Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Pneu de bicicleta com grafeno se adapta sozinho a condições adversas

  • 15/03/2016

Você já deve ter ouvido falar em grafeno, considerado o material do futuro pela sua versatilidade. Mais uma prova do que o material é capaz veio agora: pneus de bicicleta que se adaptam a qualquer condição de pista.


Você já deve ter ouvido falar em grafeno, considerado o material do futuro pela sua versatilidade. Mais uma prova do que o material é capaz veio agora: pneus de bicicleta que se adaptam a qualquer condição de pista.

Andar de bicicleta normalmente fica mais fácil com os pneus certos. Uma opção mais leve é indicada para terrenos mais tranquilos, mas às vezes é necessário algo mais robusto para viagens que precisem de maior tração. O novo pneu da Vittoria une as duas coisas, graças ao grafeno.

A empresa diz que o seu pneu se adapta às condições do terreno aproveitando a versatilidade do grafeno. Quando a necessidade é de pneus mais leves e responsivos para uma volta mais tranquila, o pneu é capaz de atender a esta necessidade. Se for para andar no meio de raízes e pedras, o pneu se torna mais aderente, sempre se mantendo resistente o bastante para aguentar as superfícies mais difíceis.

Não apenas o terreno é um fator para adaptação do pneu, mas também ele também se ajusta conforme o trajeto. Nas retas, os pneus se mantêm firmes para permitir que o ciclista consiga uma velocidade melhor; nas curvas, ele fica mais macio para ganhar maior aderência e evitar derrapagens.

O grafeno é uma camada de átomos de carbono unidos em uma malha de hexágonos que lembram uma colmeia de abelhas. Além de ser super-resistente, ele também é flexível, um bom dissipador de calor e bom condutor de eletricidade. Não bastasse isso, ele é aplicável em objetos do cotidiano, como um pneu de bicicleta.

Segundo a Vittoria, o projeto dos pneus de grafeno “tudo-em-um” é fruto de pesquisa de cinco anos, com investimento de 45 milhões de euros, o que resultou também em pneus 15% mais leves que os convencionais, com 50% mais rigidez lateral, 10% mais dissipação de calor e 18% de força de impacto.

Por: Olhar Digital

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar