Pesquisa feita em parceria com diversas associações da sociedade civil mostra que existe uma grande subnotificação nos casos de roubos e furtos de bike. Entenda o caso!
A recente pesquisa sobre roubos e furtos de bicicletas no Estado de São Paulo, feita em parceria entre diversas associações da sociedade civil e com o site Bike é Legal, teve seus primeiros resultados divulgados hoje.
De uma amostragem espontânea de 331 vítimas, 84,4% são moradores da cidade de São Paulo, os outros 15,6% residem em outros municípios do Estado e da Grande SP.
Quase um terço (28,4%) das vítimas que responderam tiveram sua bicicleta roubada ou furtada no ano de 2016. 20,7% das respostas são referentes ao ano de 2015. E os poucos meses de 2017 já representam 10,8% da amostragem do levantamento.
Um dos principais objetivos da pesquisa foi averiguar a subnotificações desses crimes em SP, e os resultados revelam que do total, 51,1% das vítimas não fizeram boletim de ocorrência. 34,1% fizeram o boletim de ocorrência, mas não incluíram o número de série da bicicleta. E apenas 14,5% fizeram o boletim de ocorrência incluindo o número de série da bicicleta no B.O.
Quando questionados do motivo para não realizarem o Boletim de Ocorrência, 62,1% das vítimas que não fizeram boletim de ocorrência afirmaram que não o fizeram “porque não adiantaria nada” e 29,7% “porque é muito demorado e burocrático”.
A partir da pesquisa, os principais locais dos roubos e furtos de bicicleta (incluindo os casos com e sem B.O) são os seguintes:
– 23,8% das respostas estão concentradas na região da Sé;
– 14,9% na região de Pinheiros;
– 10,6% na região do Butantã;
– 8,6% na região da Vila Mariana;
– 4,6% na região da Lapa;
– 3% na região de Santana/Tucuruvi;
– 3% na região da Casa Verde;
– 2,3% na região de Santo Amaro;
– 2,3% na região do Jabaquara.
Por: Bikeelegal.com
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +