Mesas, cadeiras, abridores de garrafas, luminárias, espelhos de parede, relógios, suportes e o que mais você puder imaginar ou não. Essa é a proposta que um jornalista do segmento de bikes...
Mesas, cadeiras, abridores de garrafas, luminárias, espelhos de parede, relógios, suportes e o que mais você puder imaginar ou não. Essa é a proposta que um jornalista do segmento de bikes, uma arquiteta e um administrador de empresas. Eles fundaram neste mês, em São Paulo (SP), uma empresa com o objetivo de fabricar móveis, utensílios para o lar e objetos de decoração com peças e componentes inutilizados.
No início não passou de uma brincadeira, o objetivo era ressignificar materiais velhos e inutilizados de bikes e construir objetos que pudessem ser úteis em casa ou mesmo servirem como móveis e artigos de decoração.
Álvaro Perazzoli é jornalista e fotógrafo do segmento de bicicletas; Flávio Giovanni é empresário, músico e fotógrafo; e Mônica Leandro, arquiteta. Além de uma longa amizade ligada pela própria bicicleta, os três têm em comum a arte e a atual crise econômica do país.
Decidiram, em julho de 2015, utilizar as peças velhas e sem uso de suas próprias magrelas como matéria prima. A primeira criação foi um relógio de parede feito com um pé de vela velho. A idéia não parou por aí, aros inutilizados começaram a se tornar mesas de sala, pedaços de quadros viraram luminárias e correntes desgastadas se transformaram em detalhes refinados e criativos.
“Foi em uma visita casual que fiz na casa do Flávio, lugar que sempre rende boas idéias quando tomamos algumas cervejas. Pensamos no que poderíamos fazer nesse segmento. Chegamos à conclusão que a nossa solução estava no maior problema ambiental do planeta, o lixo”, fala Álvaro Perazzoli, que atua na comunicação do Bike Ateliê.
Flávio, que atua diretamente na produção, diz que esse projeto é a síntese de um sonho antigo de trabalhar com algo que contribua com um mundo melhor e use o conceito das bikes. “É uma forma simples e conceitual que encontramos de fazer algo bom para a humanidade. Transformamos o lixo em objetos reutilizáveis”.
Mônica, que atua na elaboração dos projetos e criação complementa que essa ideia é a transformação em algo que já teve um passado e foi descartado em algo novo, criativo e funcional, pronto para uma nova história.
Nascia o Bike Ateliê, uma empresa fruto da paixão e amizade de três profissionais brasileiros que resolveram dar um outro sentido na bicicleta.
“Nós passamos a ver o mundo de uma forma diferente. Olhamos os móveis e objetos de nossas casas e pensamos com quais peças e componentes podemos recriá-los. Desconstruímos a ideia da bicicleta para dar um outro sentido ao lixo”. conta Álvaro Perazzoli.
O conceito por trás do projeto vai muito além da simples visão mercadológica do atual cenário econômico global. Segundo Mônica, reciclar tem “ciclar” no nome e a reciclagem é uma nova ideia sobre algo que muitas vezes é visto como obsoleto, inútil ou sem mais valor.
“A bicicleta por si só é uma das principais soluções ambientais do mundo. Mas há um momento que ela também vai ao descarte. Nós resolvemos esse problema e proporcionamos que ela continue ‘ciclando’, declara Álvaro.
O Bike Ateliê revelará todas as suas criações para o público e a imprensa no evento Bicicultura 2016, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio, em São Paulo (SP). O estande estará ao Lado do Teatro Municipal na Bicifeira.
Para saber mais acesse: www.facebook.com/bikeatelie
O Bike Ateliê é a união de três profissionais paulistanos que idealizaram uma empresa para comercializar suas criações artesanais com peças de bicicletas recicladas. O projeto foi idealizado em agosto de 2015 e lançado em maio de 2016. O Bike Ateliê comercializa seus produtos para consumidores e empresas de todo o país.
Fotos: Agência Laborazoli / Divulgação
Por: Mobikers.com.br
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +