Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Bicicleta é para pobre trabalhar

  • 07/04/2016

Pesquisa derruba a idéia de que quem usa a magrela é a classe média para passear: maioria usa como condução


Por: O mundo em movimento

 

Uma pesquisa feita pela ONG Transporte Ativo, em parceria com outras entidades e divulgada pelo Nexo Jornal, traz um retrato sobre o usuário de bicicleta no Brasil e derruba a idéia difundida por muita gente de que quem usa a bicicleta é a classe média e para passear.

O levantamento mostra que, ao contrário, o maior usuário desse tipo de transporte é o pobre (a maioria dos ciclistas tem renda de até três salários mínimos) e o uso é como meio de transporte diário, para ir ao trabalho.

Em algumas cidades, como Aracaju e Recife, mais de 70% dos ciclistas têm rendimento mensal de até dois salários mínimos. E na média nacional, o ciclista brasileiro faz trajetos que duram de 10 a 30 minutos e nesse tempo andam entre três e oito quilômetros.

Outra constatação é de que mais da metade dos ciclistas usa a bicicleta entre cinco e sete dias por semana, quer dizer, um uso constante, regular.

O levantamento foi feito com cinco mil ciclistas em dez cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo.

Falta ainda uma pesquisa mais abrangente, que inclua cidades pequenas, onde a bicicleta tem uma presença ainda mais importante na mobilidade. Algumas cidades têm uma dependência quase total da bicicleta.

Brasília é a cidade pesquisada que mais faz uso combinado bicicleta/outros meios de transporte, o que incentiva ainda mais o uso da bici.

O Rio de Janeiro é a prova de que infra estrutura incentiva o uso da bicicleta. Com 400 km de ciclovia, os ciclistas cariocas são os que usam a bici com mais freqüência: 81% usam a magrela pelo menos cinco dias por semana em trajetos de até 30 minutos.

São Paulo tem um número menor de usuários, mas eles trafegam longas distâncias: 1/3 dos ciclistas pedalam de 30 minutos a uma hora por dia.

A pesquisa revelou também que está crescendo muito o número de usuários de bicicleta em todo o Brasil, mais acentuadamente nos grandes centros urbanos.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar