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Benefícios do ciclismo

  • 08/08/2014

Benefícios do ciclismo: <br /> - Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular. <br /> - O ciclista ganha resistência muscular nas pernas, o que é diferente de massa muscular.


Benefícios do ciclismo: 

- Melhora do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular. 
- O ciclista ganha resistência muscular nas pernas, o que é diferente de massa muscular. 
- Gasto calórico de até 600 Kcal/hora. 
- Ajuda a eliminar as gorduras localizadas. 
- Excelente atividade aeróbica e anaeróbica. 
- Reduz o estresse. 

Riscos/cuidados no ciclismo: 

- É preciso administrar o fôlego de maneira ordenada, pois algumas partes exigem mais que outras. O maior exemplo são as subidas. É preciso que o ciclista esteja com bastante fôlego para subir ladeiras. 
- O uso de capacetes é fundamental, para evitar bater a cabeça no chão ou em qualquer lugar, em uma eventual queda. 
- Há riscos de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços, principalmente em uma eventual queda. 
- Cuidado para não forçar demais o seu ritmo e não prejudicar as articulações dos joelhos e tornozelos. 

Principais grupamentos musculares utilizados no ciclismo: 

- Quadríceps. 
- Glúteos. 
- Abdômen 
- Tíbia. 
- Panturrilha. 
- Lombar. 

Dicas para um melhor rendimento físico no ciclismo: 

- Treinar corridas ajuda a dar ritmo para o ciclista. Com isso você irá perder mais calorias e dará um nível elevado de intensidade para o treinamento, aumentando os batimentos cardíacos (melhor capacidade aeróbica) e o volume de sangue no seu corpo. Treinar corridas dará mais resistência aos músculos da perna. Isso trará vantagens na hora das pedaladas. 
- O treino de resistência para quem pratica ciclismo é mais interessante do que o treino de força, pois as provas são bastante longas. 
- Procure administrar a respiração. Quando tiver ladeira pela frente, procure guardar bastante fôlego na superfície plana para usar na subida, que requer um esforço muito grande. 

Materiais/vestimenta/equipamentos para o ciclismo: 

- Farol/luz: um pequeno farol branco na frente da bicicleta e um farol vermelho atrás são essenciais para a prática do ciclismo no escuro. É a única forma para que as pessoas vejam você quando estiver escuro, e evitem acidentes. 
- Garrafa de água: hidratação é muito importante para qualquer esporte. Ainda mais no ciclismo, onde geralmente são percorridas longas distâncias. A bicicleta tem um suporte para as garrafas de água, e não atrapalha em nada o ciclista. É só encaixar a garrafa no suporte e pedalar à vontade. 
- Roupas: os shorts devem ser de lycra ou bastante confortáveis. As camisas também devem ser bem confortáveis, lembrando que o ciclista deve escolher a parte de cima de acordo com a temperatura. Camisetas regatas são bem-vindas se o clima estiver quente, assim como os casacos serão uma melhor escolha se o clima estiver frio. 
- Tênis: pode-se usar o do dia-a-dia para pedalar. Mas, os mais dedicados devem usar um tênis específico, que tem um clipe que encaixa no pedal. 
- Capacete: é absolutamente essencial para proteger sua cabeça em uma eventual queda. 

Fonte: Corpo Perfeito

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