Certificado Cadastur - Ministério do Turismo do Brasil - 26.064298.80.0001-2

Cicloturismo é aposta do Circuito das Frutas para atrair visitantes em 2016

  • 22/01/2016

Rota deve integrar dez cidades da região que se destacam na fruticultura. Cicloturistas terão "passaporte" carimbado ao completar cada trecho.


Por: G1.com

Referência em turismo rural no âmbito nacional, o Circuito das Frutas ja desenvolve umprojeto que promete alavancar ainda mais o turismo nas cidades participantes: o Guia de Cicloturismo. Trata-se de uma rota para ciclistas que vai integrar as atrações rurais das dez cidades participantes: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Será a primeira rota cicloturística do Estado de São Paulo.

Como diz o slogan: “o turista comum procura um destino, o cicloturista procura um trajeto”. Segundo o presidente do Circuito das Frutas e prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, esse é o principal foco, unir as atrações locais com as paisagens únicas que a região proporciona. “Hoje em dia muitas pessoas já fazem esse passeio com bicicletas, a idéia é tornar isso oficial e dar aos participantes toda a segurança e estrutura para uma experiência única”.

Com o intuito de valorizar e agregar valor ao turismo rural da região, o projeto inicial estipula a divisão do trajeto em cinco trechos de aproximadamente 32 quilômetros. Jaime ressalta que cada uma dez dez cidades terá uma sinalização adequada e um local destinado a receber o cicloturista. “São pontos de apoio que vão guiar para as atrações locais do município em questão”..

 

Passaportes

Segundo o secretário de desenvolvimento econômico de Louveira, Jailson Marinho, o turista participante receberá um passaporte, que será carimbado quando o ciclista chegar na CIT (Centro de Apoio ao Turista) de cada cidade. “A ideia é de ir completando o passaporte aos poucos conforme os visitantes  atravessarem os municípios. Quando o ciclista completar as dez, vai ganhar um certificado”.

Jaime Cruz explica que o projeto está em fase de estudo, mas que a intensão do Circuito das Frutas é de colocá-lo em prática o quanto antes. “No momento estamos contratando a empresa responsável por estudar e desenvolver as rotas dentro de cada cidade, a meta é colocá-lo em prática já no segundo semestre”.

 

O Circuito das Frutas

Criado em 2002, o Polo Turístico do Circuito das frutas é um consórcio intermunicipal de dez cidades do sudeste do Estado de São Paulo, que se uniram em prol de melhorias nas áreas de fruticultura e do turismo rural. Atual presidente, Jaime Cruz explica que o intuito é de desenvolver projetos que englobem tanto o potencial econômico dos municípios participantes como colaborar com a preveservação da cultura regional. “Essas cidades já possuem um potencial econômico gigante, mas as frutas agregam valor”.

“A proximidade geográfica, a produção de frutas e objetivo de valorizar a cultura através da agricultura uniu os interesses dos munícipios em um bloco que discute projetos e planeja ações para divulgar o nosso trabalho”, explica Franklin Duarte, diretor de turismo de Valinhos.

Jailson Marinho ressalta que essa integração das cidades viabiliza tanto uma maior divulgação do Circuito em âmbito nacional como melhora internamente o relacionamento entre as cidades. “A troca de experiências ajuda demais a desenvolver a região, você consegue enxergar coisas boas que deram certo nos demais municípios e implantar no seu”.

Além da visibilidade que a união proporciona, a projeção a nível estadual e nacional ajuda a trazer mais recursos à região. “Nós somos mais ouvidos, afinal, se trata da força de dez cidades”, explica o prefeito de Vinhedo. “Além do turismo rural, o Circuito das Frutas possui uma grande importância na economia estadual, o que ajuda os prefeitos a pleitear junto as secretarias de estado melhorias que seriam difíceis de conseguir individualmente”, completa Jailson.

 

Continuidade

Essa integração cria laços independentemente dos partidos políticos que administram as cidades. Várias administrações passaram pelos dez municípios durante os 14 anos de atividade do Circuito, mesmo assim o foco segue no desenvolvimento de projetos para a população, não obras de um determinado governante. ”Os prefeitos entendem que são ideias a nível estadual que fortalecem a região como um todo”, conclui o presidente.

Compartilhe

Curta nossa Fan Page

Imagens

Veja também

Bikers Rio Pardo | Notícia | Fabricação e montagem de bicicletas no Brasil supera R$ 2,2 bilhões de receita

Fabricação e montagem de bicicletas no B...

A Aliança Bike compilou o novo Boletim Técnico da indústria de bicicleta e componentes no... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do Vale para valorizar a produção artesanal de cervejas da região

Vale Europeu lança Rota Cervejeiros do V...

Há quem diga que ciclista faz pedal longo só para tomar cerveja no final. E faz todo senti... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Como Araxá está se preparando para receber uma etapa da Copa do Mundo de MTB da UCI

Como Araxá está se preparando para receb...

Conversamos com a organização do evento e contamos tudo o que está sendo feito na cidade p... veja +

Bikers Rio Pardo | Notícia | Mairiporã se prepara para receber 60 mil pessoas na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024

Mairiporã se prepara para receber 60 mil...

Com consultoria do bicampeão Henrique Avancini, a organização já está finalizando as obras... veja +

ACESSE O SITE

Ainda não possui conta? Clique aqui para se cadastrar!

Esconder

Recuperar senha?

Perdeu a senha? Informe o seu e-mail. Você receberá um link para recuperar a senha.

Mensagem de erro!



Voltar para login

Fechar