Cinco litros. Esta é a quantidade média de água perdida por um ciclista em um dia de treino forte e calor intenso, de acordo com o Institute of Medicine, ONG norte-americana fundada em 1970 e especializada em ciências biomédicas, medicina e saúde. A boa notícia: Você não precisa repor tudo isto com água.
Cinco litros. Esta é a quantidade média de água perdida por um ciclista em um dia de treino forte e calor intenso, de acordo com o Institute of Medicine, ONG norte-americana fundada em 1970 e especializada em ciências biomédicas, medicina e saúde. A boa notícia: Você não precisa repor tudo isto com água.
Repor a hidratação com alimentos ricos em água não só auxilia na reidratação, mas também contribui para uma recuperação mais rápida no pós-treino. De acordo com especialistas, seus nutrientes podem repor os eletrólitos que são perdidos durante a transpiração, repõem os estoques de energia gasta e reduzem os riscos de inflamações.
Sendo assim, use e abuse destes alimentos ricos em água para matar a sede de seu organismo.
MELÂNCIA
Composta por 90 por cento de água, a melancia é uma fruta perfeita para recuperar a hidratação do atleta, repondo rapidamente os índices de glicogênio do organismo.
Os primeiros registros de seu cultivo vêm do Antigo Egito. Como em outras regiões onde a água potável é rara, a fruta, composta principalmente por água, era utilizada para matar a sede de viajantes e da população em épocas de seca. Talvez por esse papel importante, a melancia era tida em alta estima pelos antigos egípcios.
A melancia é rica em ferro, em magnésio, em potássio, em vitaminas A, B5 e B6 e em carotenóides, substâncias antioxidantes.
FRUTAS VERMELHAS
Estas deliciosas frutinhas contém 92 porcento de água em sua composição, além de serem ricas em antocianinas, substância que protege o corpo contra infecções, tumores e obesidade, além de reduzir inflamações e dores nas articulações causadas por overtraining.
As frutas vermelhas são excelente fonte de vitamina C: uma xícara (apenas 46 calorias) oferece quase 100% das necessidades diárias dessa vitamina que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem ação antioxidante. Além disso, são fontes de folato e potássio.
SOPAS
Sopas e caldos contém sódio, o mais importante eletrólito a ser reposto pelo organismo (estudos mostram que o nosso corpo absorve mais fluídos quando adicionamos eletrólitos tais como sódio na água). Dê preferência para sopas de legumes, que adicionarão mais nutrientes e fibras que auxiliarão na recuperação pós-treino.
CEREAIS
Quando cozidos, cereais absorvem água, hidratando seu organismo durante a digestão. Por ser rica em fibras solúveis, a aveia, em especial, contribui para o trânsito intestinal, ajudando na prevenção de câncer de cólon e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Os cerais são também fontes de proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5.
PIMENTÃO
Com 92 porcento de sua composição constituída por água, trata-se de um vegetal com um alto poder de hidratação. O pimentão é também uma excelente fonte de vitamina C e, quando maduro, é uma boa fonte de vitamina A. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro, sendo altamente indicado na dieta de recuperação do atleta.
ALFACE
Atualmente, a alface é a hortaliça folhosa de maior consumo no Brasil - segundo estimativas, cerca de 40% dos gastos totais dos brasileiros com verduras são destinados à compra da alface.
Composta por nada menos 96 por cento de água, a alface possui a alface é fonte das vitamina A e K e de folato. Também é rica em ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides, além de rica em fibras.
PEPINO
Tão rico em água quanto a alface, sua casca contém sílica, que promove a elasticidade das juntas, pele e unhas. Além da sílica, o s principais nutrientes encontrados no pepino são o magnésio, o potássio, a vitamina B5, a vitamina C e os carotenóides, substâncias antioxidantes associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
AIPO
Composto por 95 porcento de água, possui baixíssimo índice de calorias e alta quantidade de fibras, o que auxilia no gerenciamento calórico da dieta do atleta. O aipo é ainda excelente fonte de vitamina K e fonte potássio e folato. É, também rico em carotenóides, fundamentais para a prevenção de doenças degenerativas como a doença arterial coronariana, o câncer e outras doenças, além de estimular o sistema imunológico e agir como antioxidante.
Fonte: MTB Brasília
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
Um grande motivo para as pessoas entrarem no ciclismo é que é um esporte de baixo impacto.... veja +
Apesar de ser muito comum fazer seguro para carros, muita gente que pedala frequentemente... veja +
Os benefícios do ciclismo para o corpo e mente são inúmeros. Mas você sabia que pensar em... veja +
Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa... veja +