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Você sabe a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclo-rota?

  • 30/11/2014

Muito tem se falado sobre ciclovia, ciclofaixa, ciclo-rota? Mas qual a diferença?


Muito tem se falado sobre ciclovia, ciclofaixa, ciclo-rota? Mas qual a diferença? 

CICLOVIA - É um espaço segregado e criado para ser utilizado única e exclusivamente por bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. A maioria das ciclovias construídas em Brasília são exemplos de vias segregadas. Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. 

CICLOFAIXA - É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver olhos de gato ou no máximo os tachões do tipo tartaruga, como os que separam as faixas de ônibus. Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz, tem a sua elaboração de forma muito mais barata que a ciclovia, já que utiliza a estrutura viária existente. Dada essa definição, a ciclovia do Parque do Ibirapuera em São Paulo, SP, é tecnicamente uma ciclofaixa, já que não há separação física entre o espaço reservado às bicicletas e o resto da via, mesmo que por lá não circulem veículos automotivos. 

CICLO-ROTA - De uso mais recente, o termo ciclo-rota significa um caminho, sinalizado ou não, que represente a rota recomendada para o ciclista chegar onde deseja. Representa efetivamente um trajeto, não uma faixa da via ou um trecho segregado, embora parte ou toda a rota possa passar por ciclofaixas e ciclovias. As Ciclo-rotas do Brooklin, Lapa e Mooca, em São Paulo, são exemplos dessa infraestrutura, que está contida em um tipo de implementação mais abrangente chamado Bicycle Boulevard. Recentemente, foi realizado na cidade de São Paulo um mapeamento de rotas para ciclistas, que tem servido de base para as ciclo-rotas mais recentes. 

CICLOVIA OPERACIONAL - Faixa exclusiva instalada temporariamente e operada por agentes de trânsito durante eventos, isolada do tráfego dos demais veículos por elementos canalizadores removíveis, como cones, cavaletes, grades móveis, fitas, etc. 

As Ciclofaixas de Lazer, montadas aos domingos em várias cidades, como o Eixão do Lazer, em Brasília, são tecnicamente ciclovias operacionais, já que são temporárias e têm sua estrutura removida após o término do evento semanal. 

ESPAÇO COMPARTILHADO - O tráfego de bicicletas pode ser compartilhado tanto com carros quanto com pedestres. Mas vamos nos ater ao compartilhamento da via com os veículos motorizados, pois essa é a grande luta dos cicloativistas hoje. Pela lei, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada (art. 58 do Código de Trânsito). Ou seja, bicicletas e carros podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII). Mesmo tudo isso estando na lei, muitas pessoas ainda acreditam que a bicicleta não tem direito de utilizar a rua. E são essas pessoas que colocam o ciclista em risco, passando perto demais, buzinando e até mesmo prensando o ciclista contra a calçada. Também não compreendem o ciclista que ocupa a faixa, sendo esse o comportamento mais seguro (e recomendado pela CET ? Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), pois dessa forma a bicicleta trafega como o veículo que é, ocupando o espaço viário que lhe é de direito. 

Fazer entender que a rua é de todos, que o espaço público deve ser compartilhado, que as bicicletas também transportam pessoas que têm família, amigos, filhos, amores, é hoje muito mais importante que exigir ciclovias aqui e ali, que só serão úteis dentro de um plano cicloviário completo e integrado abrangendo toda a cidade, contemplando ciclovias, ciclofaixas, espaços compartilhados com carros ou com pedestres e ciclo-rotas sinalizadas. O que mais precisamos é respeito.

Fonte: Vá de Bike

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