Ajustem seus motores, carreguem as baterias. A Copa Internacional inaugura uma nova categoria de corrida no Brasil. A estreia da categoria EBike será em Araxá (MG), no dia 4 de março, com largada às 8h30.
A corrida será na pista do short track de 2km de extensão que traz muitos trechos técnicos. A prova tem categoria única, sem divisão de sexo, idade ou potência em Watts e terá a duração de 15 minutos e mais uma volta.
Além de ser uma oportunidade para os fabricantes divulgarem seus produtos, a ideia da nova categoria é oferecer a oportunidade para quem quer correr mas não tem um condicionamento de atleta. “A energia economizada pelo ciclista pode ser usada para manter o foco e superar os próximos obstáculos da trilha”, afirmou Marina Richwi, coordenadora de marketing da Specialized, marca que oferece bikes elétricas com motores de até 530W de potência.
A organização da Copa Internacional já utiliza as bikes elétricas desde 2015 quando o evento fechou uma parceria com a marca nacional Sense. As elétricas são utilizadas na montagem do circuito, pela imprensa e pela produção do evento, que também utiliza uma pequena carreta no qual é carregada com materiais para montagem da pista. “Usamos um carretinha especialmente desenvolvida para viagens de bike para levar ferramentas, estacas, fitas etc…”, explicou o organizador do evento Rogério Bernardes.
“Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é necessário que o ciclista pedale para que a bike se movimente. O motor é acionado assim que se pedala e corta a ajuda elétrica ao atingir os 25 km/h. Esse é o modelo mais utilizado na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, é o único que se encaixa na resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a equiparação dos veículos ciclo-elétrico aos ciclomotores. Temos diversos testemunhos de ciclistas que se apaixonaram novamente pela bicicleta por conta de uma Sense elétrica”, disse o coordenador de marketing da Sense Bikes, Frederico Pessoa.
A categoria Ebikes estará em todas as etapas da Copa Internacional.
Mais informações no site oficial do evento no site oficial http://cimtb.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +