Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

7 dicas para lavar roupas de ciclismo sem estragar

  • 24/01/2017

Saiba como manter a aparência e eficiência das roupas de ciclismo após a lavagem


As roupas de ciclismo estão cada vez mais sendo desenvolvidas com altas tecnologias. Isso significa peças com zonas de compressão específica, tratamentos anti-bacterianos e por aí vai.

Uma vez que tais itens representam um investimento significativo, vale a pena descobrir a melhor forma de lavar e cuidar dessas peças, para que mantenham, tanto quanto possível, suas características originais.

A equipe da Bicycling conversou com alguns especialistas da indústria para descobrir a melhor forma de lavar roupas de ciclismo. Confira as principais recomendações.

Como lavar roupas de ciclismo

1) Lave logo e com frequência

Não deixe suas coisas sujas jogadas em um cesto durante cinco dias. A razão pela qual sua roupa de ciclismo pode cheirar mal é porque você a deixou molhada de suor em uma pilha, um terreno fértil para bactérias. Quanto mais tempo a sujeira permanece no tecido, mais difícil é a sua remoção.

Se você não muitas roupas de ciclismo para juntar algumas e lavá-las várias vezes na semana, o melhor a fazer é lavá-las junto com outros tipos de roupa. Tecidos sintéticos costumam perder a cor com a lavagem, por isso coloque na máquina peças de cores semelhantes.

2) Máquinas de lavar são legais

Lavar camisas e bermudas na mão não é tarefa fácil. A gente sabe. Mas não se preocupe: as máquinas de lavar roupa atualmente têm vários ciclos de lavagem, incluindo opções para os chamados tecidos delicados.

Se a sua máquina tem um agitador central, coloque suas roupas para lavar dentro de em um saco de malha.Principalmente se você tiver os chamados bib shorts – os suspensórios podem enroscar no agitador e até rasgar.

Muitos não gostam de lavar roupas de ciclismo com regularidade porquê têm medo que a agitação afete a durabilidade. Porém as partículas de sujeira podem causar mais danos que a própria máquina, pois corroem as fibras do tecido.

3) Prepare as peças

Não basta jogar as coisas na máquina. Tire um tempo para virar os shorts do avesso, diminuindo assim o atrito entre os tecidos. Feche os zíperes para não danificá-los e evitar que eles próprios danifiquem outras peças.

Aliás, você sabe qual é o maior culpado pela abrasão entre os tecidos na máquina? O velcro. Certifique-se de que todas as luvas e peças que possuem velcro estão corretamente fechadas.

E se o seu passeio foi meio, digamos, lamacento, retire o excesso de sujeira das peças antes de jogá-las na máquina. Em caso de manchas, vale utilizar um produto específico para retirá-las antes da lavagem.

4) Fique frio

Lavar em água quente é uma das coisas que mais danifica uma peça de vestuário. Temperaturas elevadas da água podem danificar irreversivelmente as roupas. E isso não refere apenas ao elástico da cintura, mas aos próprios tecidos.

5) Use sabão em pó, mas não muito

O tipo de sabão em pó que você usa não é tão importante na hora de lavar roupas de ciclismo. Apenas use. Mas não muito: o sabão em pó é altamente concentrado, então você não precisa usar grandes quantidades.

Segundo especialistas, as tampas de medições e instruções sobre a quantidade de produto de limpeza a ser usado muitas vezes exageram. Grande parte das pessoas ficaria surpresa com o que uma gota de sabão é capaz de fazer.

Outra dica importante: evite totalmente os amaciantes. Além de deixarem resíduos nos tecidos, podem danificar o elastano e deformar tecidos sintéticos.

6) Enxague duplo

Pode ter certeza: esse botão da máquina de lavar está lá por alguma razão. O enxague duplo, além de usar um pouco de água extra, é praticamente inofensivo e ajuda a garantir que o sabão em pó será totalmente retirado.

7) Estenda as roupas

Nunca use secadora para itens que você usa próximo à pele. Se existir algum resíduo de suor, o calor vai fazer com que ele permaneça para sempre na fibra.

Outra coisa, se a água quente pode danificar as fibras do tecido, você já imaginou o que uma secadora é capaz de fazer? Por isso o melhor a fazer é pendurar as roupas no varal para secarem ao ar livre.

Apenas lembre-se de uma exceção importante: tecidos com tratamento DWR precisam de uma passada rápida pela secadora para reativar o acabamento DWR.

Via: Bicycling

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Dica | Jogo de corpo: aprenda como se posicionar na bike para vencer obstáculos

Jogo de corpo: aprenda como se posiciona...

Dentre as muitas técnicas para superar obstáculos e trilhas desafiadoras num percurso de M... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | Como perder peso sem perder potência no pedal

Como perder peso sem perder potência no...

Derrubar alguns quilinhos é um desafio para a maioria das pessoas. Porém, para quem gosta... veja +

Bikers Rio Pardo | Dica | 7 coisas que os Especialistas em Emergências Médicas gostariam que você soubesse sobre quedas de bikes

7 coisas que os Especialistas em Emergên...

Estas dicas podem salvar sua vida em caso de uma queda mais grave de bike

Bikers Rio Pardo | Dica | Segurança na bike: conheça deveres e direitos do ciclista para evitar acidentes

Segurança na bike: conheça deveres e dir...

Bicicletas são cada vez mais usadas como transporte alternativo, mas existem cuidados que... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar

Próximo Evento: 2º Pedal do Café - GUAXUPÉ-MG - 29/10/2017

Bikers Rio Pardo | 2º Pedal do Café - GUAXUPÉ-MG