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Selim regulado

  • 09/08/2014

Ajuste corretamente o banco e evite dores <br /> A prática do ciclismo é mais segura, em longo prazo, quando comparada a esportes como a corrida. Boa parte das lesões que acontecem no pedal decorre de acidentes. Traumas relacionados ao esforço repetitivo são menos comuns e severos que os verificados em corredores


Ajuste corretamente o banco e evite dores 

A prática do ciclismo é mais segura, em longo prazo, quando comparada a esportes como a corrida. Boa parte das lesões que acontecem no pedal decorre de acidentes. Traumas relacionados ao esforço repetitivo são menos comuns e severos que os verificados em corredores. 

No entanto, são frequentes os erros de posicionamento do ciclista sobre a bicicleta, o que acaba gerando desconforto e dores, podendo evoluir para lesões com o passar do tempo caso o problema não seja tratado e corrigido devidamente. 

Um dos pontos mais importantes a ser observado no ajuste da bicicleta é a regulagem do selim. 

Fernando Rianho, fisioterapeuta esportivo e especialista em bike fit, explica as consequências de um banco mal posicionado e como corrigir o problema. 

Erro: Selim muito baixoInfluência na pedalada 

- aumento da tensão no tendão patelar; 
- sobrecarga das musculatura estabilizadora do quadril; 
- pressão excessiva dos pés nos pedais, com o tornozelo muito baixo no ponto inferior da pedalada; 
- flexão exagerada do quadril.Lesões decorrentes 
- dores na parte anterior dos joelhos; 
- dores lombares; 
- tendinite nos glúteos; 
- dores no quadril (atletas com lesões de labrum preexistentes). 

Correção 

- flexão de joelhos no ponto alto da pedalada (contrarrelógio): até 110º; 
- flexão de joelhos no ponto alto da pedalada (estrada): até 115º.Erro: 

Selim muito alto 

- estiramento excessivo dos músculos posteriores das coxas; 
- mau posicionamento pélvico no selim; 
- excesso de trabalho dos tornozelos. 

Lesões decorrentes 

- irritação do trato iliotibial (ITBS); 
- lesões nos músculos isquiotibiais; 
- dores lombares. 

Correção 

- extensão de joelhos no ponto baixo da pedalada (contrarrelógio): 37º a 42º; 
- extensão de joelhos no ponto baixo da pedalada (estrada): 35º a 40º. 


Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição 96, setembro/13

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