mais visados pelos atletas, de forma geral, é a Whey Protein. Um composto protéico extraído do soro do leite, utilizado para impulsionar os níveis de força e aumentar o ganho de massa muscular.


Um dos suplementos mais visados pelos atletas, de forma geral, é a Whey Protein. Um composto protéico extraído do soro do leite, utilizado para impulsionar os níveis de força e aumentar o ganho de massa muscular. 

Tem como característica a boa digestibilidade, alto valor nutritivo e são capazes de elevar os níveis de aminoácidos plasmáticos rapidamente após a sua ingestão, proporcionando inúmeros benefícios à saúde. 

A nutricionista Maria Luisa Bellotto, especializada em nutrição esportiva pela Universidade de Barcelona, na Espanha, falou um pouco mais sobre esse composto, há muito considerado o Padrão Áureo da proteína. 

Esses suplementos devem ser utilizados regularmente. Suas proteínas são digeríveis e rapidamente absorvidas, muito conveniente às situações de estresse oxidativo, uma situação gerada pela prática de atividade física. Importante para o sistema imunológico, pois atuam como fonte de energia muscular durante o estresse metabólico, disse Maria Luisa. 

Os BCCAs - aminoácidos com uma particularidade em sua composição física e atuante nas funções de: energia para contrações musculares, retardamento da fadiga central e catabolismo, aumento do rendimento e dos níveis plasmáticos de glutamina, compõem os músculos esqueléticos sendo importantes para os atletas, uma vez que, diferentemente de outros aminoácidos essenciais, são metabolizados diretamente no tecido muscular e são os primeiros usados durante períodos de exercício e treinamento de resistência, com a função de reabastecer os níveis reduzidos de proteína e começar a corrigir e reconstruir o tecido muscular magro. 

Alguns autores relacionam a utilização da Whey Protein com o retardo na ocorrência de fadiga, proporcionando condições de aumento no rendimento esportivo, pois provocam a diminuição do uso dos estoques de glicogênio muscular, beneficiando o desempenho do atleta. 

Os componentes da proteína do soro do leite incluem basicamente a beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina, albumina de soro bovino, lactoferrina, imunoglobulinas, enzimas, lactose e minerais. 

A proteína do soro do leite existe na forma concentrada ou isolada e hidrolisada, podendo haver diferentes graus de hidrólise e são de fácil digestão. Os concentrados de proteína do soro podem ter um teor de proteína variando de 34% a 80% e os isolados de proteína do soro contêm teor de proteína acima de 90%, ressaltou a nutricionista, lembrando da necessidade de o atleta realizar uma avaliação física, além de consultar um nutricionista. 

A Whey Protein é indicada a ser consumida após a atividade física e quando a dieta é insuficiente em proteina animal. Uma alimentação tipica do brasileiro fornece a quantidade necessária destes aminoácidos, encerrou Maria Luísa. 


Fonte: Prólogo

 

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Artigo | 6 coisas que todo novo ciclista precisa ter

6 coisas que todo novo ciclista precisa...

Novo no esporte? Saiba quais são os itens indispensáveis para começar.

Bikers Rio Pardo | Artigo | 11 pensamentos de um ciclista durante uma subida dura

11 pensamentos de um ciclista durante um...

Sempre que nos deparamos com aquela subida braba, são vários os pensamentos que vêm à cabe... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Ciclismo e amizade: como o esporte aproxima as relações e faz bem para o corpo e mente

Ciclismo e amizade: como o esporte aprox...

Você já saiu para fazer um pedal só e, no meio do caminho encontrou algum ciclista? E, ent... veja +

Bikers Rio Pardo | Artigo | Como transportar a bike no carro?

Como transportar a bike no carro?

Confira dicas e opções de suportes

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP - 01/11/2020

Bikers Rio Pardo | 3º CICLO AVENTURA - CASA BRANCA-SP