Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Motoristas de ônibus viram ciclistas por um dia em Florianópolis

  • 25/02/2016

Projeto envolve aulas práticas e teóricas que propõem 'inversão de papéis'.<br /> 'Parece que bate um furacão', diz motorista ao pedalar em meio a ônibus.


Por: G1.globo.com

 

Um treinamento oferecido por uma empresa de transporte coletivo de Florianópolis transformou motoristas de ônibus em ciclistas por um dia. O projeto tem como objetivo inverter papéis e promover respeito entre condutores no trânsito da capital catarinense, como mostrou o Jornal do Almoço desta terça (23).

Tudo começa na sala de aula, onde os motoristas estudam infrações, regras e relembram normas do código trânsito brasileiro. As aulas são coordenadas por um instrutor de trânsito e destacam infrações cometidas pelos condutores, muitas vezes gravadas pelos próprios ciclistas. Uma cartilha de boa convivência entre motoristas e ciclistas também ajuda a destacar os direitos e deveres de cada um.

"A gente toma o cuidado de não colocar o ciclista como vítima. Ambos têm suas responsabilidades, ambos precisam conhecer o código de trânsito brasileiro. Parte do sucesso deste projeto é justamente a inversão de papéis", explica o triatleta Fernando Palhares.

Prática
Nas aulas práticas, os alunos são convidados a sentir na pele - literalmente - as dificuldades enfrentadas por ciclistas. É o caso do "deslocamento de ar", que é causado por veículos de grande porte e pode derrubar um ciclista. Por isso, é obrigatório respeitar a distância mínima entre o veículo e o ciclista, que é de 1,5 metros.

Neste ponto, os motoristas são levados ao pátio da empresa, onde finalmente sentem a sensação de andar de bicicleta em meio aos ônibus. "Parece que a gente vai cair, parece que está batendo um furacão", conta o motorista Joel Lino da Silva ao descrever a sensação de conduzir uma bicicleta ao lado de um veículo de grande porte.

Os ciclistas reconhecem o projeto, mas encaram como uma das muitas medidas necessárias para mudar a situação atual do trânsito. "É uma medida interessante, mas não é o que vai fazer com que acabem os acidentes na SC-401", pondera o ciclista Roberto Papaleo.

Assista o vídeo da matéria aqui.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | CANASTRA BIKE TOUR 360

CANASTRA BIKE TOUR 360

EXPEDIÇÃO CANASTRA 360

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar