Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Estudantes desenvolvem sistema de segurança para bicicletas

  • 13/09/2016

Alunos da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais, vêm desenvolvendo um projeto que visa à segurança e ao bem-estar dos ciclistas.


Cada vez mais comum nos grandes centros, as bicicletas são um veículo de transporte caracterizado pelo baixo custo de manutenção e por possibilitarem boa prática esportiva. Com o crescimento do uso das bikes, alunos da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais, vêm desenvolvendo um projeto que visa à segurança e ao bem-estar dos ciclistas.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto Nossa Bike vem sendo desenvolvido a aproximadamente um ano. Ele faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr), que tem o objetivo de despertar em estudantes do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Profissional da Rede Pública a vocação científica para a pesquisa, concedendo bolsas para participarem de projetos/atividades de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação.

Criado por alunos de 17 anos, o projeto implantou diferentes sensores em bicicletas, como, por exemplo, os sensores de impacto, que enviam um comunicado aos cadastros previamente definidos em seu sistema, avisando de um eventual acidente a equipes de resgate, familiares, entre outros. Também faz parte do projeto os coletes iluminados por leds que é acionado ao pedalar e que transforma a energia cinética do movimento do ciclista em energia elétrica. Essa energia é responsável pelo acendimento dos leds do colete. Além disso, também vem sendo desenvolvida uma trava antifurto, para que o cidadão tenha mais segurança ao deixar a bicicleta parada em determinados locais.

Inicialmente desenvolvida para participar da XVI UFMG Jovem, a pesquisa também foi destaque de eventos internacionais na Rússia e Portugal, além da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP). Agora, os pesquisadores se preparam para apresentar o projeto na Costa Rica, em outubro.

A aluna Gabriela Santana, membro da equipe de desenvolvimento do projeto, lembra que a ideia era criar soluções para a proteção dos alunos que utilizam bicicletas no trajeto casa/escola, escola/casa: “Fizemos um estudo junto aos alunos que vão de bicicleta para a escola. Nele, constatamos que existia um número considerável de alunos que já haviam sofrido algum tipo de acidente e que estes acidentes, em sua maioria, aconteciam no horário da noite”, afirma.

O coordenador do projeto, professor Giezi Américo, da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, destaca os benefícios de projetos como este para os alunos das escolas estaduais: “Esse tipo de projeto desperta o interesse dos alunos pelo aprofundamento dos estudos, aguça a curiosidade dos alunos por outras áreas que possibilitem a complementação dos conhecimentos e ainda nos dirige ao empreendedorismo”, disse.

Américo ainda ressalta que o êxito do Nossa Bike despertou o interesse de outros alunos em participarem de novos projetos: “Este projeto chamou a atenção de outros alunos em desenvolverem novos projetos, os professores se comprometeram a trabalhar com projetos, tanto que hoje já realizamos nossa 1ª Mostra Científica no nível da UFMG. Sendo assim, nos credenciamos para participar da Mostra UFMG Jovem e Febrace”, afirma.

O objetivo agora é encontrar parceiros para apoiar o projeto de modo a disponibilizar os equipamentos para comercialização.

Por Diário do Comercio

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar