Mais leves, rígidos e desenvolvidos com nova tecnologia, modelos tem como objetivo proporcionar ao ciclista a experiência de pedalar no mais alto nível
Por: Seppia
Scott, uma das principais marcas de bicicleta do mundo, apresenta nesta quinta (23) suas duas novas Mountain Bikes para a linha 2017: SCALE (hardtail) e SPARK (full suspension). Quadros mais leves e rígidos são desenvolvidos com nova tecnologia, comprovando a paixão e o comprometimento da marca suíça que não pensa somente em oferecer ao ciclista um equipamento de alta qualidade, mas seus novos produtos tem o objetivo de proporcionar o pedal/competição no mais alto nível.
SCALE: A GRANDE DOMINADORA DE INCONTÁVEIS BATALHAS EM COPAS DO MUNDO
Essa super máquina da Scott venceu muitas etapas da Copa do Mundo e pode se gabar de ter conquistado os títulos de campeã mundial e da Copa do Mundo. Quando pensamos em Scale, lembramos de Nino Schurter, pois nenhuma outra combinação atleta e bicicleta venceu tantas competições.
A jovem promessa do mountain bike feminino Jenny Rissveds estabeleceu um novo recorde vencendo todas as etapas da Copa do Mundo Sub-23 em 2015 a bordo de uma Scale. Devido a sua longa trajetória de grandes conquistas é difícil encontrar uma bike que possa competir com a Scale.
É seguro afirmar que a Scale perseguiu o mais alto padrão de tecnologia ano após ano, com seus engenheiros sempre trabalhando para mantê-la no mais alto nível de competição. A linha 2017 não deixou por menos e em sua nova plataforma chega completamente melhorada mais ágil e em melhor forma do que nunca.
DETALHES TÉCNICOS:
- 849 Gramas para o Quadro Scale SL no Tamanho M (Fibras HMX)
- Geometria redefinida: superioridade em todas as manobras (comparado a Scale anterior)
- Em média 47% mais confortável que a Scale anterior sem perder rigidez e ainda mais ágil
Suporte para o Caliper traseiro: O funcionamento do seatstay é fundamental para o conforto do atleta enquanto encara os diferentes obstáculos. Para que o seatstay desempenhe seu papel de conforto apropriadamente, eles devem estar livres do efeito enrijecedor do suporte do freio traseiro e em busca do melhor equilíbrio entre as funções de rigidez e conforto, nós revemos todo o paradigma que era o suporte do freio traseiro na nova Scale.
- Nova gancheira: redesenhada para ser integrada ao eixo, mais leve e eficiente, o novo design evita danos ao quadro em caso de impacto no câmbio traseiro. Disponível para câmbios Sram e Shimano Direct Mount.
- Geometria do quadro: o chainstay da linha 29” está mais curto em 13mm além de ter o seat tube 1,1° mais elevado ajudando a distribuir o peso do ciclista de forma equilibrada entre as duas rodas. A 27,5” segue a mesma geometria, porém com o chainstay mais curto em 2mm.
“A nova Scale não é só incrivelmente leve, mas também preconiza muito conforto em seu triângulo traseiro, o que é muito importante quando passo por descidas muito técnicas. Ela me poupa energia tanto nas descidas quanto nas subidas. Outra grande mudança é a geometria que me proporciona melhor distribuição de peso entre as duas rodas e uma frente mais estável, além da bicicleta estar mais ágil devido ao chainstay mais curto”, afirma Nino Schurter.
Observação: os modelos 945 e 965 em alumínio não existiam no ano passado. Essas novidades trazem componentes Sram, algo que não acontecia.
Scott Spark 2017: LEVEZA COM SIMPLICIDADE
Por despertar o interesse tanto de atletas profissionais quanto amadores, a nova Spark vem para atender todos os tipos de ciclistas. Por isso desenvolvemos um quadro específico para uso com duas coroas e um quadro somente para uma coroa. Baseado no critério seletivo do campeão Nino Schurter na montagem, a Spark não é diferente daquele que chega ao consumidor final. Isso vale para todos os 33 modelo da linha. Veja as novidades da versão 2017:
- Câmbio dianteiro High Direct Mount: enquanto a Spark antiga usa o câmbio dianteiro Direct Mount, a nova vem com o High Direct Mount nos modelos equipados com duas coroas. Esse câmbio permitiu mais espaço para desenvolvermos o pivô principal mais largo e um chainstay mais reforçado. O quadro da Spark RC é projetado especificamente para o uso de somente uma coroa na dianteira. Isso nos permitiu trabalhar mais leveza e rigidez em pontos específicos do quadro além de retrabalhar a simetria do conjunto formado por triângulo dianteiro e balança traseira.
- Nova balança traseira: construída a partir de uma única parte de carbono moldada, foram usados menos metal e menos encaixes. Essa medida reduziu o peso da bicicleta em 130 gramas.
- Amortecimento Trunnion Mount: adotamos o novo sistema de shock traseiro Metric Trunnion Mount. O corpo do shock agora se estende entre os dois parafusos em uma nova posição permitindo maior curso para o mesmo tamanho de shock (165mm de olho a olho) assim, o curso efetivo (Stroke) do amortecedor passa de 38mm para 40/45mm, representando um ganho de até 7mm durante o funcionamento.
- Tecnologia de amortecimento: O link do pivô foi alterado para um rocket link, permitindo chegar a características e funcionamento do amortecedor superiores ao design anterior. Após anos de estudo, os engenheiros da Scott substituíram a plataforma antiga, pois concluíram que esse sistema é o caminho certo para oferecer a melhor cinemática aliada ao mais baixo peso e rigidez.
“A nova Spark vem pronta para competir no mais alto nível. Eu não poderia querer no momento uma bike mais perfeita. Ela é inacreditavelmente leve e rígida, me proporcionando a sensação de eficiência de uma hardtail. O comportamento desse novo quadro se encaixa perfeitamente ao meu estilo de pilotagem, pois a nova cinemática proporciona amortecimento mais eficiente e progressivo. A suspensão é mais sensível no início do curso e se torna mais estável do SAG em diante com a progressão do curso final perfeita para o XCO”, analisa o atleta Scott, Nino Schurter.
Leveza nos detalhes: componentes Syncros SL
Reduzir cada vez mais o peso do quadro sem perder rigidez. O segredo de conseguir o melhor resultado dentro desses padrões está nos componentes Syncros SL, presentes, por exemplo, na Scale 700 RC SL. A linha é uma das novidades nas bicicletas 2017 da Scott e foi desenvolvida baseada com objetivo de reduzir o peso, proporcionar maior conforto e aumentar a rigidez estrutural das bikes.
Divisão dos modelos nas linhas
Os modelos Scale serão divididos em RC (carbono HMX); 900, 910, 920, 930 e 935 (carbono HMF); e os 940, 945, 950, 960, 965 e 970 (alumínio). Ao todo são mais de 26 bikes diferentes, tanto 27,5” quanto 29” – além da Contessa.
Já na linha Spark, são 33 modelos diferentes, divididos em:
- RC SL; RC World Cup; RC Ultimate e RC Pro 700/900: carbono HMX, 1 Coroa e Susp. Diant. 100mm
- Ultimate e Premium: 700/900: carbono HMX, 2 Coroas e Susp. Diant. 120mm
- 900/700, 910/710, 920/720, 930/730: carbono HMF, Susp. Diant. 120mm
- 940/740, 945/745, 950/750, 960/760: alumínio, Susp. Diant. 120mm
Segurança e proteção
Outra novidade da linha mountain bike da Scott é o novo capacete Centric Plus. Desenvolvido sob acompanhando de pilotos de expressão mundial, ele traz toda a experiência da marca para oferecer maior aerodinâmica, além de mais ventilação e conforto.
A Scott é considerada uma das principais marcas do ciclismo mundial. Com grande foco em engenharia, tecnologia e inovação, seus produtos são referência quando o assunto é bicicleta. No Brasil, a marca suíça é distribuída há mais de 20 anos pela IGP Sports, sempre trabalhando com marcas premium de prestígio mundial.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +