Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Mountain Bike pode garantir mais uma vaga para o Brasil na Rio 2016

  • 26/03/2016

UCI divulga ranking olímpico e o Brasil ocupa o 12º lugar entre as nações no masculino, o que garantiria mais uma vaga. Avancini já está dentro e a briga fica entre Rubinho e Pscheidt. No feminino, a disputa continua entre Raiza Goulão e Isabella Lacerda


Por: ZDL Comunicação

A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou nesta terça-feira (22) a primeira atualização de 2016 do seu ranking no mountain bike. E a notícia é muito boa para os homens na corrida por uma vaga na Rio 2016. Com a 12ª colocação entre as nações o Brasil teria, neste momento, dois representantes na competição internacional. Além do petropolitano Henrique Avancini, classificado para os Jogos Olímpicos pela vantagem na pontuação, dois atletas brigam pela segunda vaga: o mineiro Rubinho Valeriano e o catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano).

Entre os homens, os cinco primeiros países no ranking das nações terão direito a três vagas. Do sexto ao 13º serão duas, enquanto do 14º ao 23º, uma vaga estará garantida. Com os 3.049 pontos no ranking olímpico, de maio de 2014 até o momento, o Brasil garante momentaneamente a 12ª colocação, com uma folga de 90 pontos para a Eslováquia, 14ª colocada. Avancini é o maior responsável por essa pontuação, com 1.631 no período, mais de 50% dos pontos do Brasil. Rubinho é o segundo, com 732, e Pscheidt logo atrás com 686.

Representante do Brasil em Pequim 2008 e Londres 2012, Rubinho Valeriano comemorou: "Quando soube da notícia fiquei muito contente. É um grande feito colocar o Brasil em 12º lugar. Agora é fazer o máximo para manter essa posição, até o fim de maio, entre as 13 melhores nações para garantir a segunda vaga", assegurou Rubinho. "Nós três estamos batalhando, competindo dentro e fora do Brasil. Nas últimas semanas eu e o Pscheidt estivemos no Chile, enquanto o Henrique competiu a Cape Epic na África do Sul, por exemplo. Na próxima semana teremos o Pan-Americano, na Argentina, onde podemos ir bem e pontuar significativamente. Isso me motiva a seguir treinando forte para nos manter nessa posição, de ter dois representantes no MTB", completou.

Para o atleta do Shimano Sports Team, Ricardo Pscheidt, o sonho de disputar sua primeira olimpíada volta a florescer. "Tive duas surpresas nesta terça. A primeira de ter ultrapassado o Rubinho no ranking mundial. Sou o atual número 2 do Brasil no mundo, com 458 pontos. E a principal foi subirmos de 15º para 12º, o que nos daria direito a duas vagas. Faltam dois meses para o fechamento do ciclo olímpico. Vamos continuar lutando para manter o País entre os 13 melhores. Duas excelentes notícias e nesse momento sinto muita esperança de disputar essa segunda vaga", avaliou Pscheidt.

"Confirmando a vaga, a briga fica entre eu e o Rubinho Valeriano, melhores pontuadores após o Henrique Avancini. No início do ano achei que seria difícil ultrapassar o Rubinho no ranking olímpico, porque eu tinha 126 pontos de diferença para ele. Agora, entretanto, a distância caiu para 46. Ainda é difícil, mas vou acreditar até o último dia e lutar pela vaga. O Rubinho é um atleta muito forte, não à toa nos representou nos dois últimos Jogos Olímpicos. Mas essa atualização da UCI me deixa muito motivado e esperançoso", acrescentou o ciclista.

 

Vaga no feminino - Entre as mulheres, o Brasil também está em 12º lugar no ranking das nações, com 3.993 pontos, porém, a quantidade de vagas será menor para a disputa da Rio 2016. As oito melhores nações garantem duas vagas e, da nona à 17ª, todos países têm direito a uma vaga. Assim, a briga pela vaga segue intensa entre Raiza Goulão (Specialized Racing BR) e Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB), ambas integrantes do Shimano Sports Team. Após iniciarem 2016 com uma diferença de 225 pontos a favor de Raiza, a distância aumentou para 267 pontos para a goiana. Assim, a mineira Isabella terá até 24 de maio para reverter a situação a fim de representar o País na Rio 2016.

 

Disputa pelas vagas na Rio 2016 - Em fevereiro a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) divulgou em seu site o critério de classificação para a Olimpíada do Rio de Janeiro na modalidade MTB. O Brasil terá, no mínimo, uma vaga no masculino e uma no feminino, como país-sede do evento e os convocados, de acordo com comunicado oficial da entidade, serão aqueles que mais pontuarem entre entre 25 de maio de 2014 a 24 de maio de 2016. Enquanto entre os homens o 12º lugar garantiria a segunda vaga, para as mulheres a situação é mais difícil, já que a oitava colocada no ranking das nações, a Rússia, tem 4.439, ou seja, 446 à frente do Brasil.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar