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Benefícios da água de coco

  • 09/08/2014

Por essas e por outras razões, foi-se a época em que a água de coco só era prestigiada nas praias e durante o verão. Nos últimos tempos, a bebida se tornou uma preferência nacional. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.


Por essas e por outras razões, foi-se a época em que a água de coco só era prestigiada nas praias e durante o verão. Nos últimos tempos, a bebida se tornou uma preferência nacional. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas. 

Possui os mesmos benefícios que os isotônicos para pessoas que praticam esportes, não é à toa que a bebida é considerada um isotônico natural: além de ser rica em minerais, é ideal para repor os líquidos eliminados durante a prática de atividades físicas. A presença de eletrólitos, tais como sódio e potássio, possibilita uma absorção mais rápida, o que ajuda a recuperar as perdas desses nutrientes através da urina e do suor do atleta. Outra indicação para o consumo é em casos de ressaca, pois os carboidratos presentes em sua composição repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcóolica. 

A industrializada tem os mesmos nutrientes que o produto in natura. No processo de industrialização, não há perdas nutricionais e os minerais permanecem na bebida. O único diferencial é o acréscimo de conservantes. É preciso ler o rótulo do produto e certificar-se do prazo de validade para não se deparar com oscilações de odor e sabor. 

Embora seja fonte de vários minerais importantes para a saúde, a água-de-coco não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, por portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia da bebida fornece muito sódio e glicose ao organismo. No caso de pessoas com distúrbios renais, o agravante se dá por conta da quantidade de sal que esse líquido possui. A recomendação diária de consumo da bebida nesses casos não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada. 

A polpa do coco é mais saudável que a água 

Errado! Diferentemente da água, que possui baixa caloria, a polpa encontrada no coco é considerada hipercalórica e contém alto teor de gordura. Cada 100 g da polpa possuem 590 calorias, logo, não deve ser ingerida por quem está de dieta para emagrecer ou quer manter o peso. Entretanto, para benefícios estéticos ela é muito recomendada. Indica-se bater a polpa e a água da fruta e aplicar na pele e nos cabelos para hidratar. 

Em excesso provoca diarreia 

Pelo contrário, a água-de-coco é ótima para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais. No passado, a bebida era utilizada por médicos como soro nos campos de batalha, logo, sua composição contribui para a hidratação e o equilíbrio do organismo. 

Possui diversas vitaminas 

A água-de-coco pode ser ingerida sem problemas. Trata-se de um hidratante natural com baixíssima caloria: 100 ml de água-de-coco possuem apenas 22 calorias. Além disso, a mesma quantidade concentra cerca de 250 mg de potássio, o equivalente à quantidade necessária por dia, 105 mg de sódio, metade do valor recomendado diariamente, e também quantidades significantes de cálcio, magnésio e vitamina C. 

Diversos benefícios 

Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades antienvelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. 

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

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