Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Pneu de bicicleta com grafeno se adapta sozinho a condições adversas

  • 15/03/2016

Você já deve ter ouvido falar em grafeno, considerado o material do futuro pela sua versatilidade. Mais uma prova do que o material é capaz veio agora: pneus de bicicleta que se adaptam a qualquer condição de pista.


Você já deve ter ouvido falar em grafeno, considerado o material do futuro pela sua versatilidade. Mais uma prova do que o material é capaz veio agora: pneus de bicicleta que se adaptam a qualquer condição de pista.

Andar de bicicleta normalmente fica mais fácil com os pneus certos. Uma opção mais leve é indicada para terrenos mais tranquilos, mas às vezes é necessário algo mais robusto para viagens que precisem de maior tração. O novo pneu da Vittoria une as duas coisas, graças ao grafeno.

A empresa diz que o seu pneu se adapta às condições do terreno aproveitando a versatilidade do grafeno. Quando a necessidade é de pneus mais leves e responsivos para uma volta mais tranquila, o pneu é capaz de atender a esta necessidade. Se for para andar no meio de raízes e pedras, o pneu se torna mais aderente, sempre se mantendo resistente o bastante para aguentar as superfícies mais difíceis.

Não apenas o terreno é um fator para adaptação do pneu, mas também ele também se ajusta conforme o trajeto. Nas retas, os pneus se mantêm firmes para permitir que o ciclista consiga uma velocidade melhor; nas curvas, ele fica mais macio para ganhar maior aderência e evitar derrapagens.

O grafeno é uma camada de átomos de carbono unidos em uma malha de hexágonos que lembram uma colmeia de abelhas. Além de ser super-resistente, ele também é flexível, um bom dissipador de calor e bom condutor de eletricidade. Não bastasse isso, ele é aplicável em objetos do cotidiano, como um pneu de bicicleta.

Segundo a Vittoria, o projeto dos pneus de grafeno “tudo-em-um” é fruto de pesquisa de cinco anos, com investimento de 45 milhões de euros, o que resultou também em pneus 15% mais leves que os convencionais, com 50% mais rigidez lateral, 10% mais dissipação de calor e 18% de força de impacto.

Por: Olhar Digital

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | CANASTRA BIKE TOUR 360

CANASTRA BIKE TOUR 360

EXPEDIÇÃO CANASTRA 360

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar