Diz um ditado que óculos bom é aquele que você esquece que está usando! Mas para que isto aconteça, depende do ciclista fazer a escolha certa, pois fabricantes como a Shimano desenvolvem diversos modelos e configurações, onde um modelo perfeito para um, não é necessariamente
Diz um ditado que óculos bom é aquele que você esquece que está usando! Mas para que isto aconteça, depende do ciclista fazer a escolha certa, pois fabricantes como a Shimano desenvolvem diversos modelos e configurações, onde um modelo perfeito para um, não é necessariamente a melhor opção para outro.
SEGURANÇA
Antes de abordar os aspectos que levam a uma boa escolha dos óculos de ciclismo, falaremos do quesito SEGURANÇA, um dos mais importantes para o ciclista, pois a visão em plenas condições garante uma ótima visibilidade do trajeto e dos obstáculos pelo caminho. Os óculos conferem diversos tipos de proteção e as principais, podemos citar, são: proteção contra o vento gerado pela velocidade; intempéries como poeira e chuva; além de fatores como insetos, galhos de árvores e até mesmo pedriscos que podem prejudicar seriamente nossa visão. Para exemplificar, vou citar uma situação em que minha visão foi salva pelos óculos em uma competição de MTB XC do Open Shimano que participei na Argentina, na província de Unquillo. Em um trecho estreito e técnico de single track, perdi um pouco o controle da pista, por cansaço, desviando da trilha e dando de cara num galho de árvore. Como resultado uma das lentes dos óculos ficou inutilizada devido a um risco grande, porém, minha visão foi protegida e meus olhos nada sofreram, ufa! Aproveito e ressalto o fato de que os óculos Shimano tem proteção anti risco no lado externo da lente, contra riscos pequenos de manuseio e até mesmo no momento de limpeza das lentes, que devem ser feitas com a parte "interna" do saquinho de pano que acompanha os óculos.
ERGONOMIA
Como segundo fator em importância está o formato ou design do óculos a ser escolhido, que deve estar de acordo com o formato do seu rosto e a interface do óculos com o capacete. Primeiramente, os óculos tem que cobrir a área dos olhos, trazendo proteção desde a sobrancelha até a parte inferior dos olhos, e para um perfeito ajuste, não pode tocar as bochechas. Para achar o modelo ideal, prove diversos formatos de lente, mais arredondadas, ovais ou quadradas e prefira um modelo que deixe uma leve abertura nas partes inferiores e superiores para entrada e saída de ar. A abertura não deve ser grande a ponto de permitir a entrada dos agentes externos que citamos no início deste artigo. As lentes dos óculos Shimano possuem um tratamento interno anti-embassamento, devido a vapores gerados pelo aumento da temperatura facial e evaporação do suor. Para complementar este recurso, existem lentes que possuem pequenas aberturas ou rasgos nas partes inferior, superior ou lateral, para uma extra ventilação quando a intensidade do exercício exigir.
Para um melhor ajuste da distancia e altura entre os óculos e o rosto, pode-se fazer a regulagem através das narigueiras ou apoio do nariz. Em alguns modelos Shimano existe esta opção de ajuste e regulagem para uma perfeita sintonia entre os óculos e o rosto.
Bem, você provavelmente não usará seus óculos somente com um modelo de capacete. Portanto, é necessário considerar que as hastes da armação não devem entrar em contato e tocar a parte inferior do capacete, tirando os óculos do lugar e causando desajuste (é um risco ter que ficar ajustando-o durante a pedalada). Para isto os óculos da nossa marca oferecem além de designs de hastes curvas, evitando este contato, também o ajuste de ângulo da lente/haste, trazendo diversas opções para quando se pedala mais reto na bike e em posições aero com a cabeça abaixada, mais próxima ao guidão.
LENTES
Outro ponto a ser abordado é a interface entre o óculos e a mente! Cada ciclista tem suas preferências: estamos falando da cor da lente, ou cor de fundo dos óculos. Podemos citar como exemplo os óculos Ray Ban com as clássicas lentes verdes G15, que filtram a luz azul do sol e conferem uma visão mais natural e tranquila, sendo mais voltado para o lazer.
CORES DE LENTES
Da mesma maneira, os óculos para ciclismo tem que proporcionar uma ótima sensação ao pilotar, e o ciclista deve provar os diversos tipos de cores e acabamento de lentes para poder sentir com qual se sentirá mais confortável. Eu particularmente gosto de óculos de deixam a visão clara, com fundo amarelo, que deixa a cabeça muito ativa (adoro sol) e a visão bem ativa e com os objetos detalhados. Já com as lentes de fundo marrom, que também detalha bastantes os objetos e conferem uma boa visão de profundidade, não me sinto muito confortável; parecem me entristecer. Acho que é a sensação de falta luz mesmo num ambiente aberto. Já lentes azuis tendem a filtrar outras cores e proporcionar uma visão parecida com a visão preto e branca, que são mais recomendados para ambientes internos e a lente verde, que mais filtra os raios do sol, é recomendada para o uso prolongado no dia a dia.
Enquanto a cor de fundo da lente faz uma relação com sua cognição interior, a parte externa da lente se relaciona com o meio ambiente e recomenda-se que faça uma combinação de acordo com o local que esteja pedalando. As lentes espelhadas, aquelas que chamam bastante atenção, muito usadas na moda, vão muito bem em lugares que não tenham tanta claridade, pois o espelho ajuda na nitidez do caminho, enquanto que lentes apenas escuras vão ajudar em lugares com sol bem forte e alto reflexo, até mesmo no meio da cidade repleta de carros que refletem o sol na lataria.
LENTES FOTOCROMÁTICAS
Existem também categorias de lentes especiais e com maior tecnologia além das cores. As fotocromáticas ou fotossensíveis são lentes que variam de tonalidade de acordo com a intensidade da luz do ambiente e/ou exposição aos raios UV. Ou seja, onde está claro, a lente escurece e num ambiente escuro, a lente clareia. Os óculos tradicionais deste modelo são os conhecidos Transitions, porém estes focados para uso urbano/diário. A Shimano também domina esta tecnologia e oferece os óculos do tipo fotocromático que são uma grande vantagem quando se pedala em um percurso com sol e com sombra de trilhas fechadas, oferecendo proteção aos raios solares ao ar livre e concedendo o nível de visão necessário quando na sombra. Uma ocasião muito propícia ao uso destes óculos é quando se sai pela manhãzinha, quando o sol está fraco e seguimos pedalando até a hora do sol mais intenso: a lente gradualmente irá escurecer de acordo com a necessidade. Da mesma maneira no período da tarde até horários próximos ao por do sol, a lente irá clareando gradualmente, oferecendo maior visibilidade.
LESTES POLARIZADAS
Um segundo tipo de lente especial é a Polarizada, que consiste em ter um filtro de luminosidade agregado a lente, camada esta que filtra os reflexos emitidos pelo sol. Esta tecnologia é muito utilizada para uso em frente a água, principalmente em pescarias. Mas também no ciclismo, é um tipo de lente que costuma refrescar a vista, principalmente no uso em rodovias e estradas onde permanecemos muitas horas com a visão exposta ao reflexo e ao brilho do asfalto, que ofuscam a visão. Com este recurso, que remove os reflexos, aumenta-se a nitidez e a visão em profundidade, evitando até mesmo cansaço ocular!
FILTROS UVA E UVB
Independente da cor ou tipo da lente escolhida, um dos requisitos mais importantes para a saúde do ciclista é que utilize óculos que tenham filtros às radiações UVA e UVB
Estes trarão proteção aos olhos do ciclista, evitando futuras complicações oculares. Complementando os modelos de lentes disponíveis, há ainda lentes transparentes, que podem ser usadas na chuva protegendo dos respingos de água, bem como as lentes amarelas e âmbar que tem a função de aumentar o ganho de luz da visão, altamente recomendado para noite e também em trilhas fechadas e escuras. Estas lentes tem cor única e não são espelhadas.
LENTES INTERCAMBIÁVEIS
Para encerrar nosso bate papo, enfatizamos que uma das grandes versatilidades dos óculos esportivos e principalmente os modelos da Shimano, é a troca das lentes, ou seja, lentes intercambiáveis. Há modelos de óculos que vem com 2, 3 e até 4 lentes, para o ciclista poder não só escolher qual a lente ideal para sair de casa, bem como trocar as lentes no meio do percurso, de acordo com sua necessidade.
Fonte: www.pedal.com.br
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