De acordo com dados do Araxá Convention & visitors bureau, evento é o maior na cidade anualmente. Competição acontece entre dias 3 e 5 de março.
A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) acontece em Araxá há 14 anos. E neste tempo, o laço de confiança entre o município e o evento foi se consolidando. E, para realizar a prova mais esperada do mountain bike brasileiro, os moradores, empresários e Governo Municipal se preparam para receber cerca de 1500 atletas. Assim, Prefeitura, restaurantes, taxistas, postos de gasolina, dentre outros seguimentos, aumentam a produtividade levando a CIMTB Levorin influenciar na economia da cidade, gerando empregos diretos e indiretamente, movimentando o turismo e outros setores. A CIMTB Levorin acontece em Araxá entre os dias 3 e 5 de março e está com as inscrições abertas.
De acordo com o presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tannús, a CIMTB Levorin movimenta, durante os dias do evento, cerca de R$ 2 milhões na cidade. “Fizemos este estudo há cerca de dois anos e a movimentação de cada participante é de aproximadamente R$ 250. Lembrando que os atletas sempre vêm acompanhados por equipe, família e amigos. Além disso, a mão de obra utilizada no evento é da cidade, porque a organização prioriza isso. Isso valoriza a cidade turisticamente, e também valoriza os moradores”, comentou.
Eduardo lembrou que em 2017 a CIMTB Levorin irá acontecer logo após o carnaval, o que muda o cenário hoteleiro na cidade. “Após o carnaval, a CIMTB Levorin irá incrementar os hotéis executivos, aqueles que possuem baixa no movimento no carnaval, ou seja, isso privilegia toda a classe hoteleira, do hotel de alto padrão ao baixo padrão”, disse.
Considerado um dos melhores momentos no ano para o Tauá Grande Hotel, a gerente de contas, Vanessa Oliveira, contou que é necessário contratar extra para atender todo público. “A gente tem praticamente 100% de ocupação em todos os anos. A CIMTB Levorin consegue movimentar Araxá em um período de baixa temporada e esse ano é um fim de semana logo após o carnaval, e vamos manter a boa ocupação”, disse.
A gerente do hotel Fênix concorda. Márcia Ferreira Dias disse que recebe não só atletas como também público. “Eu acho um excelente evento, traz o pessoal de fora que vem participar e quem vai assistir. Assim, sempre conseguimos encher o hotel”, afirmou.
Outro parceiro é o restaurante O Pizzaiolo. Tradicional na cidade, o local é parceiro da CIMTB Levorin desde o início do evento. O proprietário, Moacir Carvalho Vale, contou que chega a contratar extras para atender bem o público. “É disparado o melhor evento de Araxá. É só gente de bem, atletas, pessoas de bem com a vida e envolvida com o esporte. É uma coisa que se Araxá tivesse um evento por mês assim, seria um paraíso. Eu sempre falei que acho ele top, o melhor de todos, melhor que semana santa, que Carnaval, até mesmo o fim do ano”, afirmou.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Geraldo Lima Júnior, afirma que a CIMTB Levorin movimenta Araxá durante a competição e deixa reflexos ao longo do ano. “Divulga a cidade no Brasil e no mundo, gera empregos direto e indiretamente, incentiva o mercado da bicicleta na cidade e ainda abre espaço para os lojistas terem contato direto com grandes marcas do seguimento. Além de movimentar o comércio de forma geral, toda cadeia produtiva que envolve hotéis, postos de combustíveis, taxistas, restaurantes, movimenta a cidade de forma que acontece uma confraternização entre as pessoas, traz novos contatos, enfim, o alcance é muito grande e o evento é muito importante”, finalizou.
Por: Revista Bicicleta
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +