Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

A Scott Scale customizada que Nino Schurter utilizou para vencer em Windham

  • 21/08/2014

O ciclista Nino Schurter é considerado um dos maiores expoentes do Mountain Bike XC da atualidade. Vencedor de três campeonatos mundiais de Cross-Country e três Copas do Mundo em apenas 5 anos, Schurter promete voar ainda mais, tendo vencido as duas últimas etapas da Copa do mundo de XC, ficando assim poucos pontos atrás do atual líder da competição e eterno rival, o francês Julien Absalon.


O ciclista Nino Schurter é considerado um dos maiores expoentes do Mountain Bike XC da atualidade. Vencedor de três campeonatos mundiais de Cross-Country e três Copas do Mundo em apenas 5 anos, Schurter promete voar ainda mais, tendo vencido as duas últimas etapas da Copa do mundo de XC, ficando assim poucos pontos atrás do atual líder da competição e eterno rival, o francês Julien Absalon.

Durante a 8ª etapa da Copa do Mundo de XC, realizada em Windham, Nova York, Schurter utilizou uma Scott Scale com quadro e componentes customizados que diferem das bicicletas de produção encontrada nas lojas. “A geometria da Scott de Nino foi baseada inteiramente em seu biotipo. Ela possui um tubo superior maior e um ângulo da caixa de direção mais agudo que nas bikes vendidas em lojas”, diz o mecânico da equipe Scott, Scott Wilson. De acordo com ele, apenas 25 quadros foram produzidos, especialmente para Schurter.

Uma curiosidade a respeito de Scott Wilson: além dele, mais um dos membros do staff da equipe também se chama Scott (sem nenhum parentesco entre eles e com o dono da marca, Ed Scott). Isto geralmente causa uma certa confusão no trailer da equipe)…

Componentes e montagem – Nino é um ciclista leve e esguio, pesando 61kg distribuídos em 1,76m de altura. Seu biotipo privilegiado facilita e muito nas subidas, ainda mais levando-se em consideração que sua bike pesa menos que 7,7kg.

O quadro customizado é do tamanho médio, com uma geometria bastante agressiva, acentuada pelo uso de uma mesa invertida com -6º e um amortecedor com curso ajustável entre 60 e 100mm, que Schurter mantém em 80mm para deixar a frente da bike ainda mais baixa.

“Se você sentar no selim desta bike perceberá na hora que não se trata e uma bicicleta para passear no parque”, diz Wilson. “Trata-se de uma bicicleta concebida única e exclusivamente para vencer corridas”.

Ao contrário da maioria de seus concorrentes adeptos do formato 29er, a Nino utiliza o formato de rodas 27.5 polegadas em sua bike, mais adequado às suas dimensões.

A bike utiliza movimento central padrão BB30, ao contrário das Scott Scale de série, que utilizam o padrão Press Fit 92. Segundo Scott Wilson, a razão é o seu baixo peso. “Apesar do BB30 exigir maior manutenção, ele é mais leve e aqui é isso que conta. Seja como for, sempre trocamos o movimento central a cada corrida”.

Outro diferencial visível em comparação com os modelos Scale de série é a utilização de amortecedor da marca DT Swiss, um de seus principais patrocinadores, ao invés dos da marca Fox.

Este modelo, um protótipo de curso ajustável que utiliza um sistema de bloqueio diferente dos convencionais, que ao ser acionada, trava no menor curso (60mm).

O grupo transmissor de 1 x 11 tem sua relação alterada de acordo com as características da prova, variando com coroas de 36 ou 38 dentes em um cassete 11-42 dentes.

Entre os componentes mais diferenciados da bike de Schurter encontram-se os pneus tubulares Pipiskuallos de cravos pequenos, da marca Dugast. Ainda muito pouco utilizados no mountain bike, se comparados aos pneus com câmara e os tubeless, possuem a vantagem de serem mais duráveis e trabalhar com pressões de ar menores que os pneus convencionais. Os pneus são montados em rodas DT Swiss tubular.

 

Confiram as fotos:

 

Fonte: MTB Brasília

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar