Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Motoristas de ônibus viram ciclistas por um dia em Florianópolis

  • 25/02/2016

Projeto envolve aulas práticas e teóricas que propõem 'inversão de papéis'.<br /> 'Parece que bate um furacão', diz motorista ao pedalar em meio a ônibus.


Por: G1.globo.com

 

Um treinamento oferecido por uma empresa de transporte coletivo de Florianópolis transformou motoristas de ônibus em ciclistas por um dia. O projeto tem como objetivo inverter papéis e promover respeito entre condutores no trânsito da capital catarinense, como mostrou o Jornal do Almoço desta terça (23).

Tudo começa na sala de aula, onde os motoristas estudam infrações, regras e relembram normas do código trânsito brasileiro. As aulas são coordenadas por um instrutor de trânsito e destacam infrações cometidas pelos condutores, muitas vezes gravadas pelos próprios ciclistas. Uma cartilha de boa convivência entre motoristas e ciclistas também ajuda a destacar os direitos e deveres de cada um.

"A gente toma o cuidado de não colocar o ciclista como vítima. Ambos têm suas responsabilidades, ambos precisam conhecer o código de trânsito brasileiro. Parte do sucesso deste projeto é justamente a inversão de papéis", explica o triatleta Fernando Palhares.

Prática
Nas aulas práticas, os alunos são convidados a sentir na pele - literalmente - as dificuldades enfrentadas por ciclistas. É o caso do "deslocamento de ar", que é causado por veículos de grande porte e pode derrubar um ciclista. Por isso, é obrigatório respeitar a distância mínima entre o veículo e o ciclista, que é de 1,5 metros.

Neste ponto, os motoristas são levados ao pátio da empresa, onde finalmente sentem a sensação de andar de bicicleta em meio aos ônibus. "Parece que a gente vai cair, parece que está batendo um furacão", conta o motorista Joel Lino da Silva ao descrever a sensação de conduzir uma bicicleta ao lado de um veículo de grande porte.

Os ciclistas reconhecem o projeto, mas encaram como uma das muitas medidas necessárias para mudar a situação atual do trânsito. "É uma medida interessante, mas não é o que vai fazer com que acabem os acidentes na SC-401", pondera o ciclista Roberto Papaleo.

Assista o vídeo da matéria aqui.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar