Conheça uma das principais novidades do MTB da linha 2018 da marca Specialized Bicycles
Poderíamos simplesmente ter adicionado uma nova tecnologia na Epic e parado por aí, mas somos adeptos à velha ideia de que “o conjunto vale mais do que a soma de suas partes”. Então, ao invés disso, jogamos tudo o que tínhamos na nova Epic, e a tornamos a bike de XC mais rápida que você já pedalou.
Mais Leve. Mais Inteligente. Mais Rápida.
Rápida e plana, acidentada e técnica, íngreme e difícil - não importa a pista, a Epic é a melhor ferramenta para lhe colocar no topo do pódio. Seu design é totalmente novo, e meu amigo, é muito rápido.
As pistas mudaram ao longo dos últimos anos. E enquanto as estradas de terra batida costumavam reinar no XC, elas foram substituídas por rock gardens e singletracks técnicos, mas com os ciclistas pedalando no limite e com força total. Então para assegurar que a nova Epic fosse a melhor ferramenta para chegar ao topo do pódio nestas novas pistas, nós redesenhamos completamente o quadro para ser Rider-First Engineered™, desenvolvemos uma geometria moderna de XC, e criamos um Brain totalmente novo e uma nova plataforma de suspensão.
A nova EPIC está disponível nas versões:
Mais Leve
O quadro Rider-First Engineered™ economiza até 525 gramas, mantendo a rigidez. Não é uma tarefa fácil - sim, estamos falando apenas da economia de peso do quadro (quadros Pro, Expert e Comp).
Mais Inteligente
O novo Brain 2.0 foi completamente redesenhado. Agora mais perto do eixo traseiro para maior responsividade para absorver as imperfeições, e com um novo layout e caminho de fluxo do óleo para um controle de amortecimento mais consistente.
Mais Rápida
Alcance do guidão mais longo, tubo da caixa de direção mais relaxado e um offset personalizado do garfo entregam uma pilotagem melhor. Escaladas, descidas, estabilidade e confiança já não são mais preocupações.
Quadro Redesenhado
Rider-First Engineered™ é uma tecnologia que apresentamos em nossa Tarmac, e ela traz layups e formatos de tubos únicos para cada tamanho de quadro. Isso permite que nossos engenheiros tracem objetivos específicos para cada tamanho, então quer você utilize tamanho S ou XL, você terá a mesma experiência e qualidade no pedal, sem a bike ser muito rígida ou pedalar como um macarrão molhado.
Tudo isso é muito legal, mas aqui vai a parte impressionante. Fomos capazes de fazer uma bike com uma relação entre rigidez e peso párea com qualquer uma da concorrência, além de reduzir 240 gramas na traseira (economia de peso de 39%), e até 525 gramas a menos no quadro. Sim, você leu corretamente - redução de 525 gramas somente no quadro. Isso é o equivalente a remover totalmente a tecnologia de suspensão Brain, a extensão da suspensão, alguns espaçadores e as peças dos pivots.
Brain 2.0
O mundo da suspensão foi virado de cabeça para baixo com a introdução da Brain, há mais de uma década. É a única suspensão que consegue diferenciar a força do ciclista e as imperfeições da trilha. Ela se mantém firme no terreno suave e abre ao passar por imperfeições e irregularidades. A necessidade de travas, cabos extras e controles remotos acabou, então pedalar as descidas e esquecer de abrir a sua trava é coisa do passado. Ela pensa por você.
A suspensão Brain 2.0 pega tudo de melhor das versões passadas e constrói em cima delas. Colocá-la mais próxima do eixo, onde o momento da inércia acontece, cria um sistema mais responsivo do que nunca. As portas de óleo e sua trajetória de fluxo foram redesenhadas para reduzir a turbulência do óleo e proporcionar um amortecimento mais consistente. E a equipe de suspensão também lidou com o encaixe da mangueira, então não há nenhum problema de fricção contra o quadro, fazendo com que seja a versão Brain mais visualmente discreta já feita. As mangueiras são roteadas diretamente através da extensão da suspensão, eliminando curvas e encaixes desnecessários, melhorando o fluxo do óleo.
Geometria Moderna
Vamos ser honestos - os pedais e corridas de XC mudaram. Já não existem pistas de corridas que se parecem com uma pista de caminhada no parque. Agora existem seções de trilhas que poderiam ser confundidas com uma pista de enduro. Sabíamos que teríamos que lidar com as características intimidantes das bikes de XC, então jogamos tudo pela janela e começamos do zero.
Aumentamos o alcance do guidão para criar uma dianteira mais longa e mais estável. Para manter a posição do ciclista consistente com o que temos hoje, encurtamos o comprimento da mesa, o que também confere uma pilotagem mais rápida. Enquanto isso, o ângulo do tubo da caixa de direção foi aberto em 1.5º para criar um ângulo agressivo de 69.5 graus. Estas duas mudanças juntas criam uma bike muito mais confiante em velocidade e nas descidas íngremes em terrenos acidentados. Mas você provavelmente está pensando, “Este ângulo do tubo da caixa de direção vai deixar uma bike de cross country frouxa e lenta, certo?” Errado. A equipe da bike e da suspensão testou dúzias de configurações e de offsets de garfos, até chegarem no que ofereceu o melhor equilíbrio entre estabilidade e pilotagem ágil, deixando-lhe com um offset do garfo de 42mm. Você pode ter o melhor dos dois mundos.
Nova Traseira
Nos esforços para fazer da Epic a bike mais rápida de XC do mercado, um dos objetivos principais era reduzir o peso drasticamente. Para fazer isso, removemos os pivots da traseira nesta nova plataforma, e esta decisão nos economizou 240g (39% mais leve) somente na traseira. Isto, juntamente com a nova suspensão Brain, nos permitiu melhorar muito o desempenho geral da bike, além de economizar até 525g em alguns quadros.
Você pode dizer que a nova Epic é uma bike de pivot único. No entanto, nós projetamos áreas de flexão na corrente e nas rabeiras superiores para simular o desempenho de um sistema FSR. Sendo projetada a partir de uma transmissão 1x, nossos engenheiros foram capazes de ajustar a plataforma para ter um desempenho melhor sob as forças das pedaladas. E combinado com a sensibilidade da nova suspensão Brain, a Epic melhora ainda mais a eficiência de sua versão anterior.
A remoção dos pivots também criou uma traseira mais rígida, e, é claro, isso significa uma maior transferência de potência. Porém, acreditamos firmemente no sistema FSR como um design eficiente de suspensão, então você ainda o verá em nossas outras mountain bikes.
Por: Bike na Mídia
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +