Muitos usuários costumam customizar a bicicleta, mas isso tem um preço, as vezes muito alto se o que você quer é baixar o peso da bike. Um ciclista pegou uma bicicleta de estrada e conseguiu reduzir seu peso a apenas 2.7kg.
Muitos usuários costumam customizar a bicicleta, mas isso tem um preço, as vezes muito alto se o que você quer é baixar o peso da bike. Um ciclista pegou uma bicicleta de estrada e conseguiu reduzir seu peso a apenas 2.7kg.
Gunter Mai adquiriu uma bike speed completa de fábrica e, posteriormente, a magrela foi “reconstruída” para ser ainda mais leve. Os primeiros upgrades foram feitos pela Fairwheel Bikes, uma loja de bicicletas localizada na cidade de Tucson, no Arizona (EUA).
Na primeira customização, Gunter conseguiu baixar a bicicleta de estrada de 3kg para 2,8kg, em 2010, fazendo negócios com outros ciclistas com obsessão por bikes leves.
A maior parte dos componentes originais da speed, incluindo o quadro customizado em fibra de carbono, foi vendido para a Fairwheel Bikes. A loja de bicicletas é especialista em peças e acessórios “weight weenies” (baixo peso) e na cosntrução de projetos especiais.
Para se ter uma ideia da reputação da Fairwheel, a loja detinha o recorde da bike mais leve do mundo com a M2Racer Light Bike, antes da magrela de Gunter.
Perdendo peso
Depois de quase um ano, Gunter reuniu novas peças da Fairwheel e deu início a mais um upgrade, baixando o peso da speed de 2,8 para 2,7kg.
A bicicleta de estrada ganhou grafismos minimalistas e pronta para um ciclista especialista em subidas escalar estradas de montanhas sem preocupação alguma com os míseros 2,7kg.
Quadro e garfo da bicicleta speed
O quadro de fibra de carbono da atual bicicleta speed de Gunter pesa 643,9g e foi desenvolvido a mão por Marc Siebert, da empresa alemã Spin.
Assim como o quadro, o garfo de carbono, também produzido de forma artesanal, é bastante leve, com 185,9g e foi construído pela empresa alemã THM.
Cockpit
O guidão, a mesa, os manetes de freio totalizam 264,6g. O guidão foi fabricado pela Schmolke e a mesa é NoRa, enquanto os manetes de freio desenvolvidos a partir dos trocadores Campagnolo Ergo.
chmolke também forneceu o canote integrado com o selim Tune Speedneedle. Os trocadores de marchas são do estilo antigo fixo no quadro, mas esses são de carbono (é claro) feito pela marca BTP.
Rodas
Gunter utilizava as rodas da Lew, um conjunto que pesava 709,6g. Mas foi com uma ajudinha da Fairwheel que o dono de uma das bikes mais leve do mundo conseguiu praticamente tirar leite de pedra. O novo projeto ganhou aros Ax Lightness, cubos protótipos Dash, raios de titânio Pilar e pneus Tufo. Todo conjunto baixou o peso total para 583g.
A Fairwheel colocou freios de carbono AX Lightness Orion com pastilhas de BTP, o que acabou adicionando mais peso ao conjunto, indo de 71,6g da bike de Gunter para 103,5g.
Transmissão
No upgrade, o pedivela THM Clavicula foi substituído por um protótipo Myth feito na Holanda. O peso do protótipo de pedivela caiu para 281,4g, abaixo dos 298g do pedivela THM.
A bike ganhou movimento central em cerâmica e coroas em fibra de carbono produzidos pela Fiber-Lyte. A corrente escolhida foi uma fabricada em titânio pela empresa taiwanesa YBN. Os pedais foram substituídos por feito sob medida pela Aerolite, bem parecidos com os que Gunter tinha em sua bike, no entanto os novos são bem mais leves que os originais.
A Fairwheel instalou um câmbio traseiro SRAM Red, ligeiramente mais pesado do que câmbio traseiro feito sob encomenda para Gunter da marca Huret / BTP. Já o câmbio dianteiro é um Campagnolo Record.
Por: Biketek
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +