Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Como um ciclista de 105 anos está fazendo a ciência rever os limites humanos

  • 06/04/2017

Depois de passar boa parte da vida vendendo vinhos, Robert Marchand começou a pedalar regularmente aos 76 anos; inspire-se com a sua história


Em 2014, Robert Marchand, da França, entrou para a história do ciclismo com uma marca impressionante. Aos 103 anos, o francês bateu o recorde mundial de maior distância percorrida em uma hora por ciclistas centenários: 26,92 quilômetros pedalados em 60 minutos. O detalhe é que Marchand baixou a própria marca, de 24,25 quilômetros, registrada dois anos antes.

Depois de passar boa parte da vida vendendo vinhos, o atleta  transformou-se em objeto de um minucioso estudo científico conduzido por pesquisadores da Universidade de Evry-Val d’Essonne, na França . Ao longo de meses de análises, exercícios e testes, os cientistas buscaram as respostas capazes de explicar como um idoso de 105 anos é capaz de evoluir fisicamente, apesar dos efeitos nefastos do tempo.

Francês bateu o recorde mundial de maior distância percorrida em uma hora por ciclistas centenários: 26,92 km em 60 minutos.

As conclusões do trabalho foram publicadas no final do ano passado em um periódico cientifíco, “The Journal os Applied Physiology”, e ajudam a entender como as pessoas com mais de 100 anos de idade se adaptam física e fisiologicamente ao exercício regular, de diferentes intensidades. Se você se interessa pelo tema e é capaz de ler em inglês, pode conferir todos os detalhes do estudo aqui .

Aptidão física

Trocando em miúdos, a conclusão mais importante da pesquisa foi a de que, mesmo depois de alcançar idade tão avançada, Marchand foi capaz de aumentar sua aptidão física aeróbica ao intensificar a frequência de seus exercícios. Só assim ele foi capaz de bater o próprio recorde, afinal.

De acordo com Veronique Billat, professora responsável pelo estudo francês, os dados colhidos com a ajuda de Marchand provariam que “somos capazes de melhorar nossa aptidão aeróbica e nosso desempenho esportivo em qualquer idade”. Até então, os fisiologistas tinham como certeza absoluta o fato de que tal capacidade entra em declínio constante depois dos 50 anos.

Há grandes chances de que Marchand, da França, que mede pouco mais de 1,50 e pesa 52 quilos, seja um verdadeiro super-humano. Claro que a grande maioria de nós não chegará aos 100 anos com a disposição e a forma física do francês. Mas sua história serve como uma belíssima inspiração para levantar do sofá imediatemente, não importa qual seja a sua idade.

Mexa-se!

Por: Último Segundo

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar