Ação teria acontecido na noite de segunda-feira (25).<br /> PM teria dito que não seria possível enviar carro para verificar denúncia
Fonte: G1.com
Pedestres e ciclistas foram assaltados por volta das 22h30 desta segunda-feira (25) enquanto passavam pela Ciclovia Tim Maia da Avenida Niemeyer, Zona Sul do Rio. Conforme mostrou o Bom dia Rio desta terça-feira (26), um telespectador viu a ação dos criminosos.
Os assaltantes abordaram as vítimas na altura de um motel que fica na via. O homem que viu a ação ligou para a Polícia Militar, através do número 190, mas foi surpreendido com a resposta. A PM teria informado que não seria possível enviar uma patrulha porque o motel não poderia ser usado como referência para a chamada.
De acordo com a pessoa que flagrou a ação, enquanto a ligação era feita, os criminosos passavam os pertences roubados por cima da mureta de proteção.
A ser procurada pelo G1, a Polícia Militar informou que o comando do 23º BPM (Leblon), que faz o patrulhamento na região, não foi acionado para o caso. Além disso, eles informaram que rondas de viaturas e motos são feitas durante 24 horas na avenida e duplas de policiais em bicicletas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) fazem o policiamento na ciclovia.
A Secretaria de Segurança do Rio afirmou nesta terça-feira (26) que a ligação para a Central 190 aconteceu de 22h36 a 22h38 e foi desligada pelo usuário, enquanto o atendente ainda tentava identificar o estabelecimento informado como referência. Além disso, o funcionário foi identificado e passará por uma reciclagem.
No entanto, a pessoa que entrou em contato com a Polícia Militar nega. "Eu liguei e disse que o assalto estava ocorrendo na altura do motel Vips. Ela disse que precisa do número do local. Eu não tinha o número, mas sei que qualquer viatura saberia onde é o Vips, um motel que todo mundo conhece. Ela agradeceu a ligação e a confiança na PM, e eu disse que assim ficava até difícil confiar", contou ele ao G1.
Problemas estruturais
Além dos casos de violência, a Ciclovia Tim Maia também já apresenta problemas estruturais. Uma foto divulgada na internet neste sábado (23) mostra que o guarda-corpo da via está quebrado. Uma das barras de proteção teria perdido o parafuso e a proteção ficou comprometida.
O G1 questionou a Secretaria Municipal de Obras sobre o caso e foi informado às 14h29 que o dano no guarda-corpo da ciclovia da Avenida Niemeyer foi causado por uma batida de um ônibus na estrutura. A secretaria informou ainda que o reparo já foi realizado e que o órgão realiza vistorias rotineiras na área.
Inaugurada recentemente
Os assaltos aconteceram menos de 10 dias após a inauguração da pista, no dia 17 de janeiro. A via liga os bairros do Leblon e São Conrado, na Zona Sul do Rio. Antes mesmo mesmo de ser entregue ao público, a ciclovia da Niemeyer já estava sendo usada por cariocas e turistas.
Com 3,9 quilômetros de extensão, a ciclovia da Niemeyer começou a ser construída em junho de 2014. Com custo estimado em R$ 44,7 milhões, a obra chegou a receber críticas de arquitetos por encobrir a vista do mar para os motoristas que trafegam pela avenida. Além disso, em vários trechos ela não tem calçada.
Conforme estimativas da Prefeitura do Rio, a via deve atender até 70 mil pessoas por dia e promete ser a sensação deste verão.
Complexo Tim Maia
A Ciclovia da Niemeyer é a primeira parte do Complexo Cicloviário Tim Maia. O trajeto total, do Leblon à Barra, terá 7 km de extensão, mas ainda não tem data exata para ser inaugurado. Quando concluído, ele vai garantir ciclovia do Leme ao Pontal - daí a origem do nome do projeto, em referência a um dos maiores hits de Tim Maia.
No início do ano, como mostrou o Bom Dia Rio, cariocas e turistas já dividiam o espaço com os operários. Em nota na ocasião, a prefeitura do Rio informou que o uso da pista durante as obras não era proibido, mas sim indevido.
Compartilhe
Curta nossa Fan Page
A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +
Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +
Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +
Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +