Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Hoje, 19 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Ciclista

  • 19/08/2020

O dia 19 de agosto marca o Dia Nacional do Ciclista, data criada em homenagem ao brasiliense Pedro Davison, vítima da violência no trânsito em 2006.


Hoje, 19 de agosto, é Dia Nacional do Ciclista.

A data reservada às pessoas que escolheram a bicicleta como meio de transporte ou adeptos do esporte é uma homenagem a Pedro Davison, ciclista morto após um atropelamento no Eixo Sul, em Brasília, há exatos 14 anos. Pedro tinha 25 anos quando foi atropelado por um carro que estava acima da velocidade permitida ao local em que era proibida a circulação de automóveis.

Após a morte de Davison, seus pais, Pérsio e Maria Elizabeth, buscaram justiça por meio da conscientização dos motoristas, a fim de evitar novas tragédias no trânsito.

Para isso, juntaram-se à ONG Rodas da Paz, criada em 2003 com o objetivo de "reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal." Pérsio e Maria Elizabeth fazem parte do conselho consultivo da Rodas da Paz e lutaram para que o dia 19 de agosto virasse Dia Nacional do Ciclista. Essa vitória aconteceu em novembro de 2017, e a lei entrou vigor já em agosto de 2018.

Nesse terceiro Dia Nacional do Ciclista, é preciso ressaltar a importância do respeito no trânsito como forma de melhorá-lo e torná-lo mais convidativo àqueles que enxerguem a bicicleta como opção. A primeira - e talvez mais importante - prática no trânsito é sempre cuidar do mais "fraco". O pedestre sempre vai ter prioridade diante da bicicleta. Por isso, ciclistas, nunca andem na calçada e só atravessem as faixas desmontados, além de respeitar os semáforos.

Na ciclovia, respeitem a velocidade máxima de 20 km/h e tenham paciência com os pedestres que optem por caminhar ali. Talvez esse espaço leve mais segurança a ele. Ainda na regra de respeito aos mais "fraco", os motoristas precisam dar prioridade aos ciclistas e pedestres. Como? Respeitando a distância de 1,5 metro aos ciclistas e entendendo que a bicicleta pode trafegar no meio da faixa, seja à direita ou à esquerda.

Isso está previsto no artigo 58 do Código Brasileiro de Trânsito. O texto é esse: "Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."

 

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar