Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

CIMTB Levorin: Seguro é indispensável para preservar os ciclistas

  • 11/08/2014

Amparado pelo seguro, ciclista Carlos Henrique Rodrigues recupera-se da operação no joelho e planeja volta às pistas após acidente em São João del-Rei (MG)


Em maio deste ano, durante a etapa de São João del-Rei da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, o ciclista Carlos Henrique Rodrigues, de 45 anos, alinhou com os demais concorrentes da categoria Sub-50, na segunda largada do dia. Não imaginava que, poucos segundos após, a queda de outro atleta o impediria de continuar na disputa no Campus Tancredo Neves da UFSJ (Universidade Federal de São João).

"Logo após a largada, outro competidor caiu na minha frente e não consegui desviar dele, o que também ocasionou minha queda e uma fratura no joelho direito", lembrou Carlos Henrique. "Os socorristas foram de extrema importância no momento da lesão. Fui transportado pela ambulância da prefeitura de São João del-Rei para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Porém, optei por me consultar em Divinópolis, mais próximo de onde moro para facilitar minha logística", completou o ciclista de Carmo do Cajuru (MG).

Constatada a necessidade de ser operado, Carlos Henrique fez a cirurgia no joelho e acionou o seguro da CIMTB Levorin. "Fui informado pela organização do evento de que poderia acionar o seguro da competição, junto à corretora Neptunia, para reembolso das despesas médico-hospitalares", relatou. "Me explicaram que após a operação, precisaria apenas apresentar recibo, laudo e relatório médico do acidente e as notas fiscais", concluiu.

"O seguro oferecido pela organização mostra o quanto a Copa Internacional Levorin de MTB preocupa-se com a segurança dos atletas. Minha cirurgia foi um sucesso. Minha expectativa de voltar a pedalar é de aproximadamente três meses. Recentemente entrei na fase de fisioterapia e espero me recuperar logo", contou Carlos Henrique.

Rogério Bernardes, organizador do evento, enalteceu a qualidade dos serviços de prevenção e seguridade prestados em cada prova da Copa Internacional Levorin de MTB. "Para nós da CIMTB Levorin é prioridade termos uma equipe de resgate preparada e o seguro para os competidores, em parceria com a Neptunia. É a primeira vez que acionamos o seguro e espero que seja a última", ressaltou.

Dicas de atendimento dos atletas em provas - Responsável pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, a NEREA, atuante desde 2003, trabalha na CIMTB Levorin com quatro duplas de socorristas posicionadas nos pontos mais críticos do circuito, possibilitando um atendimento rápido e eficaz. A equipe de resgate possui ainda, uma UTI móvel, uma ambulância, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, posto médico e um médico. O sistema publico de saúde (Hospitais, UPA, Policlínicas, Bombeiro, SAMU) são acionados por rádios e celulares em caso de acidente.

A equipe de socorro, assim como os veículos envolvidos, estão equipadas com Rádio Comunicador - HT, o que oferece a a agilidade necessária na localização do atleta, atendimento e remoção, se for o caso, até o posto médico. Algumas dicas da NEREA para atletas, familiares e público em caso de acidentes durante provas:

- Tenha calma, o resgate vai chegar até você. Sabemos que o tempo "passa" diferente para as vítimas e parentes. No momento em que somos acionados empenhamos a equipe que estiver livre e mais próxima;

- A gravidade do acidente influencia na prioridade do atendimento;

- Ao relatar o que está acontecendo, tente passar o maior número de informações que facilitem na localização e no tipo de atendimento;

- Boa alimentação é um dos fatores mais importantes para evitar acidentes. Corpo e mente devem estar 100%;

- Faça o reconhecimento da pista antes da prova;

- Se estiver passando mal, pare e comunique a um socorrista, fiscal ou até mesmo a outro atleta, para que essa informação chegue para a equipe de resgate.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Fonte: http://cimtb.com.br/

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar